Longa Duração: Fiat Strada começa a sofrer com desgaste da embreagem
Prestes a completar 80.000 km, Fiat Strada mostra sinais do fim do disco de embreagem. Mas outras características começam a chamar a atenção de todos
Rodar com a Fiat Strada vem sendo como voltar aos tempos de autoescola. A trepidação nas arrancadas e o tranco em algumas trocas de marcha, porém, não vêm da imperícia típica dos iniciantes. É só a embreagem no final de sua vida útil.
“Quem vê de longe deve pensar que não sei dirigir”, brincou a repórter Isadora Carvalho, após reclamar de como está cansativo guiar a picape. O acoplamento da embreagem já está acontecendo bem próximo do final do curso do pedal, dificultando e exigindo mais controle do pedal com a perna elevada. É uma adaptação que nenhum motorista gosta de fazer e fica ainda mais difícil com o carro carregado e em ladeiras. Por isso, já decidimos que trocaremos a embreagem na revisão dos 80.000 km.
Por sinal, descobrir a durabilidade da embreagem é uma das vantagens de rodar até 100.000 km. O último carro que precisou dessa troca foi o Renault Kwid, em maio de 2019, que estava com 50.000 km rodados.
O kit de embreagem não é barato: cotamos valores entre R$ 1.300 e R$ 1.500 nas concessionárias, que superaria os R$ 2.000 com a mão de obra do serviço. Mas nenhuma concessionária condenou o conjunto presente no carro ainda.
Quem também exige um certo costume é a central multimídia Uconnect, com tela de sete polegadas. Sua conexão com Android Auto e Apple CarPlay, seja com ou sem fio, é inconstante: a integração com o smartphone falha em intervalos que variam entre 40 minutos e 1h30. Se a conexão não for restabelecida, o jeito é reiniciar a central, apertando o botão Power até que a tela inicial volte a aparecer. Além disso, o GPS da central se perde em viagens quando há cidades muito próximas, recalculando a rota constantemente, seja com Waze ou Google Maps, Android ou iPhone.
O computador de bordo da Strada, por sua vez, tem uma particularidade: não consegue lidar com o baixo consumo e um tanque tão grande, de 55 litros. Não é difícil conseguir médias de 15 km/l em rodovia, o que renderia uma autonomia de 825 km por tanque. Mas o computador de bordo nunca projeta mais de 730 km – o que já superamos algumas vezes.
Nova Fiat Strada – 75.715 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 5.752 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.075 |
Consumo: | No mês: 13,7 km/l com 48% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,6 km/l com 36,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |