Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nosso Citroën C3 continua com motor ligado mesmo sem chave na ignição

Descobrimos aquilo que seria uma estratégia de segurança do Citroën C3: pode-se retirar a chave da ignição que o motor só desliga com o carro parado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 ago 2024, 11h00
Chave na ignição C3
CItroën diz que o carro se mantém ligado como uma forma de proteção (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Pode girar a ignição e até retirar a chave com o carro andando: o C3 não vai desligar o motor até que o veículo pare. Quem descobriu isso foi o mecânico William Artigiani, da Car13, oficina que faz o acompanhamento de nossos carros.

“Precisava sair rápido do carro quando parasse na porta da oficina, então pus em ponto morto e girei a chave enquanto o carro ainda estava parando. Eu estava com a chave na mão e o carro já estava parado quando o motor desligou – o que só aconteceu quando o velocímetro mostrava 0 km/h”, conta. Há um pequeno atraso na resposta do velocímetro digital.

C3
Citroën C3 tem chave à moda antiga, que deve mudar na linha 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Reproduzimos o teste em carros com chave convencional de Ford, Hyundai, Volkswagen e Fiat, e todos desligam mesmo com o carro andando – em um local isolado, sem movimento, ok? Carros com chave presencial também podem desligar, mas o procedimento de emergência é segurar o botão de partida por alguns segundos.

Procuramos a Stellantis e, de acordo com a fabricante, é uma estratégia comum aos carros de Peugeot e Citroën das novas gerações, que compartilham a plataforma CMP, para evitar que o motor desligue caso alguém esbarre na chave ou mesmo tente desligar o carro de propósito enquanto está andando. Faz um pouco de sentido, porque o motor desligado compromete, por exemplo, o vácuo que assiste o sistema de freio hidráulico.

Continua após a publicidade

Após uma semana com o C3, William fez outros apontamentos. “Gostei de como consegue ser ágil, estável e econômico no uso urbano, e também como parece robusto por dentro. Mas não gostei que os coxins isolam pouco as vibrações do motor 1.0, e escuta-se muito o barulho da embreagem nas saídas, principalmente do lado de fora.”

Longa C3
Nosso Citroën C3 está chegando à metade do teste de Longa Duração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Citroën C3 – 43.912 km

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 7.518
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.261
Consumo: No mês: 15,1 km/l com 31,7% de rodagem na cidade
Desde abril/23:  13,6 km/l com 31,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.