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Nosso Citroën C3 passa dos 60.000 km mais econômico e bem mais barulhento

Após 64.000 km, nosso Citroën C3 está mais rápido e muito mais econômico do que no primeiro teste, mas o motor faz questão de ser ouvido por todos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 mar 2025, 08h16 - Publicado em 22 mar 2025, 07h00
Longa C3
Medição de ruído com o carro parado é feita em ponto morto e na rotação máxima (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O Citroën C3 ultrapassou a marca dos 60.000 km percorridos. É chegada a hora de saber como o desempenho e o consumo do motor 1.0 6V Firefly está evoluindo e, também, entender o desgaste de outros componentes.

Indo direto ao ponto, o motor está com mais fôlego agora, aproveitando melhor seus 75 cv e 10 kgfm. O tempo de 0 a 100 km/h baixou 0,4 s e agora é 16,8 s. As retomadas também foram mais rápidas, como você pode ver na tabela abaixo. Mesmo com o desgaste esperado, os freios estão atuando melhor: de 100 a 0 km/h, o carro percorre 40,75 m, uma redução de 2 m na distância de frenagem, nessa prova.

O consumo está mais comedido: passou de 14,1 para 15,3 km/l em regime urbano e de 16,6 para excelentes 17,9 km/l na estrada, com gasolina. Só ratifica nossos registros mensais de consumo: o C3 é o carro mais econômico no teste de Longa Duração em anos – desde os tempos do Toyota Prius, que era híbrido.

Longa C3
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para a surpresa de ninguém, onde o C3 está pior é no que diz respeito ao ruído do motor. O decibel é uma escala em projeção geométrica, então os 4,3 dB a mais em ponto morto é bastante significativo. Em rotação máxima parado, o aumento foi de 5,1 dB. Nas medições em movimento, onde vento e pneus interferem, o aumento foi de 2 dB. Isso certamente tem relação com o barulho e a vibração do três-cilindros, que seguem sem solução em nosso carro porque, dizem as oficinas, é “normal em algumas unidades” do C3.

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Isso é o que mais tem prejudicado a popularidade do carro entre os motoristas da equipe, além do desconforto nos bancos.

Nosso C3 apresentou mais um defeito neste início de ano: a ventilação do sistema de ar-condicionado só está funcionando nas velocidades 1 e 4. Aconteceu de um dia para outro, em pleno verão. Isso pode indicar a queima da resistência do ventilador, responsável por controlar a velocidade, mas deixaremos o diagnóstico definitivo para uma concessionária.

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Testes do Citroën C3 no Longa Duração

C3
1.505 km
c3
64.024 km
0 a 100 km/h (s) 17,2 16,8
0 a 1.000 m (s) 38,3 38,1
40 a 80 km/h (s) 9,9 9,2
60 a 100 km/h (s) 17,7 14,8
80 a 120 km/h (s) 43,6 38,3
Cons. urbano (km/l) 14,1 15,3
Cons. rodoviário (km/l) 16,6 17,9
Ruído int. Neutro/RPM máx. 44,1/66,5 dBA       50,4/71,6 dBA
Ruído int. 80/120 km/h 65,7/70,5 dBA 67,8/72 dBA

Citroën C3 – 65.108 km

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 9.264
Gastos no mês: Combustível: R$ 1881
Consumo: No mês: 12,4 km/l com 39,1% de rodagem na cidade
Desde abril/23:  13,5 km/l com 34,5% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

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