Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mal pela raiz

Por Péricles Malheiros 26 798 km Por viajar todo fim de semana entre a capital paulista e a interiorana São Pedro (SP), o revisor de texto de QUATRO RODAS, Renato Bacci, é um regular “alimentador de quilometragem” dos carros de Longa Duração. “Gosto do Onix, mas ele parece não ter tanta simpatia por mim”, diz Renato, em tom de brincadeira. “Tempos atrás, o portão automático […]

Por Redação
1 out 2013, 13h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 647_longaonix_01
    647_longaonix_01 (/)

    Por Péricles Malheiros

    26 798 km

    Por viajar todo fim de semana entre a capital paulista e a interiorana São Pedro (SP), o revisor de texto de QUATRO RODAS, Renato Bacci, é um regular “alimentador de quilometragem” dos carros de Longa Duração. “Gosto do Onix, mas ele parece não ter tanta simpatia por mim”, diz Renato, em tom de brincadeira. “Tempos atrás, o portão automático de uma garagem fechou quando eu ainda estava passando com o Onix e deu uma raspadinha no para-choque dianteiro. Nada grave. Agora, ao sair do estacionamento gramado de um sítio, passei por sobre uma raiz de árvore que quase arrancou o para-choque traseiro”, afirma.

    O incidente relatado resultou num deslocamento da capa do para-choque traseiro e uma pequena quebra da lente da lanterna esquerda, junto à sua base. Para saber a real extensão dos danos, levamos o carro até o Cesvi. Lá, o técnico em funilaria Misael dos Santos explicou que o desnível se deveu à ruptura das guias. “Uma vez substituídas, a capa do para-choque voltará à posição correta e a diferença em relação à carroceria desaparecerá”, disse Misael. “Como a capa não sofreu impacto e sim foi puxada de frente para trás, o absorvedor de choque nada sofreu. Além das guias internas, os únicos danos ocorreram na zona logo abaixo da lanterna e no para-barro, próximo à roda.” Ao se movimentar, a peça plástica subiu, quebrou a lente da lanterna e o caco agrediu superficialmente a pintura.

    Continua após a publicidade

    Às vésperas do fechamento desta edição, visitamos concessionárias e oficinas independentes. Optamos por despachar o carro para a paulistana Dutra, que forneceu um orçamento inicial de 511 reais, com mão de obra (140) e troca de lanterna (260), guias (25), rebites (30) e para-barro (56). No entanto, na própria Dutra demos um jeito de economizar: no setor de peças, a lanterna – cuja troca é muito simples – saía por 150 reais. No próximo mês, a gente conta como ficou o reparo.

    Consumo

    No mês (33,4% na cidade) – Etanol 9,7 km/l
    Desde jan/13 (37,1% na cidade) – Etanol 8,7 km/l

    Continua após a publicidade

    Diário

    647_longaonix_02

    Acionamento de travas e vidros a distância

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.