Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Mano ou manual

Por Redação
Atualizado em 18 mar 2024, 14h30 - Publicado em 3 Maio 2012, 10h57
 (/)
Continua após publicidade

Por Péricles Malheiros

00 014 km

Regra de segurança no Longa Duração, os carros da frota precisam ter, no mínimo, ABS e airbag duplo. A norma só abre exceção, obviamente, para os modelos que não oferecem esses itens sequer como opcionais. No caso do Renault Duster, ABS e airbag duplo estão disponíveis apenas na versão top de linha, Dynamique. É exatamente ela que passa a integrar a família.

Nosso Duster Dynamique custou 48 295 reais. Aceitamos ficar com o modelo com o opcional de banco de couro, pois se insistíssemos no de tecido a espera poderia chegar a 60 dias. A cor branca, além de estar na moda, é a única opção de pintura sólida. Nada a reclamar, pois nos poupou o gasto dos 1090 reais cobrados pelas cores metálicas.

Ao retirar o Duster na concessionária paulistana Itavema France Pinheiros, o responsável pela entrega cometeu algumas derrapagens. “Abasteça o primeiro tanque com gasolina comum, para as peças se ajustarem. Depois, pode usar etanol à vontade”, disse. Não houve uma palavra sequer sobre a recomendação constante da página 2.2 do manual do proprietário: “Até 1 000 km, não ultrapasse 3 500 rpm na troca de marcha…”. As derrapadas continuaram: “Apesar de o seu Duster não ser 4×4, você pode encarar trilhas sem medo. Ele tem suspensão independente multilink nas quatro rodas”. O próprio site da Renault desfaz o nó: a suspensão é do tipo McPherson na dianteira e semiindependente com barra estabilizadora e molas helicoidais na traseira.

Continua após a publicidade

Fizemos uma consulta à fábrica para esclarecer outra dúvida resultante da entrega confusa. “As revisões acontecem a cada 10000 km, mas é importante fazer uma parada aos 5000 km para verificarmos se está tudo bem com o motor”, disse o funcionário. De acordo com o manual (e a fábrica), o plano de manutenção prevê apenas as paradas a cada 10 000 km. Duro descobrir quem tem razão: o manual ou o mano?

CONSUMO

No mês (00,0% na cidade): Etanol – 0,0 km/l

Desde abril/12 (00,0 % na cidade): Etanol – 0,0 km/l

Continua após a publicidade

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS

14 km: carro entregue com pequenas trincas na pintura do para-lama dianteiro direito.

Duster foi entregue com o para-lama dianteiro esquerdo danificado. A pintura chegou a trincar (esq.) | Os plásticos do Duster são cheios de rebarba. No detalhe, a maçaneta interna mal-acabada (dir.)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.