Péricles Malheiros
34 029 km
Ao retornar de uma viagem ao Rio de Janeiro, nosso consultor Fabio Fukuda levou um grande susto. “Estava a 100 km/h numa curva e, de repente, sem passar por qualquer buraco ou irregularidade, a traseira do carro ficou solta. O 3008 dançou de um lado para o outro, mudando de faixa e assustando inclusive os motoristas que estavam próximos”, relata Fukuda, que após o susto parou no acostamento. Sem identificar nada visualmente, decidiu seguir viagem. “Completei o trajeto a menos de 60 km/h, pois senti que algo não estava certo.”
Em sua oficina, a constatação: o mesmo amortecedor que a concessionária Victoire, de São Paulo, havia trocado no mês anterior estava novamente com sinais de vazamento, mas desta vez muito mais severo. Deixamos o 3008 na concessionária Super France, que retornou no dia seguinte com o diagnóstico: “Vamos trocar o mesmo componente que a outra concessionária trocou”.
Os amortecedores do 3008 se comunicambpor uma linha hidráulica. Um compensador entre eles faz com que o fluido de um corra para o outro, a fim de melhorar o desempenho dinâmico dos componentes. Tanto na Victoire quanto na Super France o conjunto foi trocado em garantia.
Após retirarmos o carro na Super France, dois dias depois, fomos para a Fukuda Motorcenter. “Agora, sim, deu para entender. Esta é a posição correta do amortecedor, com o bico de conexão hidráulica voltado para trás, não para a frente, como a Victoire fez”, disse Fukuda. “Forçada para caber no espaço errado, a tubulação de metal sofreu um estresse que culminou no seu rompimento junto ao amortecedor, com a movimentação do carro.”
Mais confiantes no trabalho da Super France, solicitamos uma cotação de alinhamento e balanceamento. “Não fazemos aqui, pois o carro é pesado demais para o nosso equipamento”, respondeu o consultor. Nem tudo é perfeito.
Consumo
No mês (30,7% na cidade) – Gasolina: 9,1 km/l
Desde mar/11 (32,9% na cidade) – Gasolina: 9,7 km/l
Dificilmente os pneus chegarão aos 40 000 km sem tocar os indicadores de desgaste (esq.) | Amortecedor tem que ser montado com a linha hidráulica no sentido inverso ao da mola (dir.)