Por Péricles Malheiros
A 200: 24 660 km
Golf: 3 067 km
O Longa já teve vários carros com rodas grandes e pneus de perfil baixo, mas nunca atravessamos uma onda tão grande de pneus danificados em tão pouco tempo.
No mês passado, relatamos que o A 200 teve o pneu dianteiro direito condenado e que, devido à quilometragem já rodada, o correto seria trocar também o seu vizinho de eixo, o esquerdo. Porém, logo após o fechamento, o esquerdo também apresentou uma bolha. Em seguida, foi a vez de o Golf ganhar um calo no pneu. Com exceção da primeira, as demais bolhas brotaram sem que um grande impacto fosse relatado pelos motoristas. Por esse motivo, convocamos a equipe e pedimos atenção redobrada ao volante.
O par de pneus do Mercedes saiu por 2 945 reais e nos levou a fazer uma viagem até o Paraná: a única autorizada que tinha os itens era a Divesa, em Curitiba. De volta a São Paulo, na revisão dos 24000 km solicitamos a troca dos pneus e uma verificação dos ruídos na dianteira e nos cintos.Após dois dias de serviço, pagamos 1225 reais: 300 pela montagem dos pneus, alinhamento e balanceamento, 336 pelo filtro de cabine e 589 da revisão em si, com troca de óleo e filtro.
No caso do Golf, a própria rede sugeriu uma saída de baixo custo. “Transforme o conjunto danificado em estepe. Só é preciso lembrar de não atingir alta velocidade caso algum dia precise colocar novamente o pneu com bolha para rodar”, disse o consultor da Itavox.
Consumo A 200
No mês (26,4% na cidade) – Gasolina 10 km/l
Desde jul/13 (32,4% na cidade) – Gasolina 10,6 km/l
Consumo Golf
No mês (27,4% na cidade) – Gasolina 10,6 km/l
Desde dez/13 (43,5% na cidade) – Gasolina 10,4 km/l