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Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé: uma estrela com tríplice coroa

Modelo representa o que há de melhor na Mercedes em termos de luxo, tecnologia e design

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 30 Maio 2017, 15h35 - Publicado em 18 set 2015, 15h51
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  • Pintura especial varia de tom conforme a variação de lux
    Pintura especial varia de tom conforme a variação de luz (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O processo de rejuvenescimento do portfólio não para na Mercedes-Benz. Agora chegou a vez dos cupês de grande porte. Sai o obsoleto e pouco sedutor CL e entra o S com carroceria duas portas, corpo esguio, interior luxuoso e visual arrebatador. No Brasil, a novidade chega abalando as estruturas, na versão 63 AMG.

    Conhecidos pelo garbo e elegância, os sedãs da Classe S nunca tiveram no design sua maior força – mesmo a atual geração, apesar de mais chamativa que as anteriores, é assim. Mas eis que a Mercedes, em sua estratégia de tornar seus produtos agradáveis também aos olhos dos consumidores mais jovens, resolve chocar.

    Ao criar a versão cupê da Classe S, a marca foi muito além da convencional receita de apenas rebaixar o teto e arrancar as portas traseiras. O S Coupé transborda personalidade, especialmente nessa versão 63 AMG, com seus para-choques anabolizados.

    Carroceria cupê tem diversas partes de alumínio
    Carroceria cupê tem diversas partes de alumínio (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Nas laterais, dois enormes vincos unem visualmente as rodas aro 20 calçadas com pneus que, de tão largos, mais se assemelham a rolos compressores de borracha: 255/40 na frente e 295/30 atrás. As rodas (forjadas numa liga superleve) fazem parte do pacote AMG Lightweight Performance, de redução de peso. Entram aí também os freios com discos de material composto e pinças com massa aliviada e uma carroceria com larga aplicação de alumínio.

    Em relação ao finado CL topo de linha, o S 63 AMG Coupé é 65 kg mais leve, apesar de carregar muito mais equipamentos. Se os tais vincos laterais, como dizem os designers, aceleram o visual, direcionadores de fluxo de ar (spoiler à frente e difusor atrás) evitam que a carroceria flutue em altas velocidades – aqui vale lembrar que o S 63 AMG vem com o limitador de velocidade (a 250 km/h) desabilitado e pode passar dos 300 km/h.

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    Contorno cromado dos vidros reforça o estilo cupê
    Contorno cromado dos vidros reforça o estilo cupê (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Há espaço para elementos puramente emocionais, como 47 cristais Swarovski dispostos no interior dos faróis para um efeito exclusivo das luzes diurna e indicadoras de direção.

    Faróis carregam em seu interior 47 cristais Swaroski
    Faróis carregam em seu interior 47 cristais Swaroski (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A cabine é ainda mais surpreendente que o exterior. O acesso a ela é feito por portas que, de tão gigantescas, acabam facilitando o acesso ao banco traseiro. Só o ato de ocupar o S é um show: com a chave no bolso, basta tocar a maçaneta e as portas se destravam, ao mesmo tempo que luzes externas de cortesia se acendem.

    Revestimento de couro branco dá a impressão de ampliar o interior
    Revestimento de couro branco dá a impressão de ampliar o interior (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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    Para acomodar seu convidado na traseira do cupê, basta puxar a alça de alumínio no topo do encosto de um dos bancos dianteiros: automaticamente, o sistema elétrico move o conjunto todo para a frente, retornando à posição em que estava assim que o encosto é manualmente reposicionado. Se a porta ficou entreaberta, sem problema: um sistema elétrico se encarrega de concluir o fechamento.

    Bancos dianteiros se movimentam automaticamente para dar acesso aos traseiros
    Bancos dianteiros se movimentam automaticamente para dar acesso aos traseiros (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Garçom solícito

    Assim que você entra, a moldura por onde passa a fita do cinto de segurança se estende, deixando a fivela além da linha do ombro, mesmo do motorista mais baixinho. É como se fosse o garçom de um restaurante fino recebendo seu mais ilustre cliente.

    Touchpad do console funciona integrado ao display central
    Touchpad do console funciona integrado ao display central (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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    O motor desse AMG você não liga, acorda. Como um monstro, ele desperta acelerado e urrante, mas logo se acalma em marcha lenta. É um V8 biturbo de 5,5 litros com 91,8 mkgf de torque e 585 cv de potência. Um seletor de modos de condução permite que se utilize o S 63 como um confortável cupê, mas estamos a bordo de um AMG topo de linha, e muito provavelmente você – assim como a grande maioria dos clientes da divisão esportiva da Mercedes – não está nem aí para as configurações mais mansas do carro.

    No enorme cofre, sobra espaço para o V8 biturbo de 585 cv e 91,8 mkgf
    No enorme cofre, sobra espaço para o V8 biturbo de 585 cv e 91,8 mkgf (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Na pista, o esportivo de 5,04 metros de comprimento e 2.070 kg fez a terra tremer: cumpriu o teste de aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundos cravados. Em cerca da metade desse tempo, ele impressionou em cada uma das provas de retomada de velocidade: 40 a 80 km/h, 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h em, respectivamente, 2, 2,1 e 2,4 segundos.

    Ele freia para você

    Os tais freios superleves são facilmente identificados pelas pinças vermelhas. Se você acha que elas chamam atenção, espere até a primeira oportunidade em que forem exigidas ao extremo: este AMG não freia, estanca. E o faz com segurança total, sem deixar a carroceria balançar mesmo nas frenagens longas, em uma ação conjunta com a suspensão de acerto firme.

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    Nos bancos, memória, ventilação e massagem
    Nos bancos, memória, ventilação e massagem (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Sistema de áudio tem alto-falante até no console que divide os bancos traseiros
    Sistema de áudio tem alto-falante até no console que divide os bancos traseiros (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Mas talvez você depare com situações em que os freios vão impressioná-lo antes mesmo que você pense em acioná-los: ao detectar a iminência de uma colisão, o S 63 freia sozinho, sem qualquer ação por parte do motorista. Head-up display (HUD), câmera de visão noturna, câmera de visão 360 graus e alerta de mudança involuntária de faixa de rolamento são outras soluções high tech de auxílio à pilotagem.

    Até as imagens da visão noturna têm alta definição
    Até as imagens da visão noturna têm alta definição (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014, o S 63 AMG é vendido no Brasil por um valor na faixa do R$ 1 milhão. Hoje, na Europa, ele já tem a companhia de um representante ainda mais poderoso: o S 65 AMG, com um colossal motor V12 de 630 cv e 102 mkgf de torque. Para mim, um exagero. Eu ficaria feliz com o 63.

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    Pora-malas: abertura elétrica, acesso fácil e impressioantes 530 litros
    Pora-malas: abertura elétrica, acesso fácil e impressioantes 530 litros (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Avaliação do editor

    Veredicto QUATRO RODAS

    Tão luxuoso quanto os sedãs da Classe S e tão brutal quanto os superesportivos mais famosos da Mercedes, o S 63 AMG Coupé, com suas proporções avantajadas, tem performance de carro de corrida.

     

    Ficha técnica / Teste de pista

     
    Motor gasolina, diant., V8, 32V, biturbo
    Cilindrada 5.461 cm³
    Diâmetro x curso 98 x 90,5 mm
    Taxa de compressão 10:1
    Potência 585 cv a 5.500 rpm
    Torque 91,8 mkgf a 2.250 rpm
    Câmbio automatizado, multidiscos, 7 marchas, tração integral
    Dimensões comprimento, 504 cm; largura, 191 cm; altura, 141 cm; entre-eixos, 294,5 cm
    Peso 2.070 kg
    Peso/potência 3,5 kg/cv
    Peso/torque 22,5 kg/mkgf
    Porta-malas/caçamba 530 l
    Tanque 80 l
    Suspensão dianteira molas pneumáticas com amortecedores controlados eletronicamente
    Freios discos ventilados de material composto
    Direção elétrica, 2,5 voltas
    Pneus 255/40 R20 (diant.) e 295/30 R20 (tras.)
    Equipamentos suspensão pneumática, faróis com leds e cristais, bancos com ajuste elétrico, memória, ventilação, aquecimento e massageador, câmera de visão noturna, piloto automático adaptativo, sistema multimídia com áudio de alta fidelidade
    Consumo urbano 6,7 km/l
    Consumo rodoviário 9,8 km/l
    0 a 100 km/h 4 s
    0 a 1000 m 21,7 s – 250,6 km/h
    Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D) 2 s
    Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D) 2,1 s
    Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D) 2,4 s
    Velocidade máxima Acima de 300 km/h
    Frenagem 15,2/26,3/60,3 m
    Ruído interno 1ª rpm máx 40,4/68,4 dBA
    Ruído interno 80 / 120 km/h 59,1/63,4 dBA
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