Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Nissan March SL com câmbio CVT: ágil, equipado e agora mais confortável

Compacto ganha transmissão automático e mantém boa oferta de equipamentos. Mas já sente o passar dos anos

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h36 - Publicado em 6 set 2016, 15h19
Nissan March SL
Traços do March agradam, mas já dão sinais de cansaço ()

O Nissan March amadureceu rápido no mercado brasileiro. Desde que chegou, há apenas cinco anos, ganhou cara nova, produção nacional e motor 1.0 de três cilindros. Agora o modelo incorpora a opção de câmbio automático CVT. Apesar da boa trajetória e dos números de venda expressivos, porém, ele nunca chegou perto de incomodar os líderes do segmento.

No acumulado de janeiro a agosto de 2016, foram 10.940 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave. No mesmo período, o Onix registrou 80.146, enquanto o Etios fechou os sete primeiros meses de 2016 com 21.048.

A chegada da transmissão automática não deve mudar muito o cenário, mas pode torná-lo mais atrativo para o público que prefere deixar o pé esquerdo descansando. Avaliamos a configuração topo de linha do hatch, SL 1.6 CVT, que sai por R$ 58.990. O preço é elevado, mas está na média da concorrência – e traz um recheio generoso.

Carregando traços de suas antigas gerações, o visual do March já dá sinais de cansaço. Mesmo assim, ainda tem seus adeptos. A dianteira alta, curvilínea e com grandes e arredondados faróis dá aspecto de robustez ao compacto — ao contrário da traseira, acanhada e com lanternas que parecem destacadas da carroceria. Máscara negra nos faróis e lanternas, maçanetas e nichos dos faróis de neblina cromados, aerofólio e rodas diamantadas de 16 polegadas são exclusividades da versão mais cara.

Continua após a publicidade
Nissan March SL
Lanternas escurecidas, rodas diamantadas e aerofólio são exclusivos da versão SL ()

O March concentra no interior seus principais pontos fortes e fracos. No acabamento, os materiais são notadamente de baixo custo. Entretanto, a montagem mostra cuidado com bons encaixes, vãos uniformes entre as peças e ausência de ruídos. A porção central tenta dar mais sofisticação com acabamento em preto blilhante  e faixas que imitam aço escovado — o resultado é bom, mas convém deixar um pano (macio, contra os fáceis arranhões) para tirar o pó aparente. De tecido e sem opção de couro, os bancos têm aparência frágil e textura áspera. O quadro de instrumentos é simples, mas de fácil leitura.

A lista de equipamentos de série da versão SL merece elogios: ar digital automático, direção, vidros, travas e retrovisores elétricos, volante multifuncional, faróis de neblina, ajustes de altura do banco do motorista, alarme, além dos obrigatórios freios ABS e airbags frontais.

Nissan March SL
Ar-condicionado digital e central multimídia com câmera de ré são de série. Acabamento, porém, desaponta ()
Continua após a publicidade

Completando o pacote, há a central multimídia Nissan Multi-App. O sistema com tela de 6,2 polegadas oferece entradas USB/AUX, Bluetooth, navegador GPS, câmera de ré e acesso à Internet com conexão WiFi pela plataforma Android, que permite ainda o download de aplicativos compatíveis. Completo e intuitivo, o sistema pode ser operado sem dificuldades e com toques leves na tela.

No dia a dia, o March enfrenta sem medo grandes centros urbanos e, porque não, longos trajetos rodoviários. O motor 1.6 16V flex de 111 cv a 5.600 e 15,1 mkgf a 4.000 rpm (ambos os números independem do combustível utilizado) empurra com vontade o compacto de apenas 999 kg. Para ir de 0 a 100 km/h, ele leva apenas 11,1 segundos, enquanto a retomada de 80 a 120 km/h é feita em 7,8 – números obtidos com gasolina. A direção elétrica reforça a leveza do modelo. 

Nissan March SL
Com câmbio CVT, compacto vai de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos ()

A suspensão, embora de acerto mais rígido para privilegiar a estabilidade e compensar o baixo peso e a altura em relação ao solo, não permite que o carro e seus ocupantes sofram com o asfalto esburacado. Enfim, vamos à grande novidade: a transmissão CVT. Desenvolvido pela Nissan exclusivamente para os compactos March e Versa, o câmbio tem alterações em relação ao utilizado em modelos maiores, como Sentra e Altima.

Continua após a publicidade
Nissan March SL
Transmissão sem relação de marchas ajuda no consumo: 11,7/15,8 km/l em ciclo urbano/rodoviário ()

O diâmetro da engrenagem, por exemplo, foi expandido, enquanto a bomba de óleo foi otimizada e a correia tem maior área de contato. Com isso, seu funcionamento é suave e dispensa os típicos trancos dos automáticos convencionais, uma vez que o CVT não tem relações definidas de marchas. Em qualquer situação a resposta é rápida — mas, em retomadas, fica melhor com a função overdrive, que eleva o giro do motor como um modo Sport. A transmissão também ajuda no consumo: com gasolina, conseguiu médias de 11,7/15,8 km/l em ciclo urbano/rodoviário.

Não queira, porém, imaginar que o March é um carro para levar a família toda. O espaço para os ocupantes traseiros é diminuto, especialmente para pernas. O porta-malas leva apenas 265 litros e o tanque de combustível tem poucos 41 litros – menos que o Mobi, que tem 47 litros. Contam contra ele ainda a falta de cinto de três pontos e apoio de cabeça centrais, além da ausência de pontos de fixação Isofix.

Nissan March SL
Espaço não é o forte do March, que leva apenas 265 litros ()
Continua após a publicidade

Os custos de pós-venda são menores em relação à concorrência: o pacote de seis revisões (de 10.000 a 60.000 km) soma R$ 2.344. A Toyota cobra R$ 2.418 pelos mesmos serviços para o Etios, a Hyundai, R$ 2.772 para o HB20 e, a Chevrolet, R$ 3.080 para o Onix. 

VEREDICTO

O March é um dos típicos casos de bom produto nem sempre lembrado pelo mercado. Com boa lista de equipamentos de série, além de um conjunto mecânico afiado e competente, o compacto japonês merece sua atenção. De cara, o preço pode assustar, mas a relação de custo-benefício agrada. Entretanto, lembre-se: só pense nele se você não precisa de espaço para filhos e bagagens.

Ficha Técnica
Nissan March 1.6 SL CVT
Preço: R$ 58.990
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.598 cm3, 16V, 111 cv a 5.600 rpm, 15,1 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT (continuamente variável), tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)
Rodas e pneus: liga leve, 185/55 R16
Dimensões: comprimento, 382,7 cm; largura, 167,5 cm; altura, 152,8; entre-eixos, 245 cm; peso, 999 kg; porta-malas, 265 l; tanque de combustível, 41 l
Teste de Pista (com gasolina)
Nissan March 1.6 SL CVT
ACELERAÇÃO
0 a 100 km/h: 11,1 s
0 a 1000 m: 32,6 s / 157,9 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: n/d
RETOMADAS
De 40 a 80 km/h: 4,8 s
De 60 a 100 km/h: 6,3 s
De 80 a 120 km/h: 7,8 s
FRENAGENS
60/80/120 a 0 km/h: 16,6/28,1/63,5 s
CONSUMO
Urbano: 11,7 km/l
Rodoviário: 15,8 km/l
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.