Faz pouco mais de um ano o Nissan Sentra voltou a ser vendido no Brasil após uma ausência de dois anos e era uma alternativa mais barata ao Toyota Corolla. Agora mais completo em sua versão de entrada, o Nissan Sentra 2025 também estreia design atualizado. Mas a vantagem em preço contra o maior rival desapareceu.
Versão de entrada, o Nissan Sentra Advance passou a ter monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança de faixa e faróis automáticos, mas ficou quase R$ 3.500. Agora, o Sentra mais barato está mais caro que Corolla. De qualquer maneira, a topo de linha, Exclusive, ainda é mais acessível que a versão topo do Toyota, a Altis Premium.
O que mudou no Nissan Sentra 2025?
O sedã já havia abandonado a “cara de tiozão” na linha 2023, mas ganhou um refinamento extra nessa atualização com nova grade e para-choque. A entrada de ar frontal da grade agora é preenchida com filetes horizontais que vão da extremidade do capô até a do para-choque e há ainda a presença de barras cromadas, mas elas foram deslocadas para as extremidades da peça.
Os faróis continuam os mesmos com lâmpadas de led e são acompanhados por DRLs na parte superior. Para completar as mudanças na dianteira, o sedã traz o novo logo da Nissan, que também aparece na tampa do porta-malas.
Mas a melhora no conteúdo ficou restrita à versão de entrada, que ainda é equipada com frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão e de atenção do motorista, além do ar-condicionado digital de duas zonas, o banco do motorista com regulagem elétrica e rodas de liga leve de 17”.
O sedã também incorpora de série nas duas versões o travamento automático das portas com o carro em movimento, destravamento automático das portas em caso de acidente e acionamento automático do pisca-alerta em caso de colisão.
Mas o piloto automático adaptativo continua disponível apenas na versão topo de linha, Exclusive. No Toyota Corolla, está presente desde a versão de entrada, GLi, que custa R$ 151.010. A versão mais cara incorpora ainda teto solar, visão 360 graus, retrovisores rebatíveis e sistema de som Bose com 8 alto-falantes.
O que não mudou?
Essa atualização do Sentra tem atualizações muito discretas e há itens que deveriam ter mudado mas permaneceram, como a central multimídia de 8 polegadas que continua com conexão com smartphones apenas via cabo e sem carregador por indução, enquanto o Corolla traz conexão sem fio com Apple Car Play e Android Auto e carregamento wireless.
Também mantém os dois mostradores analógicos, que servem de moldura para o painel TFT de 7 polegadas – que mostra de forma colorida as informações do computador de bordo – e até o freio de estacionamento acionado por pedal.
O acabamento traz uma boa manufatura com peças bem encaixadas e o revestimento dos bancos é em um material que imita couro e tem boa textura. No painel há uma mistura de plástico rígido com materiais macios ao toque, que trazem uma boa impressão e contribuem para o requinte do interior.
O conjunto mecânico também continua o mesmo. O motor 2.0 aspirado com injeção direta (151 cv e 20 kgfm) combinado com a transmissão CVT com oito marchas simuladas. Na nossa pista no teste que fizemos há pouco mais de um ano, o sedã cravou de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. É um bom número considerando que o rival fez a mesma prova em 10 segundos mesmo com um motor 2.0 mais potente e forte (175 cv/21,3 kgfm).
Em consumo o Sentra não fez feio nas nossas medições cravando 10,4 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, sempre com gasolina, afinal esse motor só aceita esse tipo de combustível. Já o rival é mais econômico com médias de 12,2 km/l e 16,4 km/l, respectivamente.
As acelerações são progressivas e vigorosas, mas no momento da ultrapassagem o ruído do motor invade a cabine e causa incômodo, mesmo o isolamento acústico sendo competente ao filtrar o ruído de movimento em baixas e altas velocidades. O comportamento da suspensão privilegia o conforto e cumpre bem o seu papel ao impedir que as imperfeições do piso sejam sentidas pelos ocupantes. Esse comportamento impede qualquer pretensão esportiva e isso faz com que a direção também seja mais voltada para o conforto.
Preços do Nissan Sentra 2025
A versão de entrada tornou-se mais competitiva por ter enriquecido o seu pacote tecnológico, mas o seu incremento de preço (R$ 156.390) a fez ficar exatos R$ 5.380 mais cara que o Corolla GLi, que custa R$ 151.010. E ela ainda fica devendo o piloto automático adaptativo apesar de ter itens inéditos como ar-condicionado de duas zonas, alerta de tráfego cruzado e de ponto cego.
Já a versão topo de linha, Exclusive, é mais de R$ 8.000 mais barata que o rival na versão mais cara, custando R$ 176.690. E ambos são (muito) bem equipados. A questão é que o sedã da Toyota vende quase sete vezes mais que o Sentra e a pergunta que fica é se essa pequena mudança na linha 2025 será capaz de reduzir essa distância em vendas.
Ficha técnica – Nissan Sentra 2025
Motor: gasolina, diant., transv., 4 cil., injeção direta, 1.997 cm³, 151 cv, 20 kgfm
Câmbio: automático, CVT, tração diant.
Direção: elétrica, 10,4 (diam. de giro)
Suspensão: ind. McPherson (dianteira) / ind. multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (diant.) / disco sólido (tras.)
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: comprimento, 464,6 cm; largura, 181,6 cm; altura, 145,6 cm; entre-eixos, 270,7 cm; peso, 1.405 kg; ; porta–malas, 466 l; tanque de combustível, 47 litros