A linha 2016 do Nissan Sentra mantém as mesmas feições e o mesmo conjunto mecanico – a principal mudança foi a incorporação, em toda linha, do controle de tração e estabilidade. Mas a principal novidade veio à tona só agora: é versão Unique, edição especial limitada que será posicionada acima da versão SL, custando R$ 87 490. Com ela, a marca visa manter o bom momento das vendas do sedã, oferecendo uma versão mais refinada. Segundo a Nissan, a versão topo de linha SL é a que teve a maior demanda, tanto que sua participação no mix foi aumentada de 40% para 50%.
O principal diferencial da versão Unique está em seu acabamento interno claro, de tons cinza e bege, chamada de “greige”, incluindo os tapetes. Segundo a Nissan, os tons claros são associados pelo consumidor a um produto premium, mais sofisticado e refinado. A primeira impressão no contato com a unidade que recebemos para avaliação foi positiva. Mas… bem, de um vizinho de prédio, pai de dois filhos em idade pré-escolar, ouvi: ” É lindo… mas eu não poderia comprar esse carro. Depois de uma semana ele estaria imundo”, riu, referindo-se obviamente, à facilidade com que bancos e tapetes devem evidenciar qualquer tipo de sujeira. Se meu vizinho já se excluiu da lista dos potenciais compradores, é bem evidente que só aqueles bem cuidadosos que considerarão levá-lo para a garagem.
Visualmente, a Unique ainda acrescenta friso lateral na base das portas na cor da carroceria, soleiras das portas iluminadas e rodas com design exclusivo. Na lista de equipamentos, dois itens adicionais em relação à SL com teto solar: alarme volumétrico ultra-sônico e fechamento dos vidros por controle remoto.
Como não há modificações mecânicas, ao volante ele é velho Sentra da sétima geração. O motor é o 2.0 flex de 140 cavalos (com etanol e gasolina), acoplado ao câmbio CVT XTronic, que em sua ultima geração teve o seu range de relações ampliado, garantindo mais conforto nas arrancadas e na velocidade de cruzeiro. Embora responda bem, quem aprecia uma condução mais esportiva certamente irá se entediar com a dupla, que privilegia o conforto. Se exigido, a resposta é satisfatória, sem vacilos, mas os giros sobem bastante e chegam a incomodar. Já o acerto de suspensão é bastante equilibrado, absorvendo irregularidades no solo com competência, mas sem fazer rolar a carroceria nas curvas ou afundar a frente nas frenagens.
Seu comportamento é condizente com o estilo conservador. É verdade que seu design evoluiu bastante nessa última geração, tanto nas linhas da carroceria como no desenho da cabine, mas seus traços ainda são feitos para um público que privilegia a sobriedade ao invés, por exemplo, da esportividade de um Honda Civic.
Além dos diferenciais citados acima, seus principais itens de série são:
– airbags laterais e de cortina
– teto solar elétrico
– sensor crepuscular
– freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e assistência de frenagem (BA)
– ar-condicionado digital dual zone
– controle de tração e estabilidade
– piloto automático
– rádio cd player com seis alto falantes e display de 5,8″, com câmera traseira e GPS integrados
– entrada para mp3 player, USB
– sensor de estacionamento
Se considerarmos que o Sentra se destaca exatamente pelo bom pacote de equipamentos, a versão Unique é um bom negócio apenas se você gostou muito do acabamento interno claro. Se ficou na dúvida, o melhor é ficar com a versão SV, de R$ 82 490 (que tem o teto solar elétrico opcional por R$ 2500 adicionais).