Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Nova Ford Ranger Black tem motor diesel e visual ‘bombado’ a preço de flex

Nova versão intermediária custa R$ 179.900 e traz bom pacote de itens de série e visual urbano para ganhar clientela de picapes flex

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 14h48 - Publicado em 26 mar 2021, 11h00
Nova Ford Ranger Black tem motor diesel e visual ‘bombado’ a preço de flex
Nova Ranger Black tem parachoques, grade e rodas pintadas de preto (Divulgação/Ford)

Depois do fim das versões com motor flex, a Ford vem se virando como pode com as variantes a diesel da Ranger na linha 2020, fazendo de tudo para manter a picape competitiva no disputado segmento. E até que as estratégias da marca vêm dando certo, com a Ford Ranger segurando um próspero terceiro lugar entre as picapes médias, logo atrás da Chevrolet S10 (e ambas bem abaixo da líder Toyota Hilux).

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Com a chegada da Ford Ranger 2022, há uma nova versão com apelo urbano e motor diesel, a Black, repleta de itens de conveniência e visual “bombado”. Confira o vídeo!

Por R$ 179.900, a nova Ranger Black tem motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático de seis marchas e tração traseira (4×2). A versão se situa entre as XLS 2.2 4×2 e 4×4, ambas automáticas. O nível de equipamentos é bom, próximo da versão com tração integral, mas a novidade sai por bons R$ 20.000 a menos que o modelo tracionado.

Continua após a publicidade

Ainda custa menos que um Jeep Compass Longitude com motor diesel, tabelado hoje em R$ 191.990.

O pacote inclui itens exclusivos, como as rodas pretas de 18 polegadas, cor que também está na grade dianteira e para-choque traseiro. Essas peças deixam de ser cromadas como em outra versões, dando um ar mais discreto e elegante à picape. O santantônio também é o mesmo das Ranger Limited, de fibra e com linhas mais aerodinâmicas.

ranger black
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Melhor equipada que a XLS 2.2 4×2, a versão Black tem sete airbags, controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampas, além de ar-condicionado automático de duas zonas e a central multimídia com tela de oito polegadas.

Há ainda bancos revestidos de material tipo couro (com regulagens manuais), câmera de ré e painel digital, como nas versões mais caras. A versão, como todas da linha 2021, está integrada ao aplicativo FordPass, para smartphones. Por meio dele, é possível monitorar parâmetros como autonomia e nível de combustível e até trancar ou destrancar a picape remotamente.

Embora seja 40 cv mais fraco do que o 3.2 que equipa as versões mais caras da Ranger, o quatro cilindros a diesel se garante bem e entrega bom desempenho à picape. Ainda não levamos a Ranger Black para a pista, mas outras variantes com o mesmo motor aceleraram de 0 a 100 km/h na casa dos 12 segundos.

ranger black
Caçamba tem cobertura elétrica como acessório (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

A Ranger é ágil na cidade, mesmo com seus 5,35 metros de comprimento. O motor 2.2 acelera com decisão e é até fácil fazer o controle de tração agir com uma acelerada mais forte. A direção elétrica é leve em manobras e dá bom controle aos movimentos da picape, que dificilmente passa insegurança.

Os pneus têm perfil para asfalto e são surpreendentemente silenciosos e, em conjunto com a suspensão mais macia, também tornam a Ranger Black confortável no uso cotidiano. Em velocidade de cruzeiro na estrada, mal se ouve barulhos de rodagem ou do motor diesel, que sussurra a pouco mais de 2.000 rpm a 120 km/h.

ranger black
Suspensão tem acerto macio e dá conforto à picape na cidade (Divulgação/Ford)

Claro, há chacoalhadas típicas de picapes médias em pisos irregulares, mas que são um bocado atenuadas pelo acerto macio da suspensão. E apesar do apelo urbano, a picape encara sem dificuldades trechos fora de estrada leves, como um acesso a uma fazenda ou até mesmo um alagamento. A Ford ressalta os 80 cm de capacidade de submersão da Ranger, comum a todas as versões da picape.

Continua após a publicidade

De fábrica, a Ford Ranger Black não tem opcionais, mas a fabricante oferece como acessório uma prática cobertura de caçamba com acionamento elétrico por controle remoto e vedação reforçada contra poeira e chuva. O item ainda traz redes para objetos menores e iluminação. O pacote, que também traz o protetor de caçamba, tem preço sugerido de R$ 10.000. As primeiras 100 unidades poderão receber o item gratuitamente.

Pelo valor cobrado, a Ranger Black tem motor a diesel, itens de conveniência e visual interessante por pouco a mais do que uma rival equivalente, mas com motor flexível. Uma S10 LTZ 2.5 é cerca de R$ 3.000 mais barata, mesma diferença em relação a uma Hilux SRV 2.7 flex, ambas 4×2.

ranger black
Cabine é completa com bancos de couro e central multimídia com tela de 8″ (Divulgação/Ford)

Com motor diesel e câmbio automático, a Hilux mais barata ultrapassa os R$ 200.000, enquanto uma S10 LS até custa próximos R$ 185.920 e tem tração 4×4, mas traz visual bem mais simplório que a Ranger Black.

Continua após a publicidade

Se a balança estiver pendendo para um SUV, o leque é amplo, mas a nova versão da Ranger é mais barata do que um Jeep Compass diesel de entrada, que já beira os R$ 200.000. É mais cara do que um Renegade a diesel, mas entrega muito mais espaço e uma caçamba bem maior do que o diminuto porta-malas do Renegade.

Ficha técnica – Ford Ranger Black 2022

  • Preço: R$ 179.900
  • Motor: diesel., diant., trans., 4 cil. em linha, 16V, 2.198 cm3; 160 cv a 3.200 rpm, 39,3 kgfm a 1.600 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas, tração traseira
  • Suspensão: independente, braços sobrepostos/eixo rígido (diant./tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.)/ tambor (tras.)
  • Direção: elétrica, 12,2 m (diâm. giro)
  • Dimensões: comprimento: 535,4 cm; largura: 186 cm; altura: 182,1 cm; entre-eixos, 322 cm; peso, 2.124 kg;Tanque: 80 l

Preços e versões da Ford Ranger 2022

  • XL Cabine Simples 2.2 Diesel 4×4 MT – R$ 166.790
  • XLS 2.2 Diesel 4×2 AT – R$ 171.090
  • XL Cabine Dupla 2.2 Diesel 4×4 MT – R$ 174.990
  • Black 2.2 Diesel 4×2 AT – R$ 179.900
  • XLS 2.2 Diesel 4×4 AT – R$ 203.990
  • Storm 3.2 Diesel 4X4 AT – R$ 205.990
  • XLT 3.2 Diesel 4×4 AT – R$ 234.990
  • Limited 3.2 Diesel 4×4 AT – R$ 255.990

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 743
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.