Novo Audi SQ5 é um SUV ‘sleeper’ que anda mais e custa menos que X3 e Macan
Versão esportiva chega ao Brasil em configurações SUV e Sportback, sempre com tecnologia e desempenho caprichados

A nova geração do Audi Q5 chega ao Brasil com uma estratégia agressiva para vender mais. Além da versão de entrada Advanced, com pré-venda aberta há poucos dias, ele estreia agora sua configuração mais completa e esportiva, o SQ5. QUATRO RODAS foi até a Alemanha para andar no SUV esportivo, que pode até ser menos potente, mas é mais rápido e barato do que seus principais concorrentes.
O SQ5 está disponível em duas configurações diferentes: a SUV, de formato convencional da carroceria e que parte de R$ 624.990; e a Sportback, cujo caimento da traseira remete a um cupê, e que custa a partir de R$ 639.990. Ou seja, até R$ 35.010 a menos do que o Macan S, versão equivalente em motorização e potência. Contra o BMW X3 M50, seu maior rival, o mesmo: ele é menos potente, mas promete andar mais e custa R$ 960 a menos.

Na aparência, o SQ5 deixa para diferenciar-se das versões convencionais em detalhes. A dianteira mantém a mesma grade e os nichos das extremidades com proporções generosas, mas o pacote visual S Line dá acabamento em preto brilhante nas bordas – e o nome do modelo aparece cravado na grade. Ainda na dianteira, os faróis são full led matriciais com facho alto adaptativo e possibilidade de alterar o desenho da iluminação.

As laterais têm rodas de 21 polegadas com cinco raios, acabamento diamantado e pneus 255/40. Porém, é possível selecionar um conjunto de rodas de desenho mais bonito e elaborado (o mesmo de Q8 e A3), sem custos extras. As rodas opcionais mantêm os pneus e têm acabamento diamantado, com fundo que mescla áreas em preto e dourado. As janelas têm frisos prateados com brilho acetinado.
Na traseira, as lanternas repetem a tendência de design global e se estendem de um lado a outro. Como diferencial, oferece diferentes assinaturas luminosas que podem ser selecionadas pelo motorista na central multimídia. É possível alterar a “personalidade” da iluminação a qualquer momento, graças à tecnologia OLED – que não equipa a versão convencional à venda por aqui. Por fim, as quatro saídas de escape mostram que ele não é qualquer Q5.

Tecnologia, acabamento e espaço caprichados
O interior é o mesmo do Q5 que, por sua vez, repete o desenho de outros Audi de nova geração, como Q3, Q6, A5 e A6. Há destaque para o conjunto curvo de telas, com um display de 11,9 polegadas para o quadro de instrumentos e outro, de 14,5 polegadas, para a central multimídia.
O SQ5 tem ainda uma terceira tela, dedicada ao passageiro, com 10,9 polegadas. Nesta, é possível acessar algumas configurações do veículo, bem como o GPS nativo. Caso não haja ninguém sentado no banco do passageiro, a tela fica bloqueada.

Ainda entre os equipamentos de série, há bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massagem, bancos traseiros com aquecimento, ar-condicionado de três zonas, volante com regulagem elétrica e aquecimento, teto solar panorâmico, nove airbags, câmera 360°, head up display e park assist. Há também piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de mudança de faixa, assistente de tráfego cruzado, detector de atenção e fadiga do motorista, e alerta de saída de faixa.

No acabamento, o SQ5 mescla materiais como couro, tecido, suede e plásticos de boa qualidade, como os emborrachados da parte superior do painel. Os bancos têm formato esportivo, com abas laterais pronunciadas, o logotipo do pacote S em baixo relevo e costuras em losangos. Como opcional, mas sem custo, é possível ter o interior na cor vermelha.
Há bom espaço interno no SUV, mas a acomodação é mais confortável para até quatro pessoas, já que o túnel central no assoalho é bastante alto e o console, que abriga os comandos e as saídas de ar-condicionado, é pronunciado. O porta-malas é grande: tem 475 litros na configuração SUV e, na Sportback, cai para 470 litros.

Anda (bem) mais do que aparenta
O SQ5 é o que conhecemos como um carro “sleeper” – ou seja, com desempenho acima do que o visual sugere. Embora transpareça ser luxuoso e caro, ele não tem aparência esportiva e pode enganar aos desavisados que não virem ou não levarem a série as quatro saídas de escape.
Ele é equipado com um motor V6 3.0 turbo de 367 cv de potência e 56,1 kgfm de torque, acompanhado por um sistema híbrido leve de 48 V. A transmissão é S Tronic de dupla embreagem com 7 marchas e, a tração, é a integral quattro. Com esse conjunto, a Audi promete que o SQ5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.

Em números, é um desempenho superior ao do Porsche Macan S, de 380 cv, que leva 4,8 segundos; e ao do BMW X3 M50, de 398 cv e com um 0 a 100 km/h feito em 4,6 segundos, segundo a marca.
De fato, o SUV empolga. Pudemos testá-lo em diferentes condições entre a Áustria e Alemanha, incluindo pequenas cidades e estradas sinuosas, além das famosas estradas europeias com trechos sem limites de velocidade. Em todas as situações ele se sentiu à vontade, com fôlego de sobra em saídas e retomadas, sem qualquer demora nas respostas.

A direção direta também tem grande participação na pegada esportiva, bem como a suspensão adaptativa, que muda de acordo com o modo de condução selecionado – no modo esportivo, por exemplo, ela fica mais rígida para garantir ainda mais estabilidade. O ronco do motor também brilha, com um sonoro ruído nas acelerações, tendendo ao agudo. No escape, as reduções no modo esportivo arrancam sorrisos, com direito a “pipocos”.

Apesar da esportividade geral, porém, o SQ5 também sabe se comportar como um SUV do dia-a-dia. Em modos como Comfort e Efficiency, ele adota um caráter mais manso, com trocas de marcha mais suaves, suspensão mais macia e motor mais silencioso – e econômico.