Novo GWM Haval PHEV19 tem bateria menor para ficar mais barato e econômico
Nova versão intermediária é híbrida plug-in cobra até R$ 50.000 a menos por não ter tração integral, mas consumo é bem mais baixo
O mundo dos carros híbridos é complexo. Não existe uma fórmula ideal para todo tipo de carro ou para todo tipo de cliente. Há desde aqueles que dispensam recarga aos com bateria tão grande quanto a de um carro elétrico. O GWM Haval H6 atuava nos dois extremos desde o seu lançamento, há pouco mais de um ano. Agora, passa a ter um meio termo.
O novo Haval H6 PHEV19 ainda é híbrido plug-in, mas tem bateria menor. São 19 kWh de capacidade em vez de 34 kWh. A redução na autonomia elétrica, de 113 para 74 km, não é tão grande quanto a redução de preço, que chega a R$ 50.000. A nova versão custa R$ 229.000 até o próximo dia 21, depois passará aos R$ 239.000. A versão com bateria maior custa R$ 279.000.
A bateria é a principal diferença, mas não é a única. Está nova versão plug-in também abre mão do motor elétrico traseiro que garantia a tração integral. Com apenas um motor elétrico dianteiro, a potência cai de 393 cv para 326 cv e o torque cai de 77 kgfm para 53,5 kgfm.
Por outro lado, uma bateria menor e a eliminação de um motor pouparam preso, 150 kg, de 2.040 km para 1.890 kg. Bom para o consumo: faz 36,2 km/l na cidade e 31,1 km/l na estrada, enquanto a versão mais potente faz 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada. Os dados são de homologação no PBEV do Inmetro.
Dirigindo, é nítida a ausência de um impulso no eixo traseiro, mas não há prejuízo no desempenho em condições normais. É o carro quem decide quando o motor a combustão também auxilia no movimento do carro por meio do câmbio de duas marchas: uma para médias velocidades e outra para altas velocidades, mas isso é comum a todos os Haval H6.
Também por conta do gerenciamento dos motores, há uma diferença mais notável nas acelerações mais fortes. Com dois motores elétricos empurrando, o H6 cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 s. Na nova versão esse tempo aumenta para 7,6 s. Ainda é um ótimo desempenho para um SUV médio.
O H6 PHEV19 tem poucas alterações visuais, concentradas no interior, com novos revestimentos e padronagens, além de cores mais claras como branco e bronze – segundo a GWM, uma tendência na Europa.
Por fora, a única alteração fica para as rodas, com design exclusivo, mas com as mesmas 19 polegadas do PHEV34.
Entre os equipamentos, há piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência (com detecção de pedestres, bicicletas e motor), alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, permanência e centralização de faixa, alerta de abertura de portas, reconhecimento de placas de velocidade, repetidor de manobras, sistema de estacionamento autônomo e câmera 360°.
Há também teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, porta-malas com abertura elétrica, controle remoto do veículo pelo celular e central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.