Novo GWM Haval PHEV19 tem bateria menor para ficar mais barato e econômico
Nova versão intermediária é híbrida plug-in cobra até R$ 50.000 a menos por não ter tração integral, mas consumo é bem mais baixo
![Haval H6 PHEV19 (01)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/0001_FGD_2659-e1718747064820.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O mundo dos carros híbridos é complexo. Não existe uma fórmula ideal para todo tipo de carro ou para todo tipo de cliente. Há desde aqueles que dispensam recarga aos com bateria tão grande quanto a de um carro elétrico. O GWM Haval H6 atuava nos dois extremos desde o seu lançamento, há pouco mais de um ano. Agora, passa a ter um meio termo.
O novo Haval H6 PHEV19 ainda é híbrido plug-in, mas tem bateria menor. São 19 kWh de capacidade em vez de 34 kWh. A redução na autonomia elétrica, de 113 para 74 km, não é tão grande quanto a redução de preço, que chega a R$ 50.000. A nova versão custa R$ 229.000 até o próximo dia 21, depois passará aos R$ 239.000. A versão com bateria maior custa R$ 279.000.
![Haval H6 PHEV19 (05) Haval H6 PHEV19 (05)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/0013_FGD_2751.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A bateria é a principal diferença, mas não é a única. Está nova versão plug-in também abre mão do motor elétrico traseiro que garantia a tração integral. Com apenas um motor elétrico dianteiro, a potência cai de 393 cv para 326 cv e o torque cai de 77 kgfm para 53,5 kgfm.
Por outro lado, uma bateria menor e a eliminação de um motor pouparam preso, 150 kg, de 2.040 km para 1.890 kg. Bom para o consumo: faz 36,2 km/l na cidade e 31,1 km/l na estrada, enquanto a versão mais potente faz 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada. Os dados são de homologação no PBEV do Inmetro.
![Haval H6 PHEV19 (06) Haval H6 PHEV19 (06)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/0138_FGD_2383.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Dirigindo, é nítida a ausência de um impulso no eixo traseiro, mas não há prejuízo no desempenho em condições normais. É o carro quem decide quando o motor a combustão também auxilia no movimento do carro por meio do câmbio de duas marchas: uma para médias velocidades e outra para altas velocidades, mas isso é comum a todos os Haval H6.
![Haval H6 PHEV19 (06) Haval H6 PHEV19 (06)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/0128_FGD_2337.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também por conta do gerenciamento dos motores, há uma diferença mais notável nas acelerações mais fortes. Com dois motores elétricos empurrando, o H6 cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 s. Na nova versão esse tempo aumenta para 7,6 s. Ainda é um ótimo desempenho para um SUV médio.
![Haval H6 PHEV19 (03) Haval H6 PHEV19 (03)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/0047_FGD_2774.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O H6 PHEV19 tem poucas alterações visuais, concentradas no interior, com novos revestimentos e padronagens, além de cores mais claras como branco e bronze – segundo a GWM, uma tendência na Europa.
Por fora, a única alteração fica para as rodas, com design exclusivo, mas com as mesmas 19 polegadas do PHEV34.
![Haval H6 PHEV19 (02) Haval H6 PHEV19 (02)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/0024_FGD_2679.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Entre os equipamentos, há piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência (com detecção de pedestres, bicicletas e motor), alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, permanência e centralização de faixa, alerta de abertura de portas, reconhecimento de placas de velocidade, repetidor de manobras, sistema de estacionamento autônomo e câmera 360°.
Há também teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, porta-malas com abertura elétrica, controle remoto do veículo pelo celular e central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.