Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Mercedes-Benz C 300 melhorou em quase tudo, mas custa R$ 399.990

Veja por que achamos uma grata surpresa conhecer o novo Classe C, que eleva o padrão do segmento na forma, no conteúdo e no preço

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 abr 2022, 17h13 - Publicado em 14 abr 2022, 12h32

A nova geração do Mercedes-Benz Classe C chegou ao Brasil inteiramente revista e melhorada, mas consideravelmente mais cara: agora o sedã não sai por menos de R$ 349.990 na versão C 200, que antes custava R$ 279.900.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A versão mostrada aqui, a topo de linha C 300, ainda mais cara: R$ 399.990 já com tudo o que o Classe C pode oferecer. Mas será que vale tudo isso?

Mercedes C300
Kit AMG Line deixa o sedã com visual mais esportivo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É preciso dizer logo de cara que a evolução do Classe C não aconteceu apenas nos preços. Ele também está maior, mais bonito, sofisticado e tecnológico. Começando pelas dimensões, o sedã cresceu 7 centímetros no comprimento e 2,5 no entre-eixos.

Mercedes C300
É a primeira vez que um Classe C tem lanternas divididas e que invadem a tampa do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Isso garantiu um bom espaço principalmente para quem vai atrás, exceto para o ocupante do meio, que ficará incomodado com o alto túnel central e precisará invadir a área dos colegas. Também para os ocupantes de trás, há duas zonas independentes de ar-condicionado, totalizando quatro na cabine.

Mercedes C300

E, falando ainda de espaço, o porta-malas permaneceu com os mesmos e bons 455 litros de capacidade da geração anterior – mais que os 365 litros do BMW Série 3 e apenas 5 litros a menos do que no Audi A4.

No visual, tanto o C 200 quanto o C 300 chegam ao Brasil com o kit AMG Line, que garante uma aparência mais esportiva, com para-choques e grade (que reproduz a estrela de três pontas da Mercedes na trama) exclusivos.

Mercedes C300
Como nos outros carros da Mercedes, o câmbio do novo Classe C segue na coluna de direção (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

No C 300, as rodas de 19 polegadas, com pneus 225/40, na dianteira, e 255/35, na traseira, recebem um aro central em preto. Detalhe que, mais do que o visual interessante, traz benefícios aerodinâmicos, segundo a Mercedes. Já as saídas de escape aparentes e a abertura no para-choque traseiro, ao contrário do detalhe das rodas, são meramente estéticos.

Mercedes C300
Espaço interno é bom e quem vai no banco traseiro tem duas zonas de ar-condicionado dedicadas. Os típicos comandos estilizados dos ajustes dos bancos dianteiros seguem, mas adotam acionamento sensível ao toque para todas as funções (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por fora, o Classe C pode até ser chamativo, mas nada se compara ao interior do sedã, com uma atmosfera que reúne sofisticação e futurismo. Há uma grande mistura de materiais e texturas, com foco na imitação de alumínio, além do destaque na iluminação – as luzes estão presentes até nas saídas de ar.

A vibe futurista se concretiza na avançada tecnologia embarcada. Todos os sistemas de condução semiautônoma estão presentes e funcionam de maneira exemplar com a ajuda de inteligência artificial.

Mercedes C300
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Mercedes C300

Eles podem, por exemplo, parar o carro, caso o motorista não mantenha contato com o volante durante a condução, e indicar as rotas do GPS com imagens da câmera frontal, entre outras funções.

A mecânica do C 300 mantém o sistema híbrido leve da geração anterior, mas aprimorado. Agora o conjunto elétrico de 48 V passa a ser acoplado diretamente ao motor, sem o uso de correias. Assim, seu funcionamento passou a ser mais rápido, suave e eficiente.

Mercedes C300
(FErnando Pires/Quatro Rodas)

O motor a combustão é um 2.0 turbo de 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, unido ao câmbio automático de nove marchas. Para completar, o sistema elétrico pode entregar 27 cv e 20,4 kgfm extras em determinadas situações, como arrancadas e retomadas em que o motorista exija mais força através do pedal (que é pivotado no chão, dando mais firmeza para quem gosta de dirigir esportivamente, embora essa não seja a proposta do carro). Segundo a Mercedes, o C 300 vai de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.

Continua após a publicidade

O auxiliar elétrico, por sua vez, economiza combustível em situações que não demandam aceleração. Nessa hora, o motor a combustão pode ser desligado e o veículo se movimentar em neutro, a famigerada “banguela”.

Mercedes C300
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Apesar da alta potência, do visual (e do pedal do acelerador), o Classe C traz um conjunto de suspensões focado no conforto, e não na esportividade. Os mais afoitos podem até reclamar, mas foi uma boa escolha considerando o uso diário do carro em nossas ruas de asfalto batido.

Na prática, os preços cobrados pelo C 300 não fogem à realidade, já que seus concorrentes custam pouco menos e que no mercado existem hatches compactos com preços acima de R$ 120.000.

Mercedes C300
Aro central fica bem disfarçado e leva a inscrição da divisão esportiva AMG (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Veredicto Quatro Rodas

A Mercedes pode até cobrar caro, mas é preciso considerar que o Classe C subiu de nível em tecnologia e refinamento. Isso justifica o degrau

Ficha Técnica – Mercedes-Benz C 300

Preço: R$ 399.990
Motor: gasolina, diant., 4 cil., 16V, injeção direta, turbo, 1.999 cm3; 258 cv a 5.800 rpm, 40,8 kgfm entre 2.000 e 3.200 rpm; elétrico, 48V, 27 cv, 20,4 kgfm
Câmbio: automático, 9 m., tração traseira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. braços sobrepostos (diant.), multi-braços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 225/40 R19 (diant.), 255/35 R19 (tras.)
Dimensões: comprimento, 475,1 cm; largura, 203,3 cm; altura, 143,8 cm; entre-eixos, 286,5 cm; peso, 1.675 kg; porta-malas, 455 l; tanque, 66 l
Desempenho: 0 a 100 km/h, 6 s; veloc. máx. de 250 km/h

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.