Não é todo carro que pode se orgulhar de chegar a 11ª geração e muito menos ter 75 anos de história no mundo. Esse é o currículo do Mercedes-Benz Classe E, que estreia no Brasil na versão Exclusive 300 equipada com sistema híbrido leve.
É isso mesmo. Nada de híbrido plug-in por aqui. Existe uma versão vendida na Europa que tem 255 cv e atinge uma autonomia elétrica de até 100 km. Porém a marca optou por trazer apenas a versão híbrida leve que combina o motor 2.0 a gasolina de 253 cv e 40,8 kgfm com um pequeno motor elétrico de 23 cv e 20,9 kgfm instalado na transmissão automática de 9 velocidades (9G-TRONIC) com o intuito de reduzir o peso.
Esse pequeno motor elétrico substitui o motor de arranque e o alternador de uma vez só e oferece a sua potência e torque adicionais para apoiar o motor a combustão em algumas situações, como em uma arrancada brusca.
Ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima, segundo a marca. Praticamente o mesmo tempo executado pela geração anterior testada por QUATRO RODAS, que trazia apenas um motor 2.0 de 258 cv.
Ainda não tivemos a oportunidade de testá-lo, mas com base nos números de consumo do Inmetro essa nova geração não é tão econômica quanto o modelo anterior, porém ainda não temos os nossos números para comparação.
Segundo o Inmetro o sedã faz 9,5 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada – médias interessantes para um modelo que pesa 1.855 kg e esperados para um híbrido leve que traz mais vantagem para o desempenho do que para o consumo.
Design atemporal e interior de “encher os olhos”
O capô longo com os powedones (vincos marcados) combinados com a grade cromada com os frisos horizontais trazem uma sofisticação única. A famosa estrela no capô (que atualmente é dobrável por segurança) ajuda a complementar esse refinamento.
Na lateral o cromado volta a estar presente na soleira das portas e na moldura das janelas. É interessante observar que o cromado pode ser um ótimo elemento para trazer sofisticação, mas deve ser usado com moderação, temos alguns exemplos de picapes que exageraram na dose. As maçanetas, por sua vez, são ocultas e escamoteáveis, assim como o elétrico de alto luxo EQS.
As rodas aro 20 com exatos 20 raios completam a robustez do sedã. Na traseira há lanternas duplas com o desenho da estrela da Mercedes, um recurso interessante e visualmente elegante.
O fã da marca leva um susto ao entrar na cabine e é um boa surpresa: um conjunto de telas que somam 39”. É a mesma sensação ao entrar no EQS, a diferença é que no E300 apenas duas telas (a central e a do passageiro) estão unidas por um vidro enquanto o EQS tem três telas unificadas. O sedã traz um quadro de instrumentos flutuante de 12,3” com função 3D e é acompanhado pelo Head Up Display (HUD).
O revestimento em couro Nappa no volante, painel, portas e bancos ajudam a te situar que está a bordo de um dos sedãs mais luxuosos do mundo e as costuras dos assentos são em diamante, segundo a Mercedes.
A central MBUX usa tecnologia 5G para oferecer serviços exclusivos como navegação com trânsito em tempo real com direito a realidade aumentada. Esse recurso faz com que apareça na tela central uma imagem do local que você deve virar e há até uma seta em azul que mostra onde você deve passar. Acredito que essa tecnologia torna impossível alguém errar o caminho novamente.
O software também permite que você estabeleça as suas preferências na cabine como temperatura do ar-condicionado se o dia estiver mais quente ou mais frio e até a preferência musical. Mas, tudo isso pode ser feito por simples comandos de voz e a versão “Alexa” da Mercedes realiza qualquer comando ou pedido sem titubear ou ter que repetir a informação.
O E300 estreia o Mercedes Me, um sistema que conecta o carro ao smartphone do cliente e permite uma experiência mais personalizada do multimídia com a utilização de aplicativos nativos. É possível se conectar a sua conta do Spotify e poder usufruir do sistema de som Burmester 4D de 730 W com 17 auto-falantes, que faz o banco vibrar em diferentes intensidades.
Essa funcionalidade permite se livrar da dependência do celular. Mas há a opção do pareamento sem fio com Android Auto e Apple Car Play, mas nos dois casos a função do Waze, por exemplo, não traz a realidade aumentada e nem a transmissão da navegação também no quadro de instrumentos. No caso do uso de apps de música o som também não será beneficiado pela função 4D.
Para completar a parte de tecnologia o E300 traz uma câmera de selfie, que permite fazer vídeos e fotos com o carro parado e armazená-los em um pen-drive. A lente é grande angular portanto as imagens são abrangentes e incluem todo o interior do veículo.
É sabido que compradores do Classe E andam corriqueiramente no banco traseiro e isso motivou o alongamento em 2 cm no entre-eixos. O espaço para pernas ficou 17 milímetros maior, segundo a marca, e o espaço para os ombros cresceu em 25 milímetros, chegando próximo ao espaço do Classe S.
Suspensão pneumática e fácil de manobrar
Tivemos um contato curto com o sedã em um ambiente urbano e não foi possível avaliar o desempenho máximo do sistema híbrido leve, mas foi suficiente para ser impactada pela excelente suspensão pneumática que se torna mais rígida em uma condução mais esportiva e mais macia em uma rodagem mais tranquila e defensiva.
A posição de dirigir do sedã já traz uma vantagem inerente, pois o centro de gravidade mais baixo traz uma estabilidade para carroceria única e que nenhum SUV pode se aproximar. Os amantes da direção são fãs de sedãs, em especial, por serem carrocerias que trazem essa direção agradável e a Mercedes, não a tôa, se tornou a sétima marca mais valiosa do mundo graças aos seus sedãs.
Com quase 5 metros de comprimento é bem-vindo o esterçamento de até 4,5 graus das rodas traseiras o tornando tão fácil de estacionar quanto um hatch. E torna ainda o E300 mais ágil nas curvas, provocando uma sensação de que o entre-eixos é menor.
O conteúdo é rico como deve ser em um modelo de luxo como esse e traz todas as tecnologias semiautônomas como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e estacionamento automático.
Tanta tecnologia e requinte tem um custo: R$ 639.900. E quem quiser terá que correr pois a Mercedes só trouxe 15 exemplares para o Brasil, pois o posicionamento da marca é ser uma empresa icônica de luxo e não uma marca de volume.
Essa estratégia fez com o que os preços de todos os modelos estejam inflacionados e em comparação com o maior rival, o BMW Série 5, o E300 custa pouco mais de R$ 170.000 mais caro. É uma diferença significativa e o BMW é híbrido plug-in e é mais potente com 292 cv de potência total. Nos resta saber se o poder da estrela e a tradição da Mercedes são suficientes para compensar toda essa disparidade de preço.
Ficha Técnica – Mercedes E300 Exclusive
Motor: gasolina, dianteiro, 1.999 cm3; 253 cv a 5.800 rpm, 40,8 kgfm a 4.000 rpm; Motor elétrico: 23 cv e 20,9 kgfm
Câmbio: automático, 9 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: pneumática, ind. McPherson (diant.) multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant e tras.)
Pneus: 245/40 R20 (diant.) 275/35 R20 (tras.)
Peso: 1.855 kg
Dimensões: comprimento, 494,9 cm; largura, 194,8 cm; altura, 146,9 cm; entre-eixos, 293 cm; tanque, 66 l; porta-malas, 540 litros