Os hatches e sedãs compactos mais rápidos testados por QUATRO RODAS
Fiesta com motor 1.0 turbo é o novo líder; entenda a metodologia aplicada pela QUATRO RODAS
Os testes de aceleração da QUATRO RODAS são realizados no Campo de Provas da TRW em Limeira (SP), e seguem uma metodologia específica, de modo a que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, em condições idênticas, independente do piloto que faça os ensaios.
Assim como no caso dos testes de consumo, o objetivo aqui não é reproduzir fielmente o número que cada proprietário consegue obter com seu carro (afinal, na vida real as características de condução e condições como altitude, inclinação da pista, combustível e carga são sempre variáveis), e sim criar um padrão de referência para que diferentes veículos possam se comparados.
Na prática, isso significa que o dado mais relevante aqui são as diferenças de tempos entre cada modelo, e não o número absoluto da aceleração de 0 a 100 km/h. Um motorista sempre poderá obter números melhores ou piores do que os publicados abaixo. O que nós garantimos é que, quando colocamos dois modelos diferentes em condições idênticas de ambiente e condução, estas serão as diferenças de desempenho entre eles.
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Todos os testes são feitos com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado. Nos carros manuais, as marchas são trocadas nas rotações indicadas para cada velocidade. Nos automáticos, a alavanca do câmbio fica em D (ou S, se disponível) e o piloto pressiona o acelerador até o final do curto.
As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.
O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente. Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.
| Posição | Modelo | De 0 a 100 km/h |
|---|---|---|
| 1 | Ford Fiesta Titanium 1.0 turbo Ecoboost AT | 9,5 s |
| 2 | Hyundai HB20 Premium 1.6 MT | 10,6 s |
| 3 | VW Speed Up! 1.0 TSI MT | 11,0 s |
| – | Toyota Etios XLS 1.5 MT | 11,0 s |
| 4 | Ford Ka+ SEL 1.5 MT | 11,1 s |
| – | Hyundai HB20S Premium 1.6 AT | 11,1 s |
| 5 | VW Fox Pepper 1.6 MSI MT | 11,2 s |
| 6 | Ford Fiesta 1.6 Sport MT | 11,3 s |
| 7 | Ford Fiesta Titanium 1.6 AT | 11,4 s |
| – | Nissan Versa Unique 1.6 MT | 11,4 s |
| – | Ford Ka SEL 1.5 MT | 11,4 s |
| 8 | Hyundai HB20 Comfort Style 1.0 Turbo MT | 11,5 s |
| – | Honda Fit EXL 1.5 CVT | 11,5 s |
| 9 | Fiat Palio Essence 1.6 MT | 11,6 s |
| 10 | Honda City EXL 1.5 CVT | 11,7 s |
| 11 | Hyundai HB20 Premium 1.6 AT | 12,0 s |
| – | VW Gol Highline 1.6 MT | 12,0 s |
| 12 | Chevrolet Prisma LTZ 1.4 MT | 12,1 s |
| – | JAC J2 1.4 MT | 12,1 s |
| 13 | Fiat Uno Way 1.3 FireFly MT | 12,5 s |
| – | Ford Fiesta S 1.5 MT | 12,5 s |
| 14 | Fiat Punto Essence 1.6 MT | 12,6 s |
| – | Toyota Etios Sedan XLS 1.5 AT | 12,6 s |
| 15 | Nissan Versa Unique 1.6 CVT | 12,8 s |
| 16 | Toyota Etios XLS 1.5 AT | 13,1 s |
| 17 | Chevrolet Cobalt Elite 1.8 AT | 13,2 s |
| 18 | Chery Celer 1.5 MT | 13,3 s |
| – | VW Gol Highline 1.6 AT | 13,3 s |
| 19 | Renault Logan 1.6 MT | 13,6 s |
| 20 | Toyota Etios X 1.3 AT | 14,0 s |
| 21 | VW Take Up! 1.0 MT | 14,3 s |
| 22 | Chevrolet Onix Joy 1.0 MT | 14,6 s |
| 23 | Peugeot 208 1.2 PureTech MT | 14,8 s |
| 24 | Citroën C3 1.2 PureTech MT | 15,0 s |
| – | VW Gol Trendline 2 portas 1.0 MT | 15,0 s |
| 25 | Ford Ka 1.0 MT | 15,3 s |
| – | Renault Sandero 1.6 MT | 15,3 s |
| 26 | Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly MT | 15,6 s |
| 27 | Renault Sandero Stepway 1.6 MT | 15,9 s |
| – | VW Fox Bluemotion 1.0 MT | 15,9 s |
| 28 | Ford Ka+ 1.0 MT | 16,0 s |
| 29 | Kia Picanto 1.0 MT | 16,1 s |
| – | Nissan March 1.0 MT | 16,1 s |
| 30 | Chevrolet Onix LT 1.0 MT | 16,4 s |
| 31 | VW Gol Comfortline 4 portas 1.0 MT | 16,5 s |
| 32 | Chery QQ 1.1 MT | 16,7 s |
| 33 | Renault Logan 1.6 AT | 16,8 s |
| 34 | Hyundai HB20 1.0 MT | 17,1 s |
| 35 | VW Up! 1.0 AT | 17,2 s |
| 36 | Renault Sandero 1.0 MT | 17,3 s |
| – | Fiat Mobi Way On 1.0 MT | 17,3 s |
| 37 | Fiat Mobi Like On 1.0 MT | 17,5 s |
| 38 | Fiat Palio Attractive 1.0 MT | 19,9 s |
Esportivos como DS3, Peugeot 208 GT, Suzuki Swift Sport e Renault Sandero R.S. ficam de fora, pois estão incluídos num ranking à parte, assim como compactos premium como Audi A1, Fiat 500 e Mini Cooper.
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