Por Péricles Malheiros
47 364 km
A revisão dos 40 000 km foi conturbada e pede uma breve recapitulação: a autorizada Paris condenou o par de amortecedores dianteiros e alegou ter feito a troca, em garantia. Uma inspeção do nosso consultor técnico Fabio Fukuda, no entanto, revelou que as peças sequer foram tocadas. Depois de uma nova ida à Paris – e nova verificação –, a repetição do problema: “Não trocaram de novo, as peças são as mesmas. A mancha de óleo está mais seca, o que pode significar que o vazamento cessou, já que o funcionamento parece estar normal e não há qualquer tipo de ruído”, disse Fukuda
Por se tratar de um componente vital para a segurança, retornamos à rede Peugeot, mas dessa vez na concessionária Pavillon. “Esses amortecedores estão funcionando perfeitamente. Não há necessidade de troca”, disse o consultor. Como a Paris também derrapou na hora de fazer o rodízio – o lado esquerdo foi esquecido –, corrigimos a posição na oficina de Fukuda. A troca resultou numa vibração incômoda do volante e aproveitamos a ida à Pavillon para solicitar uma nova rodada de alinhamento e balanceamento, serviços feitos a contento, por 98 reais.
Elogiado por todos pelo acabamento primoroso e pela qualidade dos materiais empregados na cabine, o 3008 surpreendeu no último mês. A guarnição (borracha de isolamento) da porta dianteira esquerda começou a se soltar sem motivo aparente. “Eu a reposicionei em duas ocasiões, mas ela não fica mais na posição correta”, disse o fotógrafo Silvio Gioia, que aproveitou para fazer uma foto para o nosso diário.
Cheio de fôlego, espaço e itens de conforto, o 3008 continua sendo a primeira opção de nossa frota para quem vai viajar. Pena que os serviços prestados pela rede não tenham contribuído com outro item importante para quem vive na estrada: confiabilidade.
Consumo
No mês (48,5% na cidade): Gasolina – 9,2 km/l
Desde mar/11 (34,5% na cidade): Gasolina – 9,6 km/l
Guarnição da porta do motorista passou a se soltar sozinha. E teima em não ficar no lugar.