Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Parece de outro planeta

Parece de outro planeta

Por Redação
18 jul 2014, 13h41 • Atualizado em 19 jan 2023, 12h08
657_longagolf_01
657_longagolf_01 (/)
Continua após publicidade
  • Por Péricles Malheiros

    33 780 km

    Em seu site, a Volkswagen anunciava que a revisão dos 30 000 km do novo Golf com câmbio DSG custava R$ 290, mas deixava claro que o valor não incluía mão de obra. Para piorar, o novo Golf era o único modelo sem informação do tempo gasto em cada parada. Contatada, a fábrica explicou que esses dados haviam saído do ar para uma atualização do site, mas que a terceira revisão consome 1h30 – dois dias após nosso contato, tudo havia voltado ao normal. Cotamos o valor da hora de mão de obra e, em cinco concessionárias, ouvimos o mesmo valor: R$ 150. Assim, o preço sugerido real da terceira revisão ficaria em R$ 515. Ficaria.

    Com exatos 30 000 km, nosso Golf foi deixado na concessionária paulistana Marte. No dia seguinte, o consultor enviou um e-mail com o orçamento: R$ 950. O plano de manutenção do Golf estabelece basicamente a troca de óleo do motor mais o respectivo filtro e também o filtro do ar-condicionado. Questionamos o técnico sobre a presença de dois itens no orçamento: higienização do ar-condicionado e filtro de ar do motor. “A higienização é mera recomendação, mas no caso do filtro , a troca é obrigatória”, disse o consultor. “Por que, então, ela não consta no site da VW – que, aliás, tem preço sugerido da revisão bem abaixo?”, rebatemos. De imediato, o técnico topou fazer a manutenção básica, descartando a higienização do ar. “Mas vou manter a troca do filtro de ar do motor, pois garanto que está errado no site”, disse ele. Pedimos ainda uma verificação de ruídos na suspensão e na embreagem. No fim das contas, pagamos R$ 740 (R$ 610 da revisão e R$ 130 pelos serviços extras).

    Os itens da revisão foram, de fato, trocados, mas a Marte deixou uma mangueira de respiro de óleo solta. Sobre os ruídos, foi feito um reaperto da suspensão. Quanto à embreagem DSG, ouvimos o de sempre: “É uma característica do projeto”.

    Em novo contato, a VW confirmou, para nosso espanto, a informação de seu site: o filtro de ar do motor é trocado a cada longos 90 000 km.

    Continua após a publicidade

    Consumo

    No mês: 11,9 km/l com 27,3% de rodagem na cidade

    Desde dez/13: 10,6 km/l com 18,8% de rodagem na cidade

    Combustível: gasolina

    Continua após a publicidade

    Principais ocorrências

    27 125 km ruído na suspensão dianteira

    30 805 km Odor de mofo na cabine

    Gastos no mês

    Combustível: R$ 1 170

    Continua após a publicidade

    Revisão: R$ 740

    Diário

    657_longagolf_02

    Aos 30 000 km, Golf cumpre metade da jornada | Na revisão, a concessionária se esqueceu de prender uma mangueira

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.