54049 km
Nosso assistente Eduardo Campilongo foi curtir as férias de fim de ano no Rio de Janeiro. O hodômetro se aproximava dos 52 500 km, quilometragem prevista para a última troca de óleo antes do desmonte. Agendamos o serviço na Smart Barra, a única concessionária no Rio de Janeiro. A rede Smart é tão minúscula quanto o carro – além da autorizada do Rio, há duas em São Paulo, e uma no Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina.
Pagamos 544 reais pela manutenção, que incluiu 4 litros de lubrificante, filtro de óleo e mão de obra. Na edição de setembro de 2009, fizemos o mesmo serviço por 315 reais, em São Paulo.
Na viagem de retorno, uma pedra atingiu o parabrisa, fazendo surgir, de imediato, uma grande trinca em direção ao centro. O técnico da Carglass, empresa especializada na reparação de para-brisas deu a sentença em segundos: “Foi muito perto da borda, não dá para consertar”. E ficou claro que a pedrada dói mais nos donos de Smart que moram no Rio. Em São Paulo, houve variação de preço entre as duas concessionárias. A troca (com peça e mão de obra) foi cotada em 1 503 reais na Europa Motors e 1 700 reais na Itatiaia. No Rio, na mesma autorizada que fez a troca de óleo, o orçamento foi de 2 558 reais – uma diferença de até 70% na comparação com São Paulo. A Mercedes, dona da Smart, reconhece que suas oficinas têm autonomia para praticar preços diferentes entre si. Mas uma fonte ligada à marca alemã revela: “Os casos de cobrança de preços abusivos estão ficando recorrentes. Em breve, a Mercedes precisará interceder para preservar a imagem da Smart”. A maior variação detectada foi na mão de obra. Para trocar o para-brisa, a Smart Barra cobrou 358 reais, contra 160 reais da Europa Motors, uma diferença de 123,8%.
Consumo:
No mês (30,8% na cidade): Gasolina – 13,2 km/l
Desde set/09 (42,4% na cidade): 12,1 km/l
Principais ocorrências:
53345 km: uma pedra atingiu o canto do para-brisa