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Peterbilt 389: dirigimos caminhão de 630 cv com quarto com TV e geladeira

Andamos em um dos 10 Peterbilt 389 produzidos exclusivamente para colecionadores do Brasil em uma iniciativa sem precedentes no mundo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 ago 2024, 19h15 - Publicado em 17 mar 2022, 17h18

A sensação de que você já conhece esse caminhão é real. Os Peterbilt aparecem em qualquer cena que se passe em estradas dos Estados Unidos, seja de filmes ou de séries. O Optimus Prime, de Transformers, é um Peterbilt. São tão onipresentes por lá quanto os Mercedes 1113 “Muriçoca” no Brasil. Difícil é identificar rapidamente de qual Peterbilt se trata.

Essa frente comprida, com grade do radiador gigante e a cabine que começa estreita e alarga-se atrás é característica da a linhagem de caminhões que começou com o modelo 280/350, em 1954. Eles evoluíram em tudo nos últimos 68 anos, mas sem abandonar o design clássico.

Peterbilt 389 Legendary Edition
Imagine-se vendo essa grade de inox pelo retrovisor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É tão marcante que colecionadores brasileiros se uniram para importar 10 unidades do Peterbilt 389 novos em uma operação sem precedentes no mundo. Porque importação de caminhões é comum, mas não para apenas integrarem coleções. É tão incomum que foi difícil convencer a Paccar, dona da Peterbilt, a vender estes caminhões.

Peterbilt 389 Legendary Edition
Tudo que brilha ou é inox, ou é alumínio ou é cromado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Peterbilt já vendeu caminhões Volkswagen brasileiros nos Estados Unidos, mas hoje pertence ao grupo Paccar. Foi a DAF, única marca da Paccar atuante no Brasil, fizesse a intermediação das negociações na Fenatran de 2019.

Deu tão certo que esses caminhões formam a série especial Legendary com numeração de chassi própria e que só existe no Brasil.

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Peterbilt 389 Legendary Edition
Traseira já começou a receber customização do proprietário (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O caminhão das fotos é o exemplar 2/10, pintado em preto metálico, e já começou a ser customizado com para-lamas e para-choque traseiros de inox, além de lanternas com leds sequenciais. O proprietário ainda pretende cobrir por completo as longarinas. Afinal, esse caminhão nunca será conectado a um implemento.

Rei dos cromados

Para-choque, grade, filtros de ar, retrovisores, parassol, polainas, buzinas, os clássicos dutos de escape verticais e até os faróis destacados, presos à grade como há décadas, são de inox ou cromados por tradição.

Peterbilt 389 Legendary Edition
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O brilho de cada uma dessas peças é um convite aos outros caminhoneiros chamarem na buzina. A resposta sai da buzina a ar, acionada por uma corda pendurada no teto à esquerda do motorista, como nos filmes.

O barulho do motor não hesita em invadir a cabine e ouve-se nitidamente o ar sendo sugado atraves dos filtros a cada aceleração. O culpado é um motor Cummins X15, um seis cilindros de 15 litros moderno que no Brasil é usado apenas para aplicações navais, como rebocadores. Pesa 1.450 kg e nesta unidade, sem limitadores de rotação, entrega 630 cv e colossais 283,2 kgfm. Não por acaso, usa freios a disco acionado pelo sistema pneumático.

Peterbilt 389 Legendary Edition
Cabine é muito mais estreita do que você imagina (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O mais curioso ao assumir a direção de um caminhão tão grande é notar como a cabine é pequena, com largura equivalente a de uma Ford F-250 ou Chevrolet Silverado. Além disso, há uma oscilação lateral que não existe nos caminhões rodoviários brasileiros, com entre-eixos mais curtos.

Peterbilt 389 Legendary Edition
A cabine Sleeper de 78″ tem área de descanso de 4m² e cama de casal (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Peterbilt 389 Legendary Edition
Geladeira e, logo abaixo, um cabideiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os instrumentos são analógicos e têm aros cromados ao redor. Mas as telas do computador de bordo e da central multimídia garantem o acesso a outras informações providenciais.

Todos os 10 Peterbilt desta série estão com praticamente todos os opcionais disponíveis. O painel é emborrachado e tem apliques imitando madeira, os bancos dianteiros são pneumáticos e o câmbio é um automatizado Eaton com 18 marchas, sendo duas overdrive.

Peterbilt 389 Legendary Edition
Motor Cummins X15 é vendido no Brasil para uso em embarcações (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Atrás está a maior cabine sleeper disponível, praticamente um quarto de 4 m² com mais de 2 m de pé direito, uma janela de cada lado, saídas de ar-condicionado dedicadas, geladeira, smart TV, guardarroupas e uma cama de casal.

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Deitado ali, ainda é possível comandar um gerador a diesel (APU) de 2kW instalado no chassi responsável por alimentar todos os eletrodomésticos quando o motor principal estiver desligado. Só não dá para chamar de suíte por não ter banheiro. Ainda assim, justifica seu longo reinado nas rodovias norte-americanas. E nas telonas.

Ficha Técnica – Peterbilt 389 Legendary Edition

Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, Cummins X-15 6 cilindros, turbo, 14.900 cm3; 630 cv a 2.100 rpm e 283,2 kgfm a 1400 rpm
Câmbio: automatizado, Eaton Fuller, 18 marchas, 2 ovd., tração 6×4
Direção: hidráulica
Suspensão: eixos rígidos com molas semielípticas e a ar na traseita
Freios: a ar com discos sólidos
Pneus: 24.5-32
Dimensões: entre-eixos, 711,2 cm; leito, 198,1 cm; cabine completa, 332,7 m; capô, 186 cm

Peterbilt 389 em mais de 50 fotos

 

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