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Peugeot 2008 2025 anda bem com motor do Pulse, mas peca por não ter ACC

SUV compacto da Peugeot estreia nova geração com conteúdo mais rico e equipada com motor 1.0 turbo e câmbio CVT, e sim, ficou divertido de dirigir

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 ago 2024, 10h09 - Publicado em 12 ago 2024, 10h00
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  • A nova geração do Peugeot 2008 foi lançada oficialmente na última quarta-feira (07) e estreou com mudança de plataforma, design renovado e herda o mesmo conjunto mecânico do Fiat Pulse. Agora é hora de saber se a dinâmica do novo SUV compacto está à altura de toda a expectativa por ele. 

    Como anda o Peugeot 2008 2025?

    Para dar conta de uma nova geração com direito a uma carroceria completamente renovada não dava para permanecer com o antigo motor 1.6 aspirado de 120 cv, mas também não daria para usar o 1.6 THP de 173 cv. Era preciso um motor completamente novo, o que levou ao 1.0 GSE Turbo flex com 130 cv e 20,4 kgfm que estreou junto com o Fiat Pulse e também equipa os Peugeot 208 e Citroën Aircross. A combinação é com o câmbio CVT que simula sete marchas. 

    Não custa lembrar: desde o lançamento da primeira geração, em 2015, o Peugeot 2008 sofreu com estratégias equivocadas na mecânica. Até 2017 o seu câmbio automático só tinha quatro marchas e portanto não tirava o máximo de desempenho do motor e até 2019 a versão com motor turbo só era vendida com câmbio manual. Agora ele consegue seguir as tendências do segmento.

    Peugeot 2008 GT T200 2025 (1)

    Uma das evoluções está na melhora do NVH, o índice que mede o nível de ruído, vibração e aspereza. Segundo a marca é o melhor conforto acústico do segmento, mas só vamos conseguir precisar essa evolução na nossa pista. Neste primeiro contato é possível dizer que a cabine está mais silenciosa graças a combinação de um isolamento acústico mais competente e de um motor menos ruidoso.

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    A vibração do motor também é bem filtrada e é praticamente imperceptível no interior. É uma evolução, sem dúvidas, e uma surpresa. Afinal, fontes ligadas à fábrica nos afirmaram que houve uma simplificação no isolamento acústico do “nosso” 2008 em relação ao modelo europeu, mas não foi essa a nossa impressão. Os europeus usam outro motor, um 1.2 turbo.

    Peugeot 2008 GT T200 2025 (22)
    (Divulgação/Peugeot)

    A suspensão também tem mudanças importantes. Mantém o conjunto McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas com amortecedores de dupla ação que foram calibrados para os nossos pisos irregulares. O sistema é competente ao filtrar as imperfeições do piso, sem pancadas secas. Mesmo em pavimento de paralelepípedo a carroceria se mantém estável.

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    O acerto da suspensão trabalha bem com a direção precisa e nada anestesiada, portanto há uma conexão com o piso, necessária para uma condução mais divertida.

    Peugeot 2008 GT T200 2025 (1)

    O conceito i-Cockpit contribui com essa diversão graças ao volante menor e de base achatada combinado com o quadro de instrumentos 3D, que pode ser visualizado logo acima do volante, produzindo um efeito próximo a de um head up display, que transmite as informações no para-brisa. 

    Esse conceito casado com a central multimídia voltada para o motorista privilegia a ergonomia, que é elogiável, também pelos ajustes de altura e profundidade do volante e de altura dos bancos. Os assentos, por sua vez, são confortáveis e seguram bem o corpo graças ao emprego de uma espuma de boa densidade e que proporciona mais conforto em viagens longas. 

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    Peugeot 2008 GT T200 2025 (1)

    O prazer ao dirigir fica mais presente ao acionar o modo Sport em um botão do lado esquerdo do volante. Ele garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e da simulação de marchas. O motor invade mais a cabine e instiga o motorista a pisar fundo e ter uma condução mais ágil. 

    Peugeot 2008 GT T200 2025 (1)
    (Pedro Bicudo/Peugeot)

    O espaço traseiro é generoso graças ao incremento de 6 cm no entre-eixos, chegando aos 2,61 m. A curvatura dos bancos beneficia o espaço para pernas e segundo a Peugeot o espaço para cabeça é de 94 cm, 2 cm extras em relação aos rivais como Hyundai Creta e VW T-Cross.

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    O novo 2008 2025 até tem tecnologias de auxílio à condução, porém só para quem pagar mais. A versão intermediária Allure só tem alerta de ponto cego e câmeras com visão de 360 graus, e mesmo ela só tem quatro airbags, como a versão básica Active.

    Peugeot 2008 GT T200 2025 (34)

    Alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto automática, sensor de fadiga, reconhecimento de placas e alerta de saída de faixa com correção da trajetórias só estão presentes na versão mais cara, a GT. Esta também é a única versão com seis airbags. O piloto automático adaptativo (ACC) não está disponível nem sequer como opcional.

    Peugeot 2008 GT T200 2025 (1)
    (Pedro Bicudo/Peugeot)
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    Este é um ponto importante: são poucos os SUVs compactos que não têm seis airbags de série e as exceções são os projetos mais antigos. Além disso, os VW T-Cross e Nivus de entrada, por exemplo, têm preço na mesma faixa da versão GT e têm ACC de série, além das outras tecnologias de auxílio a condução. O Renault Kardian tem ACC desde a versão de entrada, que custa R$ 122.990. 

    Peugeot 2008 GT T200 2025 (20)
    (Divulgação/Peugeot)

    Os preços do Peugeot 2008 2025 são, definitivamente, agressivos. O modelo parte de R$ 119.990 e chega a R$ 149.990. A questão é que os preços são promocionais e válidos apenas até 30 de agosto, portanto são válidos por menos de um mês e ninguém sabe quanto vai custar depois. Só não podem abusar, para não errarem com o 2008 mais uma vez. 

    Ficha técnica – Peugeot 2008 2025

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