Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ranking de testes: aceleração de sedãs e hatches médios

Jetta 2.0 TSI permanece na liderança, seguido de perto pelo Civic 1.5 Turbo

Por Da Redação
Atualizado em 24 nov 2016, 17h43 - Publicado em 24 nov 2016, 17h39
Ranking de testes: aceleração de sedãs e hatches médios
 (QUATRO RODAS/)
Continua após publicidade

Sinal dos tempos: entre as 10 melhores marcas de sedãs e hatches médios nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h realizadas por QUATRO RODAS, apenas um (o Focus 2.0) não é turbinado.

A lista traz novidades recentes, como o Civic 1.5 Turbo na segunda posição e o Cruze 1.4 Turbo logo atrás, em terceiro. Outro lançamento recente (e polêmico), o Golf 1.0 TSI ocupa o 15º lugar, à frente do Civic 2.0 automático.

Antes de conferir a lista completa, vale lembrar: os testes de QUATRO RODAS são feitos na pista de testes da ZF, a 660 metros de altitude. Os carros vão para a pista com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado.

Continua após a publicidade

As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.

O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente. Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.

Posição Modelo de 0 a 100 km/h
1 Volkswagen Jetta 2.0 TSI AT 7,5 s
2 Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT 7,9 s
3 Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT 9,0 s
4 Citroën C4 Lounge 1.6 THP MT 9,1 s
5 Citroën C4 Lounge 1.6 THP AT 9,2 s
Peugeot 308 1.6 THP AT 9,2 s
6 DS 4 1.6 THP AT 9,3 s
7 Peugeot 408 1.6 THP AT 9,4 s
8 Volkswagen Golf 1.4 TSI AT 9,5 s
9 Fiat Bravo 1.4 T-Jet MT 9,8 s
10 Ford Focus 2.0 AT 9,9 s
11 Ford Focus Fastback 2.0 AT 10,0 s
12 Honda Civic Sport 2.0 MT 10,1 s
13 Toyota Corolla 2.0 AT 10,2 s
14 Volkswagen Jetta 1.4 TSI AT 10,3 s
15 Volkswagen Golf 1.0 TSI MT 10,4 s
16 Honda Civic EXL 2.0 CVT 10,5 s
17 Mitsubishi Lancer 2.0 AT 10,6 s
18 Renault Fluence 2.0 CVT 10,8 s
19 Hyundai Elantra 2.0 AT 10,9 s
20 Hyundai i30 1.8 AT 11,5 s
21 Nissan Sentra 2.0 CVT 12,0 s
22 Fiat Bravo 1.8 MT 12,8 s
23 Volkswagen Golf 1.6 MSI MT 13,0 s
24 Ford Focus 1.6 MT 13,8 s

A lista acima é composta apenas por modelos que estão no mercado e que foram testados recentemente por QUATRO RODAS. Não estão inclusos modelos esportivos como o Golf GTI e o Civic Si.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.