Sinal dos tempos: entre as 10 melhores marcas de sedãs e hatches médios nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h realizadas por QUATRO RODAS, apenas um (o Focus 2.0) não é turbinado.
A lista traz novidades recentes, como o Civic 1.5 Turbo na segunda posição e o Cruze 1.4 Turbo logo atrás, em terceiro. Outro lançamento recente (e polêmico), o Golf 1.0 TSI ocupa o 15º lugar, à frente do Civic 2.0 automático.
Antes de conferir a lista completa, vale lembrar: os testes de QUATRO RODAS são feitos na pista de testes da ZF, a 660 metros de altitude. Os carros vão para a pista com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado.
As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.
O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente. Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.
Posição | Modelo | de 0 a 100 km/h |
1 | Volkswagen Jetta 2.0 TSI AT | 7,5 s |
2 | Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT | 7,9 s |
3 | Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT | 9,0 s |
4 | Citroën C4 Lounge 1.6 THP MT | 9,1 s |
5 | Citroën C4 Lounge 1.6 THP AT | 9,2 s |
— | Peugeot 308 1.6 THP AT | 9,2 s |
6 | DS 4 1.6 THP AT | 9,3 s |
7 | Peugeot 408 1.6 THP AT | 9,4 s |
8 | Volkswagen Golf 1.4 TSI AT | 9,5 s |
9 | Fiat Bravo 1.4 T-Jet MT | 9,8 s |
10 | Ford Focus 2.0 AT | 9,9 s |
11 | Ford Focus Fastback 2.0 AT | 10,0 s |
12 | Honda Civic Sport 2.0 MT | 10,1 s |
13 | Toyota Corolla 2.0 AT | 10,2 s |
14 | Volkswagen Jetta 1.4 TSI AT | 10,3 s |
15 | Volkswagen Golf 1.0 TSI MT | 10,4 s |
16 | Honda Civic EXL 2.0 CVT | 10,5 s |
17 | Mitsubishi Lancer 2.0 AT | 10,6 s |
18 | Renault Fluence 2.0 CVT | 10,8 s |
19 | Hyundai Elantra 2.0 AT | 10,9 s |
20 | Hyundai i30 1.8 AT | 11,5 s |
21 | Nissan Sentra 2.0 CVT | 12,0 s |
22 | Fiat Bravo 1.8 MT | 12,8 s |
23 | Volkswagen Golf 1.6 MSI MT | 13,0 s |
24 | Ford Focus 1.6 MT | 13,8 s |
A lista acima é composta apenas por modelos que estão no mercado e que foram testados recentemente por QUATRO RODAS. Não estão inclusos modelos esportivos como o Golf GTI e o Civic Si.