Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ranking de testes: retomadas de sedãs e hatches médios

Nas medições de 80 a 120 km/h, o Jetta 2.0 TSI é o líder, seguido pelo novo Cruze 1.4 Turbo, Peugeot 308 e Citroën C4 Lounge

Por Redação
Atualizado em 23 nov 2016, 21h23 - Publicado em 20 jul 2016, 20h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jetta, Cruze, 308 e C4 Lounge
    VW Jetta 2.0 TSI, Chevrolet Cruze 1.4 Turbo, Peugeot 308 1.6 THP e C4 Lounge 1.6 THP ()

    Além da aceleração de 0 a 100 km/h, o dado de desempenho mais relevante para os proprietários que costumam pegar estrada é a retomada de velocidade. É ela, afinal, que faz a diferença na hora de uma ultrapassagem, principalmente em rodovias de mão dupla.

    Como ocorre nas avaliações de aceleração e consumo feitas por QUATRO RODAS, as medições de retomada seguem uma metodologia específica. O objetivo é fazer com que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, independentemente do piloto ao volante. Com o método adotado, o motorista não tem como influenciar o resultado. Com isso, é possível criar um parâmetro a partir do qual diferentes carros, testados de forma distinta, possam ser comparados.

    No caso dos sedãs e hatches médios, a maioria já sai de fábrica com câmbio automático ou automatizado. As medições são feitas sempre com o câmbio em D (ou S de Sport, se disponível) e o acelerador pressionado até o final do curso. São feitas quatro passagens em cada sentido da pista, para anular os efeitos do vento. O resultado divulgado é a média de todas as passagens

    As medições de velocidade e tempo são feitas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box. O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que modelos flex possam ser comparados com versões movidas apenas a gasolina. Os testes são feitos na pista da TRW em Limeira (SP), a uma altitude de 660 metros. Para compor o ranking abaixo, foi utilizado como parâmetro a retomada de 80 a 120 km/h.

    Continua após a publicidade
    Retomada de 80 a 120 km/h (com gasolina)
    1 VW Jetta 2.0 TSI AT 4,6 s
    2 Honda Civic Touring 1.5 Turbo AT 5,1 s
    3 Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT 6,0 s
    4 Peugeot 308 1.6 THP AT 6,2 s
    5 Citroën C4 Lounge 1.6 THP AT 6,3 s
    DS 4 1.6 THP AT 6,3 s
    6 Peugeot 408 1.6 THP AT 6,4 s
    7 Ford Focus Hatch 2.0 AT 6,5 s
    VW Golf Variant 1.4 TSI AT 6,5 s
    8 VW Golf Hatch 1.4 TSI AT 6,7 s
    VW Jetta 1.4 TSI AT 6,7 s
    Ford Focus Fastback 2.0 AT 6,7 s
    9 Honda Civic EXL 2.0 AT 7,0 s
    Toyota Corolla XEi 2.0 AT 7,0 s
    10 Toyota Corolla GLi 1.8 AT 7,1 s
    11 Honda Civic LXR 2.0 AT 7,4 s
    12 Mitsubishi Lancer HLE 2.0 AT 7,5 s
    13 Renault Fluence GT Line 2.0 AT 7,9 s
    14 Hyundai i30 1.8 AT 8,1 s
    Renault Fluence 2.0 AT 8,1 s
    15 Honda Civic LXS 1.8 AT 8,2 s
    16 Nissan Sentra SL 2.0 AT 9,3 s

    Na lista acima, composta apenas por modelos que estão no mercado e que foram testados recentemente por QUATRO RODAS, não estão inclusos os sedãs e hatches médios de categoria premium, como os alemães (Audi, BMW, Mercedes) e suecos (Volvo). Versões esportivas (como Golf GTI e Civic Si) também entram numa listagem específica para esportivos.

    Abaixo, separamos os médios com câmbio manual testados recentemente por QUATRO RODAS. Nestes casos, a metodologia também muda: as retomadas são feitas em uma única marcha, para neutralizar os efeitos de diferentes tipos de condução. As medições de retomada de 80 a 120 km/h são realizadas sempre em 5ª marcha. 

    Continua após a publicidade

    Os números são consideravelmente mais altos do que se fossem feitos com trocas de marcha mas, como nas medições de automáticos em D, permitem medir a diferença exata de tempo que mostra o quanto um carro pode ser mais rápido que o outro nas mesmas condições.

    Retomada de 80 a 120 km/h (com gasolina, em 5ª)
    1 VW Golf 1.0 Turbo MT 10,3 s
    2 Ford Focus 1.6 MT 18,7 s
    3 Fiat Bravo 1.8 MT 23,8 s
    4 VW Golf 1.6 MT 25,5 s
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.