As medições de retomada da QUATRO RODAS seguem uma metodologia específica. O objetivo é fazer com que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, independentemente do piloto ao volante. Com o método adotado, o motorista não tem como influenciar o resultado. Com isso, é possível criar um parâmetro a partir do qual diferentes carros, testados em ocasiões distintas, possam ser comparados em igualdade de condições.
LEIA MAIS:
>> Ranking de testes: retomada de sedãs médios
>> Aceleração, retomada e frenagem de esportivos até R$ 100.000
>> Ranking de testes: aceleração de hatches e sedãs compactos
Para a coleta de informações sobre velocidade e tempo, é utilizado um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box. Em carros flex, o combustível utilizado é sempre a gasolina, para que modelos flex possam ser comparados com versões movidas apenas a gasolina.
Os testes são feitos na pista da TRW em Limeira (SP), a uma altitude de 660 metros, com os pneus calibrados, o tanque cheio, o ar-condicionad desligado e as janelas fechadas.
Nos modelos automáticos, as medições são feitas sempre com o câmbio em D (ou S de Sport, se disponível) e o acelerador pressionado até o final do curso. São feitas quatro passagens em cada sentido da pista, para anular os efeitos do vento. O resultado divulgado é a média de todas as passagens.
Para compor o ranking abaixo, foi utilizado como parâmetro a retomada de 80 a 120 km/h.
Posição | Modelo | Tempo (em segundos) |
---|---|---|
1º | Honda HR-V EXL 1.8 AT (gasolina) | 7,4 |
2º | Jeep Renegade Sport 4×4 2.0 AT (diesel) | 7,7 |
– | Ford EcoSport Freestyle 2.0 AT (gasolina) | 7,7 |
3º | Nissan Kicks SL 1.6 AT (gasolina) | 9,0 |
– | Renault Duster 4×2 2.0 AT (gasolina) | 9,0 |
5º | Chevrolet Tracker LTZ 1.8 AT (gasolina) | 9,7 |
6º | Ford EcoSport Freestyle 1.6 AT (gasolina) | 9,8 |
7º | Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT (gasolina) | 9,9 |
8º | Suzuki S-Cross 1.6 AT (gasolina) | 10,7 |
9º | Hyundai Tucson 2.0 AT (gasolina) | 11,3 |
10° | Jeep Renegade Longitude 1.8 AT (gasolina) | 11,6 |
É interessante notar que mesmo os melhores números de retomadas entre os SUVs compactos são bem inferiores ao dos obtidos em sedãs e hatches médios de preço equivalente.
Isso demonstra que, em termos de motorização, os SUVs compactos estão um passo atrás. São raríssimos os modelos com tecnologias modernas como injeção direta e turbo – o Peugeot 2008 1.6 que aparece na 7ª colocação no ranking acima é o aspirado; o THP só está disponível com câmbio manual, listado mais abaixo.
No caso dos modelos com câmbio manual, a medição é feita sempre em uma única marcha, para neutralizar os efeitos das trocas (cuja rapidez pode variar de acordo com o piloto). Isso gera números consideravelmente mais altos que os obtidos em automáticos.
Deve-se levar em conta, portanto, as diferenças de tempo entre os modelos e não os tempos absolutos, que sempre serão mais altos que os obtidos na vida real, com reduções e mudanças de marcha.
Posição | Modelo | Tempo (em segundos) |
---|---|---|
1º | Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP MT (gasolina) | 8,8 |
2º | JAC T6 2.0 MT (gasolina) | 20 |
3º | Citroën AirCross 1.6 MT (gasolina) | 22,5 |
4º | Jeep Renegade Sport 1.8 MT (gasolina) | 22,6 |
5º | Renault Duster 1.6 MT (gasolina) | 24,7 |
5° | JAC T5 1.5 MT (gasolina) | 31,1 |