A Renault executa um plano de ampliação de sua gama, que se apoia no conceito SUV para os mercados da América Latina. É nesse contexto que surge o Koleos, mostrado aqui.
No Brasil, o modelo será o topo de uma linha que começará no compacto Kwid (que tem apenas o visual de SUV), Sandero Stepway (aventureiro urbano) e passa por Duster e Captur (que já está sendo vendido no Brasil), antes do Koleos, que deve chegar às lojas no segundo semestre de 2017.
O Koleos é um SUV médio (considerando o Honda HR-V, pequeno, e o Audi Q7, grande). Com 4,67 metros de comprimento, ele tem o porte do Hyundai Santa Fe, que será um de seus rivais em nosso mercado.
A Renault ainda não definiu versões, conteúdos e preços. Mas é possível esperar pelo menos duas configurações no Brasil. As duas serão equipadas com o mesmo motor 2.0 de 175 cv (movido a gasolina – o flex está em estudos, segundo a fábrica), câmbio automático CVT com sete marchas predefinidas e 4×4 sob demanda, mas com pacotes de equipamentos diferentes. Os preços ficariam entre R$ 140.000 e R$ 170.000.
A versão mostrada aqui é a mais completa, que tem entre os itens de série faróis full led, bancos de couro elétricos ventilados e aquecidos, teto solar, seis airbags, sistema de som Bose e central multimídia R-Link 2, a mesma que equipa o Talisman, o sedã mais sofisticado da marca, vendido na França.
Com uma tela de 8,7″, que só perde em tamanho para as dos modelos da Tesla, segundo a Renault, ela é como um tablet com as mesmas funções táteis de zoom, rolagem e arrasto. Além de conexão Bluetooth, comandos de voz e GPS com mapas em 3D, ela permite configurar virtualmente todas as funções do carro, das cores de fundo do painel aos modos de condução.
Plataforma modular
Em nosso contato com o carro, achamos seu visual externo atraente, mas quase exagerado pela quantidade de frisos cromados, vincos, recortes e saliências na carroceria. Por dentro, o estilo é mais discreto.
Em relação ao acabamento, ao contrário do que ocorre por fora, poderia haver um pouco mais de sofisticação. E, nesse caso, não estamos falando de adereços mas, especificamente, da qualidade do material na parte baixa do painel, que é nitidamente inferior à da parte de cima. O espaço interno é amplo para cinco ocupantes e o porta-malas conta com 550 litros de capacidade.
O test-drive realizado na França incluiu trechos de terra, obstáculos off-road (rampas de 45 graus e inclinação lateral de até 25 graus) e 160 km em estradas. Na terra, sentimos falta de recursos com o ABS off-road e freio de descidas HDC, mas ainda assim o Koleos se saiu bem. Na estrada, o desempenho agradou. O SUV se apoia bem nas rodas, sua direção tem peso adequado e os freios atuam com segurança.
Um dos destaques é o isolamento acústico. As estradas nos arredores de Paris são impecáveis, por isso, a suspensão não precisou se esforçar para filtrar as irregularidades, mas motor e transmissão se mostraram bem silenciosos, assim como a vedação aerodinâmica das portas.
O Koleos é produzido na Coreia do Sul (para a maioria dos mercados) e na China (só para o mercado chinês), sob a plataforma modular CMF C/D, a mesma usada pelos SUV Renault Kadjar e Nissan X-Trail.
VEREDICTO
O Koleos será um forte concorrente no segmento. Ele é bonito, espaçoso e, além disso, é dono de motor e câmbio modernos, com equipamentos de última geração.
Motor | gas., diant., transv., 4 cil., 2.488 cm3, 16V, 175 cv a 6.000 rpm, 23 mkgf a 4.400 rpm |
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Câmbio | aut, CVT, 7 marchas, 4×4 |
Suspensão | McPherson(diant.) / multilink (tras.) |
Freios | discos ventilados (diant.), e sólidos (tras.). |
Direção | elétrica |
Rodas e pneus | 225/55 R19 |
Dimensões | comp., 467 cm; largura, 185,5 cm; altura, 169,5 cm; entre-eixos, 273 cm; peso, 1.607 kg; tanque, 60 litros; porta-malas, 550 l |
Preço (estimado) | R$ 170.000 |