Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Azera x Fusion x Cadenza x Passat: o embate dos sedãs executivos

O novo Fusion enfrenta Azera, Cadenza e Passat, formando um cardápio com receitas sofisticadas e temperos originais

Por Péricles Malheiros | foto: Christian Castanho
Atualizado em 27 jun 2018, 14h55 - Publicado em 11 dez 2012, 16h30
VW Passat 2.0 TSi
Espaço, potência e equipamentos? É com eles mesmo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

É chegada a hora do tira-teima: o confronto direto do novo Fusion com os rivais que enfrentará na vida real. Só tem peso-pesado.

O coreano Hyundai Azera V6 3.0 é o líder do segmento. Tem até um irmão gêmeo, o Kia Cadenza, igualmente estiloso, mas ainda mais forte, com um V6 3.5. O Passat, de visual mais discreto, aposta na sobriedade e na boa (e justificada) fama da engenharia automotive alemã.

No motor, o Volkswagen saiu antes com a estratégia que agora a Ford repete: abandonou o V6 em prol da frugalidade do quatro-cilindros 2.0 turbo de alta eficiência. Entre opções mais ou menos calóricas, mas todas elas requintadas e com visual apetitoso, é hora de ver qual tem a receita mais harmoniosa e a que mais agrada ao paladar dos mais exigentes gourmets.

4° Volkswagen Passat 2.0 TSi

O Passat é um dos que mais sofreram com a evolução dos coreanos. Diante do design arrojado, o ex-líder do segmento se apequenou. Literalmente. Com 4,77 metros de comprimento, ele é o menor dos quatro sedãs aqui alinhados – Cadenza, Azera e Fusion medem, respectivamente, 4,97, 4,91 e 4,87 metros.

VW Passat 2.0 TSi
O Passat é o único que tem o escape oculto (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Nunca é demais lembrar que este é um segmento no qual o porte é, assim como o design e o efeito novidade, muito valorizado. Mas é preciso fazer justiça. Mesmo menor (inclusive no entre-eixos), o Passat tem basicamente o mesmo espaço na cabine e ganha no porta-malas, com bons 485 litros.

Continua após a publicidade
VW Passat 2.0 TSi
O VW tem câmbio automatizado de duas embreagens (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O que foi dito na edição de março, quando fizemos este mesmo comparativo – claro, sem o Fusion -, se repete. O problema do Passat está no preço, que foi agravado com a chegada do modelo da Ford, que estabeleceu um novo patamar de equipamentos no segmento.

VW Passat 2.0 TSi
Passat tem o menor entre-eixos entre todos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Deixar um Passat tão equipado quanto o Fusion pede a compra de todos os seus opcionais (muitos oferecidos dentro de pacotes). Isso significa investir 33 344 reais em itens como teto solar elétrico e sistema de assistência de manobra. Ou seja, o preço do Passat (112.677 reais) sai de um empate técnico com o do Fusion (112.990 reais) e supera de longe o do Cadenza (129.900 reais) e até o do Azera completo (130.000 reais), chegando a 146.021 reais.

VW Passat 2.0 TSi
Mas tamanho não é tudo: o Passat oferece uma das cabines mais espaçosas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Se o Fusion chegou dando as cartas em termos de equipamento, na pista quem manda é o Passat. O Volks superou os rivais em aceleração, retomada e frenagem. Dando um show de eficiência, ainda foi o melhor na medição de consumo urbano e o vice-líder no rodoviário. Mais que números convincentes, o Passat tem ótima dinâmica, em especial para quem aprecia uma tocada mais esportiva. A suspensão tem acerto rígido e o motor 2.0 turbo acorda rápido e bem disposto assim que o acelerador é pressionado. Combina com ela o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, disparado o que proporciona as trocas mais rápidas do comparativo.

DIREÇÃO, FREIO 
E SUSPENSÃO

O Passat ainda é o carro que mais bem conversa com o piloto. A direção é imediata e a suspensão, firme e confiável.

★★★★☆

MOTOR E CÂMBIO

O câmbio automatizado com dupla embreagem é muito superior às caixas automáticas dos rivais: silencioso, bem escalonado e extremamente rápido.

★★★★★

Continua após a publicidade

CARROCERIA

Além de aparentar ser um projeto bem mais antigo, a carroceria três-volumes do Passat segue na contramão
da moda dos sedãs que a cada dia têm mais reforçado o estilo cupê quatro portas.

★★★☆

VIDA A BORDO

Um Passat básico, sem bancos elétricos, teto solar e câmera traseira parece pertencer a uma categoria inferior.

★★★☆

SEGURANÇA

A versão básica tem os mesmos dispositivos dos coreanos completos.

Continua após a publicidade

★★★★

SEU BOLSO

A menos que o comprador esteja disposto a pagar caro pela dirigibilidade, o Passat tem a pior relação custo-benefício.

★★★☆

3° Kia Cadenza

Kia Cadenza
Kia tem linhas mais suaves que o irmão da Hyundai (Christian Castanho/Quatro Rodas)

No comparativo de março, o Cadenza saiu vencedor, mas agora foi ultrapassado pelo Azera. Não chega a ser uma queda de performance, foi o Azera que se provou mais confiável aos olhos do consumidor. Segundo a Fenabrave, de janeiro a setembro, foram registrados 3 401 Azera, enquanto a Kia só emplacou 358 unidades.

Continua após a publicidade
Kia Cadenza
Painel do Kia muda com chegada da linha 2014 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Essa timidez o coloca bem atrás nas vendas inclusive do Passat, com 1 123 emplacamentos no período. Termômetro da confiança do consumidor, a imagem de marca da Kia sentiu os efeitos do aumento do IPI. A Hyundai sofreria do mesmo mal, mas o fato é que atualmente ela parece muito mais sólida que a Kia, com direito a revisões com preço fixo e fábrica no Brasil.

Kia Cadenza
Ao compartilhar a base do Azera, o Cadenza tem o mesmo espaço interno (Christian Castanho/Quatro Rodas)

“Uma mudança nos equipamentos que decoram o console central está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2013, provavelmente com a chegada do ano-modelo 2014”, diz uma fonte ligada ao importador. “O modelo ganhará tela multimídia entre as saídas centrais de ventilação, comandos do ar e do rádio reestilizados e um relógio analógico.

Por fora, terá o para-choque dianteiro redesenhado.” As alterações por vir, ainda que pequenas, também levaram o Cadenza a engatar a ré no comparativo.

Kia Cadenza
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

O motorzão V6 3.5 do Kia é silencioso: das quatro situações em que é analisado o nível de ruído na cabine (em ponto morto, rotação máxima e a 80 e 120 km/h), só não foi o mais silencioso em uma – ficou em segundo em rotação máxima, com 62,2 decibéis, atrás apenas do Azera, com 59,9. Em tempos de downsizing (a diminuição dos motores em tamanho e apetite, sem perda de performance), até que se defendeu bem.

Kia Cadenza
O bagageiro é 10 litros menor que o do Azera, com 451 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na pista, atingiu números de desempenho e consumo próximos aos do Fusion, mas cobra caro (129.900 reais) por um pacote de equipamentos mais simples (auxílio em manobras, piloto automático adaptativo e airbags de joelhos não aparecem sequer como opcionais).

Assim como o Azera, o Cadenza oferece cinco anos de garantia total, contra apenas três do Passat e do Fusion. A Kia é uma das únicas marcas que ainda não trabalha com revisões a preços fixos.

DIREÇÃO, FREIO
E SUSPENSÃO


É o mais macio da turma. A dianteira raspa fácil em valetas de rua e rampas de edifício.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

O motor (3,5 litros) é maior que o do Azera (3 litros). É pouco, mas suficiente para garantir mais vigor nas acelerações – e no consumo.

★★★★

CARROCERIA

Visual atraente, com menos uso de vincos
e volumes que o Azera.

★★★★☆

VIDA A BORDO

Vendido em versão única, o Cadenza é tão completo quanto o Azera topo de linha.

★★★★

SEGURANÇA

Equivalente em dispositivos a Azera e Passat, mas inferior ao pacote do Fusion.

★★★★☆

SEU BOLSO

O Azera vem caindo de preço e, diferentemente do que se esperava,
a Kia não tem acompanhado essa queda.

★★★☆

2° Hyundai Azera V6 3.0

Hyundai Azera V6 3.0
Régua unindo as lanternas é uma marca do Azera (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A diferença para o terceiro lugar, Cadenza, foi tão pequena que dá para considerar um empate técnico entre os coreanos. Ainda que pequena, a vantagem está na “força comercial” do Azera, cuja tendência é sofrer desvalorização menor que a do Cadenza em virtude do maior número de vendas e da rede maior e mais bem estruturada.

Hyundai Azera V6 3.0
Interior claro reforça visual mais jovem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Outra vantagem está no preço de tabela mais em conta: 108.000 reais a versão de entrada e 127.000 reais a topo de linha. Assim como ocorre com o Passat, é preciso se basear na mais completa, uma vez que a básica fica a anos-luz do Cadenza e principalmente do Fusion no que diz respeito a conteúdo.

Hyundai Azera V6 3.0
O Azera é o modelo que tem o maior espaço (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Montado sobre a mesma plataforma do Cadenza, o Azera tem motor menor por causa do perfil imprimido pela corporação a cada marca: a Kia tem uma clientela mais jovem e chegada a uma dose a mais de esportividade, enquanto a da Hyundai é mais sóbria. O fato é que o V6 do Cadenza é um 3.5 de 290 cv e o do Azera, um 3.0 de 250 cv – o Grupo Caoa, importador oficial, suprimiu a informação de potência do material de divulgação.

Hyundai Azera V6 3.0
Mas para os bancos dianteiros, pois é apertado atrás (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ao volante, há uma diferença evidente de vigor em relação a todos os rivais. Mas isso não quer dizer que oAzera seja lento – mesmo com 1581 kg, vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. A recompensa aparece ao abastecer. Registrando em média 12,8 km/l de gasolina na estrada, o Azera é o mais econômico dos quatro: no consumo urbano, só perdeu para o Passat (7,9 ante 9,1 km/l).

Hyundai Azera V6 3.0
Para acomodar a bagagem, são 461 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O sistema de som da marca Infinity, presente ape- nas no Azera mais caro, é composto de dez altofalantes. O pacote da versão top inclui ainda chave presencial, volante com ajuste elétrico de altura e profundidade, faróis de xenônio, teto solar elétrico e controles de tração e estabilidade, entre outros.

Gêmeos de projeto, Azera e Cadenza se equivalem no espaço interno. Ambos contam com o assoalho à frente do banco traseiro com um degrau baixo, o que permite ao passageiro do meio viajar de maneira mais confortável.

DIREÇÃO, FREIO 
E SUSPENSÃO


A suspensão tem acerto parecido com a do Cadenza, mas os pneus de perfil baixo montados em rodas maiores, aro 18, deixam o rodar menos confortável.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

Em tempos de
redução no consumo
de combustível, o V6 do Azera se saiu muito bem em trechos rodoviários. Média de 12,8 km/l, a melhor do comparativo.

★★★★

CARROCERIA

O volume nos para- lamas traseiros é uma conexão de estilo com a bem-sucedida geração anterior.

★★★★☆

VIDA A BORDO

Materiais de boa qualidade e muitos equipamentos recebem motorista e seus convidados com estilo e conforto.

★★★★

SEGURANÇA

Esqueça a versão
de entrada, na qual controles de tração e estabilidade e luzes de xenônio ficam de fora.

★★★★☆

SEU BOLSO

O preço deu uma leve queda, suficiente para estabelecer uma pequena vantagem diante do Cadenza.

★★★★

1° Ford Fusion Titanium 2.0 GTDi

Ford Fusion Titanium 2.0 GTDi
Traseira alta e curta simula design de cupê (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Por chegar depois, o estreante carrega uma cobrança natural por vitória em comparativos. O que não se esperava era uma vitória tão fácil. No posto de combustível, foi alvo de um comentário inusitado de um frentista: “Os donos de Fusion antigo vão ficar malucos”. Sábias palavras.

Ford Fusion Titanium 2.0 GTDi

Fusion tem tecnologia digna de um Mercedes intermediárioNotei alguns deles alucinados para emparelhar comigo no trânsito: apontavam, sorriam, faziam cara de aprovação. A maior parte estava a bordo do quatro-cilindros 2.5 e provavelmente vai se decepcionar com a estratégia da Ford de iniciar as vendas pela versão mais cara, a Titanium 2.0 turbo 4×4, de 112 900 reais, que substitui a antiga V6 3.0.

Ford Fusion Titanium 2.0 GTDi
O Fusion é o que oferece o maior espaço (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Enquanto o novo Fusion 2.5 – que será flex e brigará com VW Jetta, Hyundai Sonata e Kia Optima – não vem, o topo de linha Titanium vai dando conta dos rivais maiores. Além do desenho de efeito mais magnético, o Fusion impressiona pela tecnologia.

Ao estacionar, ele avisa se cabe na vaga e esterça o volante para você. Se o sono bater e o carro começar a sair da faixa, ele vibra o volante para alertá-lo. Se a barbeiragem persistir, um aviso surge no painel.

Ford Fusion Titanium 2.0 GTDi
Principalmente para os passageiros do banco traseiro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na cidade, se o radar perceber uma rota de colisão, a linha hidráulica é pressurizada automaticamente, oferecendo capacidade máxima de frenagem. A Mercedes-Benz, cujos carros de entrada custam bem mais que os 112.990 reais do Fusion, só oferece tecnologia similar a partir das versões intermediárias.

Um Passat completo, igual ao Fusion, sai por 146.021 reais – Cadenza e Azera sequer contam com essa tecnologia. Mas o Ford dá lá suas escorregadas: faróis com xenônio e leds, nem como opcional. O motor EcoBoost 2.0 mostrou atributos para aposentar o V6 do antigo Fusion, porém é menos eficiente que o 2.0 do Passat.

Ford Fusion Titanium 2.0 GTDi
Porta-malas tem capacidade para 453 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mas o teste de pista deixa claro: o Fusion encara com vantagens os V6 3.0 e 3.5 de Azera e Cadenza. Por custar menos, oferecer mais e transpirar novidade, o Fusion não deu chance aos rivais. Agora é esperar par aver se as versões mais simples mantêm a nota alta do escalão superior.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

O acerto de suspensão do Fusion fica no meio- termo entre a suavidade confortável do Cadenza e a rigidez esportiva do Passat.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

Um câmbio com dupla embreagem, como o
do Passat, estaria em melhor sintonia com a modernidade do Fusion.

★★★★

CARROCERIA

A boca enorme e o perfil cupê são os belos presentes que sobraram do casamento da Ford com a Aston Martin.

★★★★☆

VIDA A BORDO

Quem gosta de tecnologia terá na cabine do Fusion um parque
de diversões repleto
de atrações.

★★★★

SEGURANÇA

O pacote é completo, com airbag de joelhos para os ocupantes da frente, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e alerta de presença de veículos em pontos cegos dos retrovisores externos.

★★★★☆

SEU BOLSO

A versão topo de linha nunca vendeu bem, mas a nova geração chega com uma relação custo-benefício capaz de mudar esse jogo.

★★★★

VEREDICTO

O Passat tem
o visual mais discreto e é o mais caro quando equipado como os outros rivais. Cadenza e Azera fizeram uma disputa apertada, com vantagem do sedã da Hyundai por vender bem mais e oferecer uma rede autorizada maior. Assim, o Fusion venceu de lavada, por ter um motor eficiente e ainda ser superior em itens de série, tecnologia e design, tudo por um preço mais atraente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.