Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Suzuki S-Cross

Substituto do SX4, o modelo chega maior e mais completo, mas o preço elevado pode espantar a clientela

Por Péricles Malheiros
20 Maio 2015, 12h31
testes

O SX4, SUV compacto que a Suzuki acaba de tirar de produção, fez um sucesso além do esperado pela própria marca. Em 2014, foram vendidas 550 unidades, quase o dobro do projetado pela marca, segundo seu presidente, Luiz Rosenfeld. Simpático, o jipinho tinha 4,15 metros de comprimento (15 cm a mais do que um EcoSport, descontado o estepe), motor 2.0 de 145 cv e tração 4×4 de série. Saiu de cena custando de R$ 67 490 (com câmbio manual) a R$ 74 880 (com câmbio automático, na série especial Mormaii). Mas eis que chega a nova geração do SX4, linha 2016, na versão aventureira S-Cross. Maior no tamanho (4,30 metros de comprimento) e em alguns atributos mecânicos (câmbio manual de seis marchas e CVT de sete), tornou- se também mais seguro (com controles de tração e estabilidade) e capaz de agradar (tem teto solar elétrico e central multimídia). Sinais incontestáveis da evolução de um produto. Ainda assim, o antigo SX4 vai deixar saudade – até no presidente da Suzuki. “Quando mostramos o S-Cross no Salão do Automóvel de 2014 e anunciamos o início de suas vendas para o primeiro semestre de 2015, o plano era trazê-lo sem abandonar o SX4 antigo. O problema é que ele deixou de ser produzido”, disse Rosenfeld. Por que tanto saudosismo? O preço: com tração 4×4, o S-Cross custa entre R$ 95 900 (GLX) e R$ 105 900 (GLS).

669-scross-06.jpeg

4×2 e 4×4

Para nossa avaliação, a Suzuki cedeu a versão topo de linha,GLS. O catálogo oferece ainda duas opções com tração 4×2: também com câmbio manual (GL, de R$ 74 900) e automático (R$ 88 900) – veja a diferença de conteúdo entre as quatro versões do S-Cross. Outra novidade do S-Cross é o motor 1.6 16V de 120 cv. A troca do 2.0 de 145 cv por um de menor cilindrada e potência deve gerar polêmica entre os donos de SX4 que, eventualmente, estariam de olho na compra do modelo de nova geração. Os números obtidos na pista são um tanto modestos, é verdade, mas equivalentes aos de concorrentes igualmente novos, como o Peugeot 2008.

O câmbio CVT, de relações continuamente variáveis, poupa os ocupantes dos trancos nas trocas de

marcha. Mas sofre para administrar o motor de torque máximo humilde e só disponível em elevadas rotações (15,5 mkgf a 4 400 rpm). No SX4 antigo, para efeito de comparação, o torque do 2.0 era de 18,7 mkgf a 3 500 rpm. Na prática, isso significa ultrapassagens sempre embaladas por um nível de ruído muito alto de motor e câmbio. Em contrapartida, o acabamento, apesar dos materais de visual pouco refinado, é bom a ponto de não gerar ruído nem em vias esburacadas. Mesmo o teto solar elétrico se mostrou silencioso nessa condição.

669-scross-03.jpeg
Continua após a publicidade

O volante com assistência elétrica é muito leve nas manobras. Mas, com pouco efeito degressivo em função da velocidade, ele pede atenção redobrada acima de 120 km/h: muito sensível, exige pequenos movimentos de correção o tempo todo. Os freios, em compensação, param o carro sem desequilibrar a carroceria.

Quem investir em um S-Cross 4×4 ganhará um companheiro de trilha dotado de um seletor eletrônico

que permite adaptação quase que instantânea do sistema de tração do carro ao tipo de terreno, o AllGrip. No modo Auto, a mudança ocorre sem interferência do motorista. Recurso de uso fácil que os amantes do off-road devem gostar. Resta saber se a ponto de investir tão alto.

AS VERSÕES DO SUZUKI S-CROSS

GL 4×2: R$ 74 900

Rodas aro 16, câmbio manual, faróis de neblina, trio elétrico, volante multifuncional, direção com assistência elétrica, computador de bordo, ar-condicionado manual, som com Bluetooth e volante com ajuste de altura e profundidade.

Continua após a publicidade

GLX 4×2: R$ 88 900

Versão GL 4×2 mais câmbio CVT, rodas aro 17, rack de teto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e pisca, borboletas do câmbio no volante, ar-condicionado automático bizona, piloto automático, limitador de velocidade e airbags laterais e do tipo cortina.

GLX 4×4: R$ 95 900

Versão GLX 4×2 mais seletor de modo de condução e tração AllGrip e revestimento interno de couro.

GLS 4×4 *: R$ 105 900

Continua após a publicidade

Versão GLX 4×4 mais teto solar elétrico, faróis de xenônio com lavadores, sensor de farol, sensor de chuva, retrovisor interno com escurecimento automático e sistema multimídia touch-screen.

* Como único opcional, e apenas para a versão GLS, a Suzuki oferece a pintura do teto de cor diferente da carroceria. O serviço é feito aqui no Brasil e custa R$ 1 000.

AVALIAÇÃO DO EDITOR

MOTOR E CÂMBIO

Na pista, o conjunto até que deu bons números ao S-Cross. No uso normal, porém, mostra-se ruidoso a maior parte do tempo.

★★★☆

DIRIGIBILIDADE

Em velocidade elevada, a carroceria se mostra sensível à ação de ventos laterais.

Continua após a publicidade

★★★☆

SEGURANÇA

ESP, TCS, sistema de partida em rampa, faróis de xenônio e seis airbags são de série na versão top.

★★★★☆

SEU BOLSO

O S-Cross terá trabalho para se mostrar como um bom negócio em meio a um segmento tão disputado e renovado.

★★★

Continua após a publicidade

CONTEÚDO

Completa, a versão top impressiona até os clientes mais exigentes.

★★★☆

VIDA A BORDO

A central multimídia e o ar digital, dão um toque de modernidade à cabine.

★★★★

QUALIDADE

A unidade avaliada tinha capô desalinhado e compressor do ar-condicionado ruidoso.

★★★★

VEREDICTO

A Suzuki fez sua fama no Brasil vendendo veículos 4×4. O problema é que, com esse atrativo, o S-Cross tem preços muito acima da média do segmento.

★★★★

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.