Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Tá chiando por quê?

Tá chiando por quê?

Por Redação
Atualizado em 18 mar 2024, 15h35 - Publicado em 25 jun 2012, 11h43
 (/)
Continua após publicidade

130911turbos-05.jpg

Por Péricles Malheiros

56 041

Ainda carregado de elogios pela boa forma, o enxuto 3008 deixou para o fim de sua jornada no Longa Duração uma rara manifestação de defeito. O problema revelou-se quando o carro estava com o revisor de texto Renato Bacci: “Notei um chiado breve, semelhante ao de uma correia patinando, nas retomadas. Toda vez que o câmbio reduzia uma marcha, o ruído era ouvido”, disse.

Como o comportamento do carro não se alterou nem houve qualquer sinal de alerta no painel, o 3008 foi rodando até a oficina do nosso consultor, Fabio Fukuda. “O ruído vem do rolamento da polia tensora da correia que aciona o alternador, a bomba da direção hidráulica e o compressor do ar-condicionado. É um defeito raro, mas não é grave. Se ocorrer, o travamento da polia só acontece depois de algum tempo e a consequência é a perda de função dos acessórios ligados a ela. Nada que imobilize o carro”, disse.

Ainda que o reparo não seja urgente, levaremos o 3008 à rede Peugeot para uma vistoria oficial. Se necessário, faremos o conserto antes do desmonte.

Continua após a publicidade

Renato também era o dono da chave do 3008 quando um carro, em manobra, atingiu de raspão a lateral traseira esquerda. “O 3008 estava estacionado na rua. Testemunhas anotaram a placa do Sandero que o atingiu”, diz. O reparo do pequeno dano foi desaconselhado por duas oficinas visitadas. “A área amassada é minúscula e uma cerinha vai eliminar a maioria das marcas deixadas. O serviço de funilaria ficaria caro e exigiria a repintura de todo o para-lama. Mesmo que seja muito bem feito, o conserto poderá ser detectado por um especialista, o que desvalorizaria o carro numa eventual revenda”, disse o atendente daVictoire. Seguimos a dica do técnico da Peugeot e, de fato, após o enceramento da área atingida, o que sobrou foi uma marca quase imperceptível. Desistimos do reparo.

Consumo

No mês (34,2% na cidade): Gasolina – 11 km/l

Continua após a publicidade

Desde mar/11 (33,9% na cidade): Gasolina – 9,7 km/l

Principais ocorrências

55295 km – Ruído proveniente do rolamento da polia tensionadora da correia.

130910smax-02.jpg

Continua após a publicidade

Esbarrão no para-lama: bastou uma cerinha para as marcas praticamente sumirem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.