Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Tesla Model S Plaid: testamos a arrancada do carro mais rápido do mundo

Carro de série mais rápido do mundo, ele pode passar despercebido na rua, mas basta pisar fundo para entender a revolução tecnológica da Tesla

Por Eduardo Passos
Atualizado em 4 jul 2022, 18h23 - Publicado em 24 jun 2022, 11h00

Dias antes de eu conhecer (e “decolar” a bordo) o Tesla Model S Plaid desta matéria, uma amiga publicitária entrou em contato, tentando entender a relação que os homens têm com os carros para uma campanha em que ela está trabalhando. “Como que pode o cara citar uma caminhonete na música para contar vantagem”, disse sobre certo cantor sertanejo. Se ela conhecesse o Plaid, talvez desistisse de perguntar.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O novo carro mais rápido dos testes de QUATRO RODAS é extremamente provocativo aos padrões do que é exclusivo no meio automotivo. O sedã, por outro lado, também prova que certas tradições não estão ali à toa.

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para entender como uma empresa tão jovem como a Tesla briga de frente com gigantes centenárias como todas as grandes montadoras, é preciso entender que a “startup” americana talvez tenha tido o melhor timing da história. Justamente no momento em que os elétricos começam a virar realidade, a Tesla é a primeira fabricante feita do zero aos novos tempos: sem nenhuma concessionária, risco extremo nas ações e nada de conservadorismo.

Logicamente, o carro mais rápido da Tesla seria o novo Roadster, mas, dado o atraso no desenvolvimento do esportivo, a marca não se enrolou e, sem perda de tempo, apresentou a novidade em outro carro. A escolha racional foi o sedã mais caro do seu catálogo, o Model S.

Continua após a publicidade
Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Lançado em 2012, ele mantém praticamente o mesmo design há uma década, mostrando a visão de futuro da marca, que mistura quês de Toyota e de Google na criação de seus produtos. O processo de aquisição é 100% online, e a Tesla faz de tudo para não ter concessionárias.

Compartilhe essa matéria via:

É por isso que um cliente brasileiro pode importar um carro com a mesma liberdade que um cliente americano tem de comprar. A única diferença é que, pelo menos por enquanto, o carro chega aqui pelas mãos de importadores independentes: a unidade testada é vendida pela empresa paulistana Osten por R$ 1,6 milhão – incluindo todas as taxas (e também oferece o carro alugado, por assinatura).

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O Model S é moderno e atraente em padrões normais, mas a postura do modelo é bem incomum para um veículo de 1.034 cv (o AMG One tem 1.063 cv).

Mesmo ciente do absurdo que seu produto representa, a montadora não colocou emblema, decoração ou qualquer detalhe externo que destaque o Model S Plaid. O nome da versão esportiva, inclusive, é um deboche: “Plaid” faz referência ao filme S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço, de 1987, que tira sarro de Guerra nas Estrelas e de outras ficções científicas.

O interior divide opiniões: o piloto de testes Leonardo Barboza não gostou do manche à la Boeing 737, no lugar do volante – algo bem comum entre outros motoristas. De minha parte, não faço restrições.

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A base quase retangular do volante (ou manche?) ajuda bastante na empunhadura e as saliências na parte de cima se encaixam naturalmente entre os dedos. O fato de todos os comandos de luzes, limpadores de para-brisa estarem no volante, entretanto, obriga o motorista a desviar os olhos da pista até para dar seta.

Continua após a publicidade

Onde não há discórdia é na autonomia, de impressionantes 633 km (ciclo EPA). Outro destaque é a central multimídia de 17”, que tem resolução Quad HD (melhor do que Full HD, mas pior do que 4K) e comportamento de um computador topo de linha.

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Aí, sim, a marca se gaba do produto, disponibilizando videogames de alto desempenho que podem ser jogados na tela. O sistema de som com 22 alto-falantes permite um “modo cinema”, bastando conectar o carro à Netflix ou outro serviço de streaming.

Dirigindo como um sedã, o dono do carro talvez nunca faça uma arrancada. Mas quem comprar o carro como um esportivo vai querer experimentar esse serviço oferecido. Para tanto, é só selecionar o modo de arrancada na tela e iniciar uma contagem regressiva de 20 minutos para que as baterias sejam preaquecidas à temperatura ideal.

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Dado esse tempo, o motorista precisa pisar firme no freio com o pé esquerdo e, em seguida, fazer o mesmo com o pé direito no acelerador. O carro começa a entrar em “posição de onça” – como a Tesla chama o momento em que a frente do Model S Plaid abaixa –, melhorando a tração.

Daí, basta aliviar o freio e ir de 0 a 100 km/h mais rápido que qualquer carro produzido em série no mundo: precisamente, 2,49 segundos – no vídeo no início da matéria é possível ver o corpo dos ocupantes colando nos bancos, pela inércia.

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Essa performance só é capaz por conta do trio de motores (um à frente e dois atrás) que move o Model S Plaid. Eles giram tão rápido que, sem preparo adicional, simplesmente virariam pó e, para resolver o problema, Musk recorreu à nave espacial SpaceX. Assim, os motores do Plaid foram “embalados” por uma malha de fibra de carbono a altíssima pressão, mantendo seu conteúdo intacto.

A arrancada registrada no vídeo foi como um aquecimento para nós também. Depois, como as baterias seguiram quentes, realizamos as medições, tendo apenas o piloto a bordo, como é nosso padrão. Foi na melhor passagem que o Model S Plaid cravou 2,49 s; seguindo nosso critério: 2,5 s, o melhor resultado da história da revista.

Continua após a publicidade
Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ele superou o Porsche 918 Spyder, V8 híbrido, que fez 2,6 s há seis anos – reinado que o Model S não deverá desfrutar, dada a atual rapidez do avanço tecnológico. Mas não quer dizer que o Plaid não se tornará um futuro clássico: com seu deboche, o carro foi atrás de um prestigiado recorde para exibir as ideias da Tesla.

Ainda não se sabe se é possível reproduzi-las em massa, mas a provocação que o sucesso do sedã esportivo faz a ideias intocáveis da indústria dá um spoiler do futuro.

Galeria de Fotos

Veredicto

O Plaid faz história ao oferecer, em um sedã de luxo “acessível”, desempenho de modelos astronomicamente caros.

Ficha Técnica – Tesla Model S Plaid

Preço: R$ 1,6 milhão (importação independente Osten)
Motor: elétricos, AC, (1 diant., 3 tras.); 1.034 cv, 145,2 kgfm
Baterias: íons de lítio, 100 kWh; autonomia 633 km – (EPA); carga, até 275 kW (DC); 10% a 80% em menos de 25 minutos
Suspensão: duplo A (diant.), multilink (tras.) Direção: elétrica
Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
Pneus: 265/35 R21 (diant.); 295/30 R21 (tras.)
Dimensões: comprimento, 497 cm; largura, 196,4 cm; altura, 144,5 cm; entre-eixos, 296 cm; altura do solo, 14,4 cm; peso, 2.162 kg

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.