Teste: a revolução sutil do Volkswagen Passat
Na oitava geração, o Passat mudou por inteiro e ficou melhor. Mas, se ele passar rápido, você pode não notar. Já o preço...
Cabine toda redesenhada, interior mais espaçoso, tecnologias inéditas, motor mais econômico. E o design? Bem, também é novo, mas não estranhe se seu vizinho não perceber o que mudou no Passat. A carroceria está tão semelhante à antiga que parece mais um facelift – na verdade, essa é a oitava geração.
Ótimo para quem faz questão de discrição, ruim para quem gosta de novidade. Faróis e lanternas dianteiras estão mais afilados e horizontais, com a assinatura em leds na parte inferior. O capô ficou mais baixo e curto. A grade frontal foi alargada e há maior quantidade de cromados externos.
Se por fora as modificações são sutis, por dentro a cabine está com outra cara. Perdeu o ar careta e ganhou um painel bem diferente do que vemos nos Volks em geral. De ponta a ponta, há um elemento horizontal que simula uma enorme saída de ar única.
Também é bem-vindo o espaço interno maior, devido ao aumento do entre-eixos em 7,9 cm. A área livre no banco traseiro impressiona: com meu 1,74 metro de altura, consegui cruzar as pernas sem dificuldade.
Isso só foi possível porque o sedã utiliza a flexível plataforma MQB (igual à do Golf). O ganho de espaço veio com as rodas posicionadas mais próximas às extremidades, mas praticamente sem mexer no comprimento total (ele está só 0,2 cm menor). O sedã também ficou 1,2 cm mais largo e 1,4 cm mais baixo.
Entre as melhorias, destaque para a tecnologia. O Passat é o primeiro modelo da Volkswagen a usar uma tela no lugar do quadro de instrumentos – o layout é configurável pelo motorista. Ela não apenas é bonita, mas também funcional. O único problema: o recurso está disponível somente como opcional.
Ao volante, o carro continua priorizando o conforto: a suspensão recalibrada absorveu bem as irregularidades e não raspou em buracos e valetas das ruas de São Paulo, apesar da menor altura do solo – consequência dos balanços dianteiros mais curtos.
O sedã traz motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 mkgf (9 cv e 7 mkgf a mais que antes) e câmbio DSG de dupla embreagem, mesmo do Golf GTI. No nosso teste com gasolina, ele provou estar mais econômico: 9,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, contra 9,1 e 12,1 do anterior – crédito para a injeção direta remapeada. Embora a VW afirme que o desempenho melhorou, não foi o que vimos na pista: no 0 a 100 km/h, fez os mesmos 7,1 s da linha 2015.
Também estreia com novos itens de segurança. Em caso de situação próxima a de uma colisão, o Pro Active fecha vidros e pré-tensiona cintos, puxando os ocupantes contra o banco, e o Front Assist prepara os freios, aproximando as pinças para uma frenagem mais rápida.
Há ainda o City Emergency Braking, que até 30 km/h freia o veículo sozinho. Caso o acidente ocorra, após o acionamento dos airbags, um sistema para totalmente o carro a fim de evitar outra batida. O único opcional é o teto solar panorâmico, que custa R$ 5.800.
Importado da Alemanha, o sedã parte de R$ 164.800 na configuração Comfortline. A Highline custa R$ 177.432 e acrescenta câmera traseira, bancos elétricos aquecidos (com massagem para o motorista), faróis adaptativos, ar-condicionado tri-zona, piloto automático adaptativo e o City Emergency Brake.
O preço não é seu forte: é mais caro e menos potente que o principal rival, o Ford Fusion 2.0 EcoBoost Titanium AWD (R$ 158.700 e 248 cv), com nível equivalente de itens de série. Mas isso não tira o mérito do Passat, que oferece espaço, conforto e tecnologia para quem não gosta de chamar a atenção.
Avaliação do editor
Motor e Câmbio – O motor está mais econômico e o 0 a 100 km/h de 7,1 impõe respeito para um sedã.
Dirigibilidade – A suspensão é calibrada para priorizar o conforto: quase não se sentem as imperfeições do asfalto das nossas ruas.
Segurança – Além dos airbags laterais e de cortina, recebeu cinco estrelas nos crash tests e oferece requintes como freio autônomo e Pro Active, que prepara o carro para colisões.
Seu bolso – O preço aumentou mais de R$ 10.000. Ficou mais caro que o Fusion top de linha, e no mesmo nível de Mercedes C 180 Avantgarde e Audi A4 Ambiente.
Conteúdo – Há um bom pacote de equipamentos desde a versão de entrada. Mas as principais novidades em segurança e tecnologia são opcionais.
Vida a bordo – O ótimo espaço interno torna a convivência muito agradável, especialmente no banco de trás.
Qualidade – Acabamento interno é esmerado e usa materiais de ótima qualidade.
Veredicto
Em sua oitava geração, o Passat está claramente melhor em espaço e tecnologia (especificamente de segurança), mas fica devendo em preço e design (está parecido demais com a versão antiga).
Teste de pista (com gasolina) – VW Passat Highline 2.0 TSI
ACELERAÇÃO | |
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de 0 a 100 km/h: | 7,1 s |
de 0 a 1000 m: | 27 s – 202 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | 246 km/h (dado de fábrica) |
RETOMADAS | |
de 40 a 80 km/h: | 2,8 s |
de 60 a 100 km/h: | 3,6 s |
de 80 a 120 km/h: | 4,3 s |
FRENAGENS | |
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 14,8 / 24,6 / 59 m |
CONSUMO | |
Urbano: | 9,7 km/l |
Rodoviário: | 13 km/l |
RUÍDO INTERNO | |
Neutro / RPM máximo: | 34 / 72,2 dBA |
80 / 120 km/h: | 59,8 / 67,1 dBA |
AFERIÇÃO | |
Velocímetro / real: | 100 / 97,8 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em D: | 1.600 rpm |
Volante: | 2,8 voltas |
SEU BOLSO | |
Preço: | R$ 177.432 |
Garantia: | 3 anos |
Concessionárias: | 636 |
Seguro: | n/d |
Motor | gasolina, diant., transversal, 4 cilindros, 1 984 cm³, 82,5 x 92,8 mm, 9,6:1, 220 cv a 4 500 rpm, 35,7 mkgf a 1 500 rpm |
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Câmbio | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Direção | elétrica, 11,7 m (diâmetro de giro) |
Suspenção | McPherson (diant.), braços múltiplos (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.) |
Pneus | 235/45 R18 |
Peso | 1.499 kg |
Peso/potência | 6,8 kg/cv |
Peso/torque | 42 kg/mkgf |
Dimensões | comprimento, 476,7 cm; largura, 183,2 cm; altura, 147,6 cm; entre-eixos, 279,1 cm; porta-malas, 586 l; tanque de combustível, 66 l |
Equipamentos de série | airbags laterais e de cortina, ar-condicionado de três zonas, bancos de couro, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), rodas de liga leve aro 18, retrovisores rebatidos eletricamente, central multimídia, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Isofix, Start-Stop, detector de fadiga, sensores de farol e chuva. |