Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Teste: dirigir a antiga Fiat Strada é uma viagem de volta para o passado

Primeira geração da picapinha é uma ponte entre o passado e o presente, mas com pedágio bem caro

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 fev 2020, 07h00 - Publicado em 21 fev 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Strada Freedom Cabine Dupla (2)
    Versão Freedom com cabine dupla preserva o motor 1.4 EVO (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quanto você pagaria para embarcar em uma máquina do tempo? Bem, a Fiat cobra R$ 81.490 de quem quer estacionar na garagem uma Strada Freedom Cabine Dupla.

    E a central multimídia, que não permite escolher um ponto no espaço-tempo para voltar, custa mais R$3.800 junto com a câmera de ré.

    A viagem aqui é para cada uma das fases da Strada desde seu lançamento, em 1998. A picapinha ganhará uma nova geração em abril, mas a versão antiga continuará viva até 2022 em configuração cabine simples.

    Fiat Strada Freedom Cabine Dupla (2)
    Capota marítima e rodas de liga aro 14 são itens de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nenhuma das quatro reestilizações foi capaz de substituir as palhetas dos limpadores, totalmente visíveis ao motorista na base do para-brisa, a embreagem acionada por cabo, as saídas de ar-condicionado centrais na altura do joelho e o desenho dos bancos dianteiros.

    O próprio motor 1.4 EVO é uma atualização daquele 1.4 Fire estreado pela Strada Trekking em 2005.

    Continua após a publicidade

    Agora são 88 cv, em vez de 81 cv. Ele preservou a boa entrega de força em baixas rotações quando recebeu variador de fase, em 2010, mas continua com pouco fôlego em giros mais altos.

    Fiat Strada Freedom Cabine Dupla (2)
    Veterano, motor 1.4 Fire EVO tem 88 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O câmbio manual de cinco marchas hoje tem engates melhores, mas a alavanca ainda faz um longo percurso entre cada uma das relações.

    Os faróis monoparábola não enganam. São aqueles do malfadado Palio 2007 e que depois foram reaproveitados pelo Siena EL.

    Eles também emprestaram o forte vinco nas portas, adotado na última mudança da picape, em 2013, e o interior – que é uma atualização daquele lançado na família Palio em 2004.

    Continua após a publicidade
    Fiat Strada Freedom Cabine Dupla (2)
    Central multimídia é opcional de R$ 3.800, mas é péssima (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ser um amálgama de peças de vários Fiat não parece ser um problema. Dos 21 anos que tem de mercado, a Strada é a picape mais vendida há 19.

    É que usar peças de reposição baratas e soluções já superadas, mas simples e robustas, como a suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas reforçam sua vocação – e disposição – para o trabalho.

    A sensação de robustez que o conjunto transmite é maior que a de muitos SUVs vendidos no Brasil. Mas não controla tão bem a inclinação da carroceria em curvas.

    Fiat Strada Freedom Cabine Dupla (2)
    Portas USB iluminadas são raridade até em carros de luxo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Não à toa, empresas compraram mais de 95% das Strada vendidas em 2019. Também é um sinal de que o consumidor comum, que no passado foi atraído pela versão Adventure e pela cabine dupla, já se distanciou da Strada.

    Fiat Strada Freedom Cabine Dupla (2)
    Terceira porta melhora o acesso ao banco traseiro, mas espaço ali é limitado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nem esta versão Freedom, lançada no final de 2018 para quem usa a picape para o lazer e o trabalho, resolveu. E olha que ela tem alguns luxos, como duas portas USB iluminadas e volante revestido de couro.

    Fiat Strada Freedom Cabine Dupla (2)
    A janela traseira corrediça é um dos poucos luxos da Strada (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quem pode virar o jogo é a segunda geração da Strada, que chega às lojas em abril com frente de Mobi e opções cabine simples e dupla, esta com quatro portas. Com ela, enfim, poderemos voltar a 2020.

    Continua após a publicidade
    Fiat Strada Freedom Cabine Dupla (2)
    Estepe fica na caçamba na caçamba (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Veredicto

    Poucos carros ficam tanto tempo sem mudanças e vendendo bem. É um mérito da Fiat Strada. Mas não perde quem esperar pela nova geração. Até porque ela dificilmente será muito mais cara.

    Teste – Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.4

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 15,9 s
    0 a 1.000 m:
    37,1 s – 138,1 km/h

    Retomadas (D)
    3a 40 a 80 km/h: 9,2 s
    4a 60 a 100 km/h: 14,5 s
    5a 80 a 120 km/h: 25,3 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 15,4/27,1/62,4 m

    Continua após a publicidade

    Consumo
    Urbano: 9,9 km/l
    Rodoviário: 15 km/l

    Ficha técnica – Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.4

    Preço: R$ 85.290
    Motor: flex, diant., transv., 4 cil. em linha, 1368 cm³, 8V, 70 x 86,5 mm, 13,2:1, 88/85 cv a 5.750 rpm, 12,5/12,4 mkgf a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo rígido (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Direção: hidráulica, 2,8 voltas
    Pneus: 175/70 R14
    Dimensões: comprimento, 443,8 cm; largura, 166,4 cm; altura, 158,0; entre-eixos, 271,8 cm; caçamba, 680 l; cap. de carga, 650 kg; tanque, 48 l; peso, 1174 kg

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.