O barulho do motor 1.8 E.torQ empolga e até fica mais grave quando o coletor de admissão variável se fecha, aumentando o torque em baixa.
O câmbio automático de seis marchas responde rápido, não hesita em fazer reduções e quase sempre acata os comandos nas borboletas.
A direção é direta e mantém bom peso mesmo para manobras, e fica ainda mais pesada conforme o carro ganha velocidade.
Essas sensações seriam dignas de um esportivo, como o Fiat Cronos HGT – grande novidade da linha 2020 do sedã compacto – parece ser. Mas todas elas são comuns a qualquer Cronos Precision, principalmente se também estiver calçado com as rodas aro 17″ opcionais.
Qualquer sensação diferente é efeito placebo. O zero a 100 km/h em 12,2 s em nosso teste de pista prova isso: foi 1 s mais lento que o Cronos Precision testado em 2018 –
Ok, as condições de temperatura e umidade dos testes foram diferentes, pois ambos ocorreram em datas diferentes. Mas o ponto aqui é destacar que, em desempenho, um Cronos HGT não entregará mais que um Precision.
No Cronos HGT as rodas aro 17″ são de série e pintadas de preto, assim como o aerofólio nada discreto, a capa dos espelhos, a grade e a tomada de ar inferior (que não têm apliques cromados), e até mesmo logotipos, como no Argo Trekking.
O teto preto complementa bem o visual da nova versão, mas é opcional de R$ 500.
Por dentro, a versão ainda recebe o quadro de instrumentos com tela colorida de sete polegadas, e a faixa central do painel na cor vinho é trocada por uma preta – no Argo equivalente é vermelha.
Diferente do Argo HGT, a versão do Cronos de mesmo nome só tem visual diferente.
A Fiat não levou para o sedã a suspensão com acerto esportivo, com molas, amortecedores e barra estabilizadora específicos. Tampouco trouxe da Toro o modo Sport. E fez isso de propósito.
Os estudos para a nova versão começaram com o Cronos Sport, apresentado no ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
Foi lá que a Fiat percebeu que o visual agradava, mas que o comprador não estava disposto a abrir mão do conforto no carro da família para ter suspensão mais responsiva ou câmbio manual.
Também por isso o Cronos Precision 1.8 perdeu a opção de câmbio manual na linha 2020, como já havia sido feito com o Argo. Como o Renegade 1.8 também deixou de oferecer caixa manual, o conjunto passa a ser exclusivo das picapes Strada e Toro.
Voltando ao Cronos HGT: ele é, literalmente, um “meio esportivo”. Tanto que custa R$ 78.490, ou R$ 3.000 a mais que um Precision. É a metade da diferença entre um Argo HGT (R$ 69.990) e um Argo Precision (R$ 63.990).
Estes são valores sem os opcionais, que no Cronos HGT são muitos: bancos de couro (R$ 1.500) , câmera de ré (R$ 700), airbags laterais (R$ 2.500) e pacote composto por partida sem chave, retrovisor com rebatimento elétrico e iluminação periférica, sensores de chuva e crepuscular, e retrovisor eletrocrômico (R$ 2.000).
Com tudo, o sedã esportivado vai a R$ 85.690. É o preço para levar a família com conforto e segurança, mas chamando atenção nas ruas.
Teste de pista (com gasolina)
Cronos HGT 1.8 AT6 |
|
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,2 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 33,3 s – 158.8 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 5,2 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 7,4 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 8,9 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m | 14,1/25,1/55,8 |
Consumo urbano e rodoviário | 12,3 km/l e 14,1 km/l |
Ficha Técnica
Fiat Cronos HGT 1.8 AT6 |
|
Preço | R$ 78.490 (estimado) |
Motor | flex, diant., transv., quatro cilindros, 1.747 cm3, 16V, aspirado, 139/135 cv a 5.750 rpm, 19,3/18,8 mkgf a 3.750 rpm |
Câmbio | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (dianteiro)/ eixo de torção (traseiro) |
Freios | discos ventilados (dianteiro)/ tambor (traseiro) |
Direção | elétrica. diâmetro de giro 10,5 m |
Rodas e pneus | 205/45 R17 |
Dimensões | comprimento, 436,4 cm; largura, 172,6 cm; altura 151,6 cm; entre-eixos, 252,1 cm; peso, 1.262 kg; tanque, 48 l; porta-malas, 525 l |
Outras mudanças na linha 2020
A Fiat promoveu outras pequenas mudanças nas demais versões do sedã. O mais barato, Cronos 1.3, agora tem alarme como item de série. Na Drive 1.3, a novidade está nos faróis com luz de posição em led (que já existia no Precision).
Poderia ser melhor: na Argentina, onde é fabricado, o Cronos ganhou controles de estabilidade e tração de série em todas as versões. Por aqui, o item está presente apenas a partir da versão Drive 1.3 GSR (com câmbio automatizado).
Preços do Cronos 2020:
Cronos 1.3 – R$ 58.990 (preço mantido)
Cronos Drive 1.3 MT – R$ 61.990 (preço mantido)
Cronos Drive 1.3 GSR – R$ 66.690 (preço mantido)
Cronos Drive 1.8 AT – R$ 69.990 (era R$ 65.990)
Cronos Precision 1.8 AT – R$ 75.490 (era R$ 69.990)
Cronos HGT 1.8 AT6 – R$ 78.490 (versão inédita)