Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Teste: esportivado, Fiat Cronos HGT marca a morte da versão 1.8 manual

Novidade da linha 2020 segue visual esportivo do Argo HGT, mas coloca desempenho em segundo plano para não comprometer o conforto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2019, 18h07 - Publicado em 6 ago 2019, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • fiat cronos hgt 2020 (1)
    Aerofólio preto na tampa do porta-malas é exclusividade do Cronos HGT (Divulgação/Fiat)

    O barulho do motor 1.8 E.torQ empolga e até fica mais grave quando o coletor de admissão variável se fecha, aumentando o torque em baixa.

    O câmbio automático de seis marchas responde rápido, não hesita em fazer reduções e quase sempre acata os comandos nas borboletas.

    A direção é direta e mantém bom peso mesmo para manobras, e fica ainda mais pesada conforme o carro ganha velocidade.

    Teste: esportivado, Fiat Cronos HGT marca a morte da versão 1.8 manual
    Grade e tomada de ar inferior não têm apliques cromados (Divulgação/Fiat)

    Essas sensações seriam dignas de um esportivo, como o Fiat Cronos HGT – grande novidade da linha 2020 do sedã compacto – parece ser. Mas todas elas são comuns a qualquer Cronos Precision, principalmente se também estiver calçado com as rodas aro 17″ opcionais.

    Qualquer sensação diferente é efeito placebo. O zero a 100 km/h em 12,2 s em nosso teste de pista prova isso: foi 1 s mais lento que o Cronos Precision testado em 2018

    Ok, as condições de temperatura e umidade dos testes foram diferentes, pois ambos ocorreram em datas diferentes. Mas o ponto aqui é destacar que, em desempenho, um Cronos HGT não entregará mais que um Precision.

    Continua após a publicidade
    fiat cronos hgt 2020 (2)
    Teto preto é opcional de R$ 500 (Divulgação/Fiat)

    No Cronos HGT as rodas aro 17″ são de série e pintadas de preto, assim como o aerofólio nada discreto, a capa dos espelhos, a grade e a tomada de ar inferior (que não têm apliques cromados), e até mesmo logotipos, como no Argo Trekking.

    O teto preto complementa bem o visual da nova versão, mas é opcional de R$ 500.

    Por dentro, a versão ainda recebe o quadro de instrumentos com tela colorida de sete polegadas, e a faixa central do painel na cor vinho é trocada por uma preta – no Argo equivalente é vermelha.

    fiat cronos hgt 2020 (5)
    Rodas aro 17 com pintura preta são equipamentos de série (Divulgação/Fiat)

    Diferente do Argo HGT, a versão do Cronos de mesmo nome só tem visual diferente.

    A Fiat não levou para o sedã a suspensão com acerto esportivo, com molas, amortecedores e barra estabilizadora específicos. Tampouco trouxe da Toro o modo Sport. E fez isso de propósito.

    Continua após a publicidade

    Os estudos para a nova versão começaram com o Cronos Sport, apresentado no ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

    Foi lá que a Fiat percebeu que o visual agradava, mas que o comprador não estava disposto a abrir mão do conforto no carro da família para ter suspensão mais responsiva ou câmbio manual.

    fiat cronos hgt 2020 (7)
    No Cronos HGT a faixa central do painel é preta (Divulgação/Fiat)

    Também por isso o Cronos Precision 1.8 perdeu a opção de câmbio manual na linha 2020, como já havia sido feito com o Argo. Como o Renegade 1.8 também deixou de oferecer caixa manual, o conjunto passa a ser exclusivo das picapes Strada e Toro.

    Voltando ao Cronos HGT: ele é, literalmente, um “meio esportivo”. Tanto que custa R$ 78.490, ou R$ 3.000 a mais que um Precision. É a metade da diferença entre um Argo HGT (R$ 69.990) e um Argo Precision (R$ 63.990).

    fiat cronos hgt 2020 (6)
    Logos traseiros também são pretos (Divulgação/Fiat)

    Estes são valores sem os opcionais, que no Cronos HGT são muitos: bancos de couro (R$ 1.500) , câmera de ré (R$ 700), airbags laterais (R$ 2.500) e pacote composto por partida sem chave, retrovisor com rebatimento elétrico e iluminação periférica, sensores de chuva e crepuscular, e retrovisor eletrocrômico (R$ 2.000).

    Continua após a publicidade
    fiat cronos hgt 2020 (9)
    Bancos de couro custam R$ 1.500 (Divulgação/Fiat)

    Com tudo, o sedã esportivado vai a R$ 85.690. É o preço para levar a família com conforto e segurança, mas chamando atenção nas ruas.

    Teste de pista (com gasolina)

    Cronos HGT 1.8 AT6
    Aceleração de 0 a 100 km/h 12,2 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 33,3 s – 158.8 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 5,2 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 7,4 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 8,9 s
    Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m 14,1/25,1/55,8
    Consumo urbano e rodoviário 12,3 km/l e 14,1 km/l

    Ficha Técnica

    Fiat Cronos HGT 1.8 AT6
    Preço R$ 78.490 (estimado)
    Motor flex, diant., transv., quatro cilindros, 1.747 cm3, 16V, aspirado, 139/135 cv a 5.750 rpm, 19,3/18,8 mkgf a 3.750 rpm
    Câmbio automático, 6 marchas, tração dianteira
    Suspensão McPherson (dianteiro)/ eixo de torção (traseiro)
    Freios discos ventilados (dianteiro)/ tambor (traseiro)
    Direção elétrica. diâmetro de giro 10,5 m
    Rodas e pneus 205/45 R17
    Dimensões comprimento, 436,4 cm; largura, 172,6 cm; altura 151,6 cm; entre-eixos, 252,1 cm; peso, 1.262 kg; tanque, 48 l; porta-malas, 525 l

    Outras mudanças na linha 2020

    A Fiat promoveu outras pequenas mudanças nas demais versões do sedã. O mais barato, Cronos 1.3, agora tem alarme como item de série. Na Drive 1.3, a novidade está nos faróis com luz de posição em led (que já existia no Precision).

    Poderia ser melhor: na Argentina, onde é fabricado, o Cronos ganhou controles de estabilidade e tração de série em todas as versões. Por aqui, o item está presente apenas a partir da versão Drive 1.3 GSR (com câmbio automatizado).

    Preços do Cronos 2020:

    Cronos 1.3 R$ 58.990 (preço mantido)
    Cronos Drive 1.3 MT – R$ 61.990 (preço mantido)
    Cronos Drive 1.3 GSR – R$ 66.690 (preço mantido)
    Cronos Drive 1.8 AT – R$ 69.990 (era R$ 65.990)
    Cronos Precision 1.8 AT – R$ 75.490 (era R$ 69.990)
    Cronos HGT 1.8 AT6 – R$ 78.490 (versão inédita)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.