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Teste: Ford Ranger Raptor é a picape mais rápida do Brasil e pode ‘voar’

Ela não é apenas capaz de acelerar: também encara terra em altas velocidades e salta sem medo em rampas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 Maio 2024, 17h00 - Publicado em 23 Maio 2024, 17h00
Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Ford Ranger Raptor desbancou a Ram Rampage e agora é a picape a combustão mais rápida à venda oficialmente no Brasil. Porém, não é apenas na aceleração de 0 a 100 km/h. A Raptor também é a mais capaz disponível por aqui, seja no asfalto, seja na terra. Por isso, por R$ 466.500, ela não tem concorrentes diretos, já que a Ram 1500 Rebel, mesmo próxima em preço (R$ 494.990), tem proposta muito distinta.

É fácil reconhecer uma Ranger Raptor nas ruas: ela é 1 cm maior no comprimento, 4 cm mais alta e quase 20 cm mais larga. As medidas mais robustas, em conjunto com os pneus 285/70 e rodas de 17”, os apliques nos para-lamas, o para-choque dianteiro de aço e mais alto em relação ao solo e a grade, com o nome Ford em destaque, mostram que não se trata de uma Ranger qualquer.

Há ainda adesivos, estribo integrado, saídas duplas de escape e faróis de leds matriciais exclusivos. Das demais versões, restam portas e tampa traseira.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por dentro as modificações são menores, com a inserção de comandos para os modos de condução, detalhes em laranja, o nome Raptor no volante e os bancos, mais esportivos e que abraçam os ocupantes dianteiros.

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Entre os equipamentos há quadro de instrumentos digital de 12,4”, central multimídia, também com 12,4”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Bang & Olufsen com oito alto-falantes, oito airbags e um pacote completo de assistentes, como ACC, frenagem automática de emergência, leitura de placas de velocidade, farol alto automático, estacionamento semiautônomo e assistente de permanência em faixa.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No teto há interruptores para ligação de acessórios externos. Já no espaço nada muda. A picape oferece ótima acomodação para os passageiros traseiros, com ar-condicionado e portas USB.

Na caçamba, que tem 1.250 litros, a carga útil é de apenas 715 kg, contra mais de 1.000 kg das demais versões. Isso acontece por alguns fatores, como a diferença de peso entre as versões, além das motorizações e da proposta de cada uma – a desta, definitivamente, não é levar carga na caçamba.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Ranger Raptor é equipada com motor V6 3.0 biturbo a gasolina de 397 cv e 59,5 kgfm, câmbio automático de dez marchas, e tem desempenho diferente de tudo o que se vê no segmento de picapes. Em nossos testes, ela foi de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, número digno de um esportivo.

As acelerações são fortes e rápidas, e empolgam qualquer um, especialmente pelo ronco grave saído dos escapamentos – o que pode ficar mais baixo ou mais alto, segundo o modo escolhido. O mais alto deles, Baja, tem a recomendação de uso apenas para o off-road.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por outro lado, há o modo silencioso, para não incomodar os vizinhos pela manhã. O consumo aferido não é dos piores para um modelo de alto desempenho: 6,3 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada.

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Entre outras modificações mecânicas, a suspensão é nova e reforçada, com curso 32% maior na dianteira e 18% maior na traseira, o que fica nítido em valetas ou buracos maiores, que não deixam o fim do curso chegar ou que haja um efeito chicote. Há um nítido afundamento maior da suspensão, de forma mais confortável.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Neste quesito, a cereja do bolo são os amortecedores Fox, de competição, com funcionamento ativo que inspeciona o terreno 500 vezes por segundo para ajustar o amortecimento de cada pistão. Os diferenciais traseiro e dianteiro blocantes formam uma espécie de eixo rígido.

Tudo isso é controlado de forma eletrônica, através dos modos de condução, que são sete: Normal, Escorregadio, Lama/terra, Areia, Esportivo, Rock crawl (para subidas em pedras) e Baja, que oferece o máximo de desempenho no fora de estrada, como para uso em rali.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Há ainda ajustes para suspensão, direção e, novamente, para o escape. Os ângulos da carroceria para o solo também são maiores, com 32° de entrada, 27° de saída e 24° de transposição. O vão livre do solo é de 27,2 cm (contra 23,5 da versão Limited) e a capacidade de imersão chega a 850 mm.

Com tudo isso, a sensação ao volante da Ranger Raptor é de invencibilidade. A direção é empolgante, a robustez e a suspensão permitem que se passe por locais acidentados em velocidades mais altas, sem a mínima preocupação. Lombadas, valetas, buracos e outras imperfeições são ignorados pela picape.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não por menos, ela permite participações em competições em altas velocidades na terra e a realização de manobras extremas, como o salto que você vê na abertura desta matéria. Para o salto, há uma preparação específica por parte da picape: em modo Baja, quando a Ranger Raptor detecta que as rodas saíram do chão, há o enrijecimento dos pistões da suspensão para receber o impacto do pouso.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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É possível ainda fazer largadas em terrenos com pouca aderência, o que também é detectado de forma automática. Preparação para reboque, com engate e soquete para ligações elétricas, além de assistente de manobra com trailer, também são itens de série.

Com fácil convivência, a Ranger Raptor pode ser o automóvel principal da casa, já que é um dos carros mais versáteis à venda no Brasil. É possível usar na cidade no dia a dia ou fazer um rali no final de semana.

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto Quatro Rodas

Um dos carros mais versáteis do mercado, a Ranger Raptor pode ser apenas uma picape, ou encarar competições extremas.

Teste – Ford Ranger Raptor

Aceleração
0 a 100 km/h – 6,6 s
0 a 1.000 m – 27,3 s – 182,6 km/h
Velocidade máxima – n/d

Retomadas
D 40 a 80 km/h – 2,9 s
D 60 a 100 km/h -3,4 s
D 80 a 120 km/h – 4,2 s

Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 15,7/28,3/62,8 m

Consumo
Urbano – 6,3 km/l
Rodoviário – 8,4 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx. – 34,5/74,5 dBA
80/120 km/h – 58,7/72,5 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h – 1.800 rpm
Volante – 3 voltas

Seu Bolso
Preço básico – R$ 466.500
Garantia – 5 anos

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ficha Técnica – Ford Ranger Raptor

Motor: gasolina, diant., long., 6 cil. em V, 2.995 cm3, 397 cv a 3.500 rpm, 59,5 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 10 marchas, tração 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.), eixo rígido com molas helicoidais (tras.)
Freios: disco ventilado
Pneus: 285/70 R17
Dimensões: comprimento, 538,1 cm; largura, 220,8 cm; altura, 192,2 cm; entre-eixos, 327 cm; peso, 2.415 kg; tanque de combustível, 82 l; caçamba, 1.250 l; carga útil, 715 kg; capacidade de imersão, 850 mm

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