Nós já havíamos publicado nossas primeiras impressões do Honda HR-V 2023, ainda em circuito fechado, mas faltava levar a nova geração do SUV para nossa pista de testes e colocar à prova o novo motor 1.5 aspirado com injeção direta. Não falta mais.
O HR-V 1.5 é mais lento que o antigo 1.8? É mais econômico que os concorrentes 1.0 turbo? O SUV está realmente mais silencioso? A seguir, responderemos estas e outras perguntas e como o Honda está posicionado frente aos concorrentes.
Tamanha expectativa tem motivo. A escolha por um novo motor aspirado em vez de um turbo, como fez grande parte dos concorrentes, foi um tanto surpreendente. E nem mais potente o novo motor é. O antigo motor 1.8 aspirado gerava até 140 cv 17,4 kgfm e o novo 1.5 tem até 126 cv e 15,8 kgfm.
Para reforçar o mistério, a Honda se negou a divulgar os números de desempenho do Honda HR-V com motor 1.5 aspirado. Não adianta fazer mais suspense: o desempenho do motor 1.5 é equivalente ao do motor 1.8, com direito a uma melhora significativa no consumo urbano.
Se o antigo chegava aos 100 km/h em 11,7 segundos, o novo, com motor menor, cumpriu a mesma passagem em 11,8 segundos. O HR-V 1.5 obteve média urbana de 12,7 km/l no ciclo urbano e 14,4 km/l no rodoviário, contra 11,7 e 14,3 km/l no antigo, respectivamente. A nova geração ainda tem retomada mais rápida de 40 a 80 km/h.
Todo o mérito do novo motor 1.5 e da nova programação do câmbio automático CVT com simulação de sete marchas, porque nem mais leve o novo Honda HR-V: comparando as versões EXL, passou dos 1.276 para 1.309 kg.
Também vale destacar uma melhora notável no ruído interno em quase todas as medições, exceto em ponto morto. É culpa da injeção direta, um dos diferenciais do novo motor, que tem ruído mais estridente característico.
Confira abaixo a comparação entre os testes das duas gerações do Honda HR-V:
Honda HR-V 1.5 | Honda HR-V 1.8 | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h (s) | 11,8 | 11,7 |
0 a 1000 m | 33,21s/161,15 km/h | 32,96s/164 km/h |
Retomadas | ||
De 40 a 80 km/h (s) | 5,2 | 5,4 |
De 60 a 100 km/h (s) | 6,4 | 6,3 |
De 80 a 120 km/h (s) | 8,6 | 8,2 |
Consumo | ||
Urbano (km/l) | 12,7 | 11,7 |
Rodoviário (km/l) | 14,4 | 14,3 |
Frenagem | ||
60 a 0 km/h | 13,5 | 14,7 |
80 a 0 km/h | 23,8 | 26,2 |
120 a 0 km/h | 52,9 | 60,3 |
Ruído interno | ||
Neutro/RPM máx. (dBA) | 40,4/67,8 | 39,8/72,9 |
80/120 km/h (dBA) | 61,8/68,6 | 63,7/69,5 |
Mas como o Honda HR-V 2023 se defende dos demais SUVs compactos, que em sua maioria se defendem com motores três-cilindros 1.0 turbo? Confira na tabela abaixo:
Honda HR-V 1.5 | Chevrolet Tracker 1.0T | Nissan Kicks 1.6 | VW Nivus 1.0T | VW T-Cross 1.0T | Hyundai Creta 1.0T | |
Aceleração | ||||||
0 a 100 km/h (s) | 11,8 | 11,8 | 12,7 | 11,2 | 11,3 | 11,3 |
Retomadas | ||||||
De 40 a 80 km/h (s) | 5,2 | 5 | 5,4 | 4,8 | 4,8 | 5,2 |
De 60 a 100 km/h (s) | 6,4 | 6,1 | 7,5 | 6,2 | 6,2 | 7 |
De 80 a 120 km/h (s) | 8,6 | 8,2 | 10,3 | 7,6 | 7,8 | 8,9 |
Consumo | ||||||
Urbano (km/l) | 12,7 | 12,1 | 12,1 | 11,5 | 11,7 | 11,5 |
Rodoviário (km/l) | 14,4 | 15,5 | 14,8 | 15,2 | 15,9 | 14,4 |
Ruído interno | ||||||
Neutro/RPM máx. (dBA) | 40,4/67,8 | 38,8/65,1 | 45,9/62,6 | 40,2/67,4 | 36,8/63,4 | 41,8/62,2 |
80/120 km/h (dBA) | 61,8/68,6 | 62,3/68,9 | 65,2/68,6 | 63,3/70,1 | 63/66,8 | 63,2/69,5 |
Trocando em miúdos a tabela, o Honda HR-V 2023 só é melhor entre os rivais com motor aspirado ou 1.0 turbo em consumo urbano e ruído a 80 km/h. Mas seu desempenho está muito mais próximo dos rivais turbo do que do Nissan Kicks, que também aposta em um motor aspirado, mas sem injeção direta. Os Renegade e Duster 1.3 turbo e Tracker 1.2 turbo são mais rápidos, mas gastam mais.
O Honda HR-V com motor 1.5 aspirado, porém, reforça uma percepção que também tivemos com o Toyota Corolla Cross 2.0, que é mais rápido e eficiente que todos os SUVs médios turbo: um motor aspirado com injeção pode, sim, superar os turbo. É bom ficar atento a eles.
Em detalhes: confira o Honda HR-V 2023 em 50 fotos exclusivas:
Versões, equipamentos e preços do Honda HR-V 1.5 aspirado 2023
- EX – R$ 142.500
Faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).
- EXL – R$ 149.900
Equipamentos da versão EX, mais: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” com acabamento diferenciado, tweeters dianteiros e sensores de estacionamento traseiros.
Ficha técnica – Honda HR-V EXL 2023
Motor:1.5 DOCH VTEC, flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha; injeção direta, 126 cv a 6.200 rpm, 15.8/15,5 kgfm a 4.600 rpm
Câmbio: CVT, sete marchas simuladas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 215/60 R17
Dimensões: comprimento, 433 cm; largura, 179 cm; altura, 159 cm; entre-eixos, 261 cm; peso, 1.309 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 354 l; vão livre do solo, 18,5 cm; ângulo de ataque, 17,8°; ângulo de saída, 22°
Novo HR-V 1.5 Turbo: informações, equipamentos, preços e data de lançamento
Nas versões Advance e Touring, o HR-V 2023 terá o novo motor 1.5 turbo flex, mais potente que o anterior, apenas gasolina. São 177 cv a 6.600 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm (etanol ou gasolina).
De acordo com o PBE (Inmetro), os Honda HR-V Advance e Touring têm consumo na cidade de 7,9/11,3 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 8,8/12,6 km/l.
O câmbio CVT, de relação continuamente variável, tem simulação de sete marchas e trocas sequenciais por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL, Advance e Touring).
As versões turbo têm grade preto brilhante com elementos 3D, além de apêndices aerodinâmicos na base do para-choque, exclusivo e com um batimento cardíaco estilizado em um friso na tomada de ar inferior e dupla saída de escape. Na lateral, as rodas são sempre aro 17, sendo que apenas na Touring serão diamantadas. A versão topo também tem molduras das caixas de roda com acabamento preto brilhante.
O lançamento será em outubro, mas equipamentos e preços já foram divulgados
- Advance – R$ 176.800
Todos os equipamentos do EXL e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.
- Touring – R$ 184.500
Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).