Teste: Honda ZR-V Touring é mais lento que o Compass, mas gasta menos
O novo SUV da Honda apresenta visual e comportamento diferentes em relação aos irmãos, mas não nega a genética da marca
![](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1FLP0742-Honda-ZRV_1okk2-e1703704978978.jpg?quality=70&strip=info&w=1038&h=593&crop=1)
O novo Honda ZR-V é bonito. Mas mais bonito de perto do que em fotos. A Honda define suas linhas como esportivas. Os vincos do capô que terminam na grade dianteira dão ideia de movimento. Mas sem ser agressivo. Essas linhas fazem o ZR-V parecer menor. Mas, de fato, ele é ligeiramente maior que um Jeep Compass, com o qual vai concorrer no segmento de SUVs médios. O ZR-V tem 4,57 m de comprimento, enquanto o Compass mede 4,40 m.
Passado o encantamento dos primeiros momentos, surge uma sensação de estranhamento, no entanto, porque o ZR-V tem um visual bem diferente dos outros carros da Honda como City, o próprio Civic do qual deriva e o SUV compacto HR-V.
Fazer modelos que parecem gêmeos idênticos com tamanhos diferentes é algo bem monótono. Mas, nesse caso do ZR-V, fica difícil dizer que se trata de um carro da mesma fábrica. Pelo menos externamente falta o que os designers chamam de identidade de marca. Por dentro, há elementos familiares, como o grafismo, os instrumentos e, o mais evidente, a grelha frontal em toda a extensão do painel igual à do Civic da 11a geração.
![1FLP1134okk10 Honda ZR-V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1FLP1134okk10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Internamente, as curvas da carroceria se repetem. Mas de forma menos suave, como se observa no console central. Nas laterais das portas, os volumes dos apoiadores são exagerados. Se fossem menores, teriam a mesma serventia, ocupariam menos espaço da cabine e ficariam mais elegantes.
Segundo a Honda, o visual diferente foi proposital para o ZR-V expressar sua singularidade. Não, ele não vai ditar a tendência de estilo dos próximos lançamentos da marca, segundo os executivos da fábrica. Ele apenas quer ser diferente e atender a um público diverso do que é servido pelo HR-V e o SUV grande CR-V, na linha de SUVs da marca.
![1FLP1031okk9 Honda ZR-V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1FLP1031okk9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além do estilo, o ZR-V traz outra característica única, que tem a ver com seu projeto: é a posição de dirigir. Como em todo SUV, o motorista do ZR-V viaja em posição elevada. Mas, ao contrário dos SUVs típicos, o ZR-V tem pedais, volante e painel em posições mais próximas do motorista, estabelecendo uma ergonomia mais parecida com a dos sedãs e cupês. Assim, o motorista se posiciona mais encaixado no cockpit, podendo interagir mais efetivamente com o carro.
SUV na mão
Essa esportividade pretendida não seria atendida apenas com as mudanças na ergonomia, no entanto. Por isso, os projetistas japoneses trataram de enrijecer a suspensão (McPherson, na dianteira, e multilink, na traseira) de modo a deixar a carroceria mais firme – e reduzindo o conforto, como efeito colateral.
Em nossa avaliação, sentimos que o SUV oscila menos nas curvas, mas em contrapartida se mostra bastante sensível à irregularidade dos pisos, como se seus pneus (215/60R17) estivessem acima da pressão recomendada. A direção tem o peso ideal e é bastante responsiva. Ou seja: diverte sem cansar. O ZR-V é equipado com motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros, com comandos de válvulas variáveiests na admissão e no escape, que gera 161 cv e 19,1 kgfm, acoplado ao câmbio CVT com sete marchas fixadas.
![1FLP0915okk3 Honda ZR-V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1FLP0915okk3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na pista de testes, ele foi mais lento que o rival Compass, na versão equipada com motor 1.3 turbo flex (185/180 cv e 27,5 kgfm), testada com gasolina. O Honda fez de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos, ante 10,3 segundos, do rival. Nas provas de frenagens, houve empate técnico. Vindo a 80 km/h, o ZR-V precisou de 26,8 m para parar, contra 26,9 m percorridos pelo Jeep.
No consumo, quem se saiu melhor foi o Honda ZR-V, com médias de 10,9 km/l, na cidade, e 14 km/l, na estrada, enquanto o Compass obteve 9,3 km/l e 13 km/l, respectivamente.
Topo da hierarquia
Para a Honda, o ZR-V entra como um complemento de linha, entre o HR-V, que custa entre R$ 151.200 (EX) e R$ 195.800 (Touring) e o CR-V, que deverá ser apresentado atualizado ainda este mês, na faixa de R$ 300.000. O ZR-V custa R$ 214.500 em única versão Touring, que representa a configuração mais luxuosa e equipada, na hieraquia da marca. No acabamento, ela traz bancos parcialmente revestidos de couro, volante de couro e painel e laterais das portas em material sintético que imita couro.
![1FLP1026okk8 Honda ZR-V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1FLP1026okk8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Entre os equipamentos, o ZR-V vem com faróis full-led, painel digital de 7”, central multimídia de 9” compatível com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado bizona, teto solar, oito airbags e sistemas de assistência ao motorista como frenagem automática, piloto automático adaptativo, sensores de permanência em faixa, assistente de partida em rampa, freio automático de descidas e controle de tração e estabilidade.
![1FLP0981okk6 Honda ZR-V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1FLP0981okk6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A cabine foi pensada para agradar a todos os ocupantes. Para isso há 11 porta-objetos e cinco tomadas USB (sendo quatro do tipo C), além de um carregador de celular por indução, localizado no console. Quem viaja atrás acha saídas de ar-condicionado sob os bancos e luzes de leitura, no teto.
Só faltou o sistema de bancos flexíveis, Magic Seat, que equipa o HR-V. O ZR-V tem banco traseiro bipartido e rebatível, mas a mesma mobilidade do irmão menor. No porta-malas cabem 389 litros, o que não é muito, mas é compreensível levando-se em conta que o espaço da cabine acomoda cinco pessoas com folga. E pode chegar a 1.306 litros, com os bancos rebatidos.
![1FLP0979okk5 Honda ZR-V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1FLP0979okk5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![1FLP0939okk4 Honda ZR-V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1FLP0939okk4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O ZR-V é oferecido em sete opções de cores, sendo três novas na linha Honda: azul (mostrada aqui), vermelho e cinza perolizado. Mais quatro tradicionais: branco, prata, cinza e preto. Escolhendo uma das três primeiras, o interior tem acabamento bicolor, como nas imagens. Nas demais, o interior é sempre monocromático preto.
Veredicto – O ZR-V é bonito, se destaca na paisagem, mas sua pegada esportiva não se reflete no desempenho e prejudica o conforto.
Teste – Honda ZR-V
Aceleração
0 a 100 km/h: 11,6 s
0 a 1.000 m: 32,9 s – 163,4 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,8 s
D 60 a 100 km/h: 6,2 s
D 80 a 120 km/h: 8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15/26,8/59,4 m
Consumo
Urbano: 10,9km/L
Rodoviário: 14km/L
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 37,6/62,4 dBA
80/120 km/h: 62/71,2dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.900
Volante: 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 214.500
Garantia: 3 anos
Ficha técnica: Honda ZR-V Touring
- Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, DOHC, 1.996 cm3, 161 cv a 6.500 rpm, 19,1 kgfm a 4.200 rpm
- Câmbio: automático CVT, 7 marchas, tração dianteira Direção: elétrica; 2,5 voltas entre batentes
- Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
- Pneus: 215/60 R17
- Dimensões: comprimento, 456,8 cm; largura, 184 cm; altura, 161,1 cm; entre-eixos, 265,5 cm; porta-malas, 389/1.306 litros; tanque de combustível 53 litros; peso, 1.446 kg