Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Teste: Jeep Compass Longitude 2.0 diesel 4×4

Precisa de um SUV a diesel? Então olhe com carinho para o Jeep Compass

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jan 2017, 20h22 - Publicado em 28 dez 2016, 15h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Só as versões a diesel têm tração 4x4
    Só as versões a diesel têm tração 4x4 (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)
    Só as versões a diesel têm tração 4x4
    Só as versões a diesel têm tração 4×4 (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

    Se o velho ditado diz que a primeira impressão é que fica, o Compass parece ter começado com o pé direito. Moderno e bem equipado, o SUV também agradou no preço: as versões flex partem de R$ 101.990 e as opções movidas a diesel começam em R$ 134.990. Parece muito, mas está abaixo da concorrência, como veremos a seguir.

    Publicidade

    A versão Longitude a diesel (acima dela, há a Trailhawk, por R$ 151.990) sai de fábrica sempre equipada com tração 4×4. O carro se comportou com desenvoltura na cidade, graças ao bom desempenho do motor 2.0 de 170 cv associado ao câmbio automático de nove marchas – mesmo conjunto do Renegade. O novato é mais dócil de guiar e tem uma suspensão mais macia, capaz de filtrar melhor as irregularidades.

    Publicidade
    Traseira lembra muito o Grand Crerokee
    Traseira lembra muito o Grand Crerokee (Pedro Bicudo)

    Houve um equilíbrio entre os SUVs na pista de testes: o Compass foi em média 0,5 segundo mais lento nas acelerações e ficou quase 1 segundo abaixo do Renegade (que é 43 kg mais leve) nas retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h. A disparidade foi ligeiramente maior nas frenagens, a favor do Renegade.

    Já nas medições de consumo houve um empate técnico: enquanto o SUV menor fez 11,9 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, o Compass registrou 11,7 km/l e 15,1 km/l, respectivamente. Outra igualdade ocorreu nas medições de ruído, contrariando a sensação que tivemos anteriormente de o Compass ser mais silencioso.

    Publicidade

    Mesmo sendo bastante confortável para o uso urbano, o Compass não declina um convite para sair do asfalto. Aí entra em ação a tração 4×4, com quatro ajustes de condução. Nem é preciso contar com os acessórios da Trailhawk: o carro vence a maioria dos obstáculos sem dificuldades.

    Continua após a publicidade
    Interior tem acabamento bem cuidado
    Interior tem acabamento bem cuidado (Pedro Bicudo)

    Sem concorrentes diretos na mesma faixa de preço (R$ 134.990), o Compass é competitivo mesmo contra modelos mais caros. Considerando apenas os SUVs movidos a diesel, o rival mais próximo é a Chevrolet Trailblazer LTZ, recheada de equipamentos, mas que sai por R$ 199.990 – uma diferença de nada menos que R$ 64.200.

    Publicidade
    Tração 4x4 tem quatro modos de condução
    Tração 4×4 tem quatro modos de condução (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

    Já o Audi Q3 Attraction 1.4 TFSI parte de R$ 142.990 e tem porte semelhante, mas bebe apenas gasolina e oferece uma lista bem menor de equipamentos de série. Sendo assim, seu grande inimigo pode ser justamente o Compass Longitude Flex.

    Se você não faz questão de dirigir um SUV a diesel e dispensa a tração 4×4, não há motivos para bancar a diferença de R$ 26.000 que separa dois modelos recheados com os mesmos equipamentos. Mas se a autonomia do diesel e as aptidões off-road forem um diferencial importante, a escolha está feita.

    Publicidade
    Motor 2.0 tem calibragem mais suave que no Renegade
    Motor 2.0 tem calibragem mais suave que no Renegade (Pedro Bicudo)

    VEREDICTO

    Gostoso de dirigir, o Compass é uma das melhores opções do segmento: é bonito, encara trilhas, anda bem e ainda bebe pouco.

    Publicidade

     

    Teste (com diesel)

     

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.