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Teste: Land Rover Range Rover Sport SE

Com interior inspirado no Velar, Range Rover Sport troca botões por telas sensíveis e comandos por gestos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 jun 2018, 17h44
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  • Range Rover Sport SE
    Faróis e grade são inspirados também no Velar  (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Range Rover Sport SE
    Faróis e grade são inspirados também no Velar (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A inspiração no estilo futurista do Range Rover Evoque fez bem a esta segunda geração do Range Rover Sport, lançada em 2013.

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    Agora, em sua reestilização de meia-vida, ele se espelhou no Velar tanto para atualizar a carroceria (repare na trama da grade, nos elementos internos dos faróis e nas tomadas de ar maiores) como para modernizar seu interior. 

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    Range Rover Sport SE
    Faróis têm luzes de seta dinâmica (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O console central foi tomado por duas telas de 10 polegadas cada uma. São as mesmas do irmão menor: a superior é a tradicional central multimídia (sem integração com Android Auto ou Apple CarPlay) e comanda funções do veículo, enquanto a inferior substituiu todos os botões do ar-condicionado e o seletor dos ajustes de funcionamento do sistema de tração – exceto o modo automático, acionado apenas pelo enorme botão giratório à frente da alavanca de câmbio.

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    Lanternas têm o mesmo formato, mas luzes diferentes (Christian Castanho/Quatro Rodas)

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    Com três telas, o interior sóbrio ganhou ares tecnológicosAinda há uma terceira tela, de 12,3 polegadas, para o quadro de instrumentos configurável. E vale dizer que os comandos do volante podem ser pressionados ou tateados.

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    Quadro de instrumentos é digital (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Para aumentar o volume, por exemplo, pode-se deslizar o polegar ao redor do círculo, como se fazia nos primeiros iPod.

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    E a função dos botões podem mudar de acordo com as informações exibidas no quadro de instrumentos. 

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    Os novos bancos são mais anatômicos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    O espaço atrás é bom, mas não sobra espaço (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Algumas tecnologias não são tão úteis assim. É o caso do comando por gestos para abrir e fechar a cortina do teto panorâmico.

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    Os velhos botões não foram abolidos, mas passar a mão próximo ao teto no sentido do comando desejado faz sucesso com nove em cada dez passageiros.

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    As rodas aro 21 poderiam ser mais bonitas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Todos esses equipamentos estão no Range Rover Sport SE, versão de entrada que custa R$ 440.211, já com bancos dianteiros com ajuste elétrico, sistema de som Meridian, geladeira no console central, assistente de permanência em faixa, rodas de 21 polegadas e porta-malas com abertura elétrica.

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    Geladeira no console leva até quatro garrafas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Até a suspensão pneumática com amortecedores adaptativos, que controlam as reações da carroceria em tempo real, é de série.

    É um pacote tão interessante que a Land Rover espera por uma queda de interesse na versão HSE, de R$ 488.229.

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    Suspensão e amortecedores são ajustados em tempo real (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Independentemente da versão, o motor é o V6 3.0 turbodiesel de 306 cv e robustos 71,4 mkgf de torque, bem aproveitado pelo câmbio automático de oito marchas ZF.

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    Motor é o V6 3.0 turbodiesel de 306 cv e 71,4 mkgf de torque (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    No nosso teste, mostrou equilíbrio entre desempenho e consumo: fez 8,6 s no 0 a 100 km/h, 2 s a mais que um Audi Q7 TDI, mas igualou com o alemão os 10 km/l em ciclo urbano.

    Na estrada, porém, fez 12,5 km/l contra 13,9 km/l do Q7.

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    Quem não se importar com o consumo pode optar pela versão SVR, de R$ 739.600, com motor V8 5.0 a gasolina de 575 cv.

    A fábrica só anuncia o desempenho: 0 a 100 em 4,5 s, o mesmo tempo do Mustang GT.

    Veredicto

    Porta de entrada dos Range Rover, a versão Sport SE traz tudo o que se espera de um SUV desta faixa de preço. E ainda tem a força de sobra do motor diesel.

    Teste de pista

    Ficha técnica – Land Rover Range Rover Sport SE

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