Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Teste: novo Mercedes-Benz E 300 é avançado e confortável na medida certa

O sedã foi reestilizado e ganhou novas tecnologias, mas manteve as características que o consagraram entre os fãs da marca

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 set 2021, 01h06
mercedes-benz e 300 exclusive
Os faróis, com 84 leds, ajustam a iluminação às situações de uso (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mercedes-Benz encontrou uma forma de evolução contínua de sua linha sem precisar esperar a chegada das novas gerações para avançar. O primeiro indício visível dessa estratégia foi o Classe A, de 2018, trazendo o inédito sistema multimídia interativo MBUX.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Até então a plataforma de lançamento de novidades da Mercedes era o Classe S (“O melhor ou nada” era o lema). Depois do Classe A, o Classe C no meio-ciclo de vida ganhou uma nova motorização híbrida-leve. E, a partir dessas estreias, cada tecnologia apresentada foi sendo incorporada gradualmente aos demais modelos.

Mercedes-benz e 300 Exclusive
Acabamento de luxo inclui couro e madeira – fosca e preto brilhante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O resultado desse processo fica claro no novo Classe E mostrado aqui, que é uma versão reestilizada da atual geração (a quinta, que chegou em 2017), mas que está em dia com os novos Classe S, lançado em 2020, e C, apresentado este ano na Europa.

Existem diferenças entre o Classe E e seus pares mais novos, mas estão principalmente no estilo, já que em termos de tecnologia a vantagem do Classe S se deve mais ao fato de ele ser uma opção de um segmento superior do que técnica.

Em relação ao Classe C, há vários elementos em comum, a começar pelo motor 2.0 de quatro cilindros que equipa o E 300 Exclusive, mostrado aqui.

Continua após a publicidade
mercedes-benz e 300 exclusive
Além dos faróis, sedã ganhou novas rodas e lanternas traseiras reestilizadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nesse motor (uma família, na verdade), segundo a fábrica, reuniu-se pela primeira vez inovações como os cilindros mais largos na base (Conicshape) e revestidos de grafite (Nanoslide), para reduzir o atrito interno, e o turbocompressor twin-scroll, entre outros recursos. O resultado é uma entrega de 258 cv de potência e 37,7 kgfm de torque.

Em nossa pista, o E 300, que tem 4,9 m de comprimento e pesa 1.580 kg, acelerou de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e chegou a 205,6 km/h ao final do primeiro quilômetro percorrido (a máxima é de 250 km/h).

E conseguiu isso acompanhado de um consumo frugal para o desempenho apresentado. No ciclo urbano, o E 300 fez a média de 10,3 km/l e, no rodoviário, 12,7 km/l.

mercedes-benz e 300 exclusive
Painel de instrumentos e central multimídia são duas telas de 12,3” unidas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Talvez o comprador (o E 300 Exclusive custa R$ 557.900) torça o nariz para o fato de o Classe C ter faróis e lanternas mais finos e identificados com os lançamentos recentes da marca, e um tablet vertical no console.

Mas os faróis do E 300 são de última tecnologia. O sistema batizado de Multibeam Led consiste em uma matriz inteligente com 84 leds e uma câmera que reconhece as condições de rodagem e adapta a iluminação de modo a evitar o ofuscamento nos motoristas que viajam no sentido contrário, diminuir o reflexo do asfalto molhado e da sinalização (contribuindo com o sistema de leitura de placas), entre outros recursos.

Continua após a publicidade
mercedes-benz e 300 exclusive
Há quatro modos de condução. Bancos dianteiros têm bons apoios laterais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E, quanto à central multimídia, apesar do design horizontal, sua tela de 12,3” touch incorpora a versão mais atualizada do sistema MBUX.

Falando ainda dos equipamentos, o E 300 Exclusive traz ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som high-end Burmester, teto solar panorâmico (sobre as duas fileiras de assentos) e sistema autônomo de estacionamento, além dos recursos de assistência ao motorista como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos e sensor de tráfego cruzado traseiro.

mercedes-benz e 300 exclusive

No mais, o E 300 Exclusive conserva as características que fazem dos sedãs da Classe E uma espécie de embaixadores da marca, por reunir desempenho, segurança, luxo e conforto nos níveis típicos dos Mercedes.

Sobre desempenho e segurança, ficou claro pelo comportamento do carro na pista. Nas provas de frenagem, vindo a 80 km/h, o sedã precisou de apenas 25,1 metros para parar. Luxo e conforto são coisas que se notam assim que se entra na cabine do carro.

Continua após a publicidade
mercedes-benz e 300 exclusive
O ar-condicionado tem ajustes independentes na traseira. O teto solar é de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No caso do E 300 Exclusive, os bancos de couro com as costuras longitudinais dão as boas-vindas. No painel, há madeira fosca e, no console, o acabamento é preto brilhante. Ao contrário do Classe C, pequeno, e do Classe S, grande demais para o uso diário, o Classe E tem o tamanho ideal, com espaço para cinco pessoas viajarem sem aperto.

Dinamicamente, o Classe E é um sedã confortável, com rodar macio e direção de reações lentas, embora precisas. Definitivamente, não é um carro para ser dirigido esportivamente.

mercedes-benz e 300 exclusive
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O desempenho superior aliado ao conforto entregam um outro tipo de prazer, que não se encontra em um autódromo, mas em uma estrada longa e bem pavimentada.

O câmbio automático de nove marchas, com trocas rápidas mas suaves, oferece a possibilidade de mudanças no modo manual, por meio de borboletas atrás do volante.

mercedes-benz e 300 exclusive
Motor 2.0 gera 258 cv de potência. Rodas de liga leve são de 19 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E, no console, há um seletor de modos de uso, com quatro opções Comfort, Sport, Sport Plus e Individual, que ajustam as respostas do acelerador, da direção e do sistema de controle de tração e estabilidade. Mas o motorista não sente a necessidade de modificar nada (o ajuste-padrão é o Comfort).

Continua após a publicidade
mercedes-benz e 300 exclusive
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O comprador que torcer o nariz para esta versão reestilizada pode optar por esperar a próxima geração, prevista para 2023, que com certeza trará soluções inéditas e ainda ausentes nos outros modelos da marca. Mas essa exclusividade deve durar por pouco tempo.

Veredicto Quatro Rodas

O E 300 Exclusive não decepciona quem aprecia um sedã de luxo com desempenho e conforto em níveis superiores.

Teste de desempenho – Mercedes-Benz E 300 Exclusive

  • Aceleração:
    0 a 100 km/h: 6,4 s
    0 a 1.000 m: 26,3 s – 205,8 km/h
  • Velocidade Máxima:
    250 km/h*
  • Retomada:
    D 40 a 80 km/h: 3 s
    D 60 a 100 km/h: 3,3 s
    D 80 a 120 km/h: 4,3 s
  • Frenagens:
    60/80/120 km/h -13,8/25,1/59,6 m
  • Ruído Interno
    Neutro/rpm máx.: 42,6/65,1 dBA
    80/120 km/h: 60,8/67,3 dBA
  • Consumo:
    Urbano: 10,3 km/l
    Rodoviário: 12,7 km/l
  • Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 7ª marcha: 1.500 rpm
    Volante: 2 voltas
  • Seu bolso
    Preço básico: R$ 557.900
    Garantia: 2 anos
  • Condições de teste:alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 56; press., 1.012 kPa

 

Ficha técnica – Mercedes-benz E 300 Exclusive

  • Motor: gas., diant., long., 4 cil., 16V, turbo twin-scroll, injeção direta 1.991 cm³, 258 cv a 5.800 rpm, 37,7 kgfm a 1.800 rpm
  • Câmbio: automático, 9 marchas, tração traseira
  • Direção: elétrica, 11,6 m (diâmetro de giro)
  • Suspensão: braços sobrepostos (diant.), multibraços (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
  • Pneus: 245/40 R19 (diant.), 275/35 R19 (tras.)
  • Peso: 1.580 kg
  • Dimensões: comprimento, 492,3 cm; largura, 185,2 cm; altura, 146,8 cm; entre-eixos, 293,9 cm; porta-malas, 540 l; tanque de combustível, 66 litros

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa 749
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.