Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Teste de pista: Volvo V40 Momentum 2.0 turbo

V40 desafia o mundo monocromático, mas não tem o que importa: equipamentos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 dez 2017, 18h03 - Publicado em 4 jan 2017, 17h59
Teste de pista: Volvo V40 Momentum 2.0 turbo
Azul ou verde? O nome da cor é Blue Amazon (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Há cinco anos o Volvo V40 causava alguma polêmica por causa do nome: era um hatch ressuscitando o nome de uma perua vendida até 2004. Com a chegada da linha 2017 vieram algumas mudanças no design e nova polêmica: não conseguimos chegar a um consenso se a cor do carro das fotos é cinza, azul ou verde. Sólida, chama-se Blue Amazon.

Fato é que este V40 atrai mais olhares pela cor do que pelas mudanças sofridas. Tudo se resume ao novo para-choque frontal sem leds diurnos, que foram incorporados pelos novos faróis (full led) com assinatura chamada Martelo de Thor, já vista nos XC90 e S90, e que se ilumina em laranja para fazer as vezes de seta (a maior luz de seta que você já viu).

Os faróis são do tipo full led - o Martelo de Thor também é luz de seta
Os faróis são do tipo full led – o Martelo de Thor também é luz de seta (Christian Castanho)

As formas gerais não mudam. As janelas espias traseiras são pequenas para dar espaço para a coluna C e as clássicas lanternas verticais formam a identidade dos Volvo desde que eles ainda eram carros quadrados e cheios de cantos vivos.

Traseira segue sem mudanças
Traseira segue sem mudanças (Christian Castanho)

Tirando os 6 cm a mais no comprimento (são 4,37 metros no total), o V40 tem praticamente as mesmas dimensões de um Audi A3 Sportback, seu principal rival entre os hatches premium.

Continua após a publicidade

Este Volvo V40 é um Momentum, versão intermediária que custa R$ 155.950. Tem motor 2.0 turbo com injeção direta da família Drive-E (diferente do cinco cilindros que usou até meados de 2015), com 193 cv e 30,6 mkgf, combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Além da Momentum, são oferecidas também as versões Kinetic (de entrada, com o mesmo motor, por R$ 137.950) e R-Design (mais esportiva, com 245 cv e 35 mkgf, a partir de R$ 175.950).

Basta dizer que um Audi A3 Sportback Ambition, com motor 1.8 TFSI de 180 cv e 25,5 mkgf e câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, custa R$ 152.990 para perceber que o Volvo está dentro da realidade.

Continua após a publicidade
Motor 2.0 com turbo e injeção direta renre 190 cv e 30,6 mkgf
Motor 2.0 com turbo e injeção direta rende 193 cv e 30,6 mkgf (Christian Castanho)

Por incrível que pareça, a falta de monitor de pontos cegos (algo que a Volvo foi pioneira em ter), GPS, câmera de ré e teto solar em um automóvel desse nível também não é exclusividade do Volvo. Mas é triste.

Um bom Volvo não esquece da segurança. O V40 Momentum tem sete airbags, Isofix, monitor de pressão dos pneus e City Safety, frenagem automática para reduzir ou evitar acidentes até 50 km/h.

Continua após a publicidade
Instrumentos digitais e acabamento em tons claros ainda causam boa impressão
Instrumentos digitais e acabamento em tons claros ainda causam boa impressão (Christian Castanho)

Na pista, o V40 não vai mal: cravou 8,5 segundos no 0 a 100 km/h (1 segundo abaixo do Golf 1.4 TSI). Só tome cuidado, pois em nossas medições a velocidade real quando o velocímetro indicava 100 km/h era de 102 km/h. De acordo com a Volvo, está na margem de erro de 2%.

Duro, literalmente, é andar com o V40 nas ruas com sua suspensão exageradamente firme, a ponto de ser barulhenta mesmo ao passar por irregularidades. Por outro lado, é um devorador de curvas em potencial.

Continua após a publicidade
Console central flutuante já virou marca registrada
Console central flutuante já virou marca registrada (Christian Castanho)
Banco do motorista tem ajustes elétricos e memória
Banco do motorista tem ajustes elétricos e memória (Christian Castanho)

Veredicto

A suspensão dura ainda atrapalha a relação. No geral, não surpreende em desempenho ou pelos itens de série, mas está na média do segmento.

Continua após a publicidade

Teste de pista (com gasolina)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 29,5 s – 179,4 km/h
  • Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 3,6 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 4,5 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 5,6 s
  • Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,6 / 26,7 / 61,16 m
  • Consumo urbano: 10,5 km/l
  • Consumo rodoviário: 15,1 km/l

Ficha técnica – Volvo V40 Momentum

  • Preço: R$ 155.950
  • Motor: gasolina, diant., transv., 4 cil., 1.969 cm3; 16V, turbo, inj. direta, 193 cv a 5.000 rpm, 30,6 mkgf a 1.500 rpm
  • Câmbio: aut., 6 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.) e multilink (tras.)
  • Freios: discos ventilados (diant.) / sólidos (tras.)
  • Direção: elétro-hidráulica, 10,8 m (diâmetro de giro)
  • Rodas e pneus: liga leve, 205/50 R17
  • Dimensões: compr., 436,9 cm; altura, 142,0 cm; largura, 178,3 cm; entre-eixos, 264,7 cm; peso, 1.554 kg; tanque, 62 l
  • Equipamentos de série: start-stop, ar-digital, central multimídia, ESP, piloto automático, faróis full-led, banco elétrico
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.