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Teste de pista: Volvo V40 Momentum 2.0 turbo

V40 desafia o mundo monocromático, mas não tem o que importa: equipamentos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 dez 2017, 18h03 - Publicado em 4 jan 2017, 17h59
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  • Azul ou verde? O nome da cor é Blue Amazon
    Azul ou verde? O nome da cor é Blue Amazon (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Teste de pista: Volvo V40 Momentum 2.0 turbo
    Azul ou verde? O nome da cor é Blue Amazon (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Há cinco anos o Volvo V40 causava alguma polêmica por causa do nome: era um hatch ressuscitando o nome de uma perua vendida até 2004. Com a chegada da linha 2017 vieram algumas mudanças no design e nova polêmica: não conseguimos chegar a um consenso se a cor do carro das fotos é cinza, azul ou verde. Sólida, chama-se Blue Amazon.

    Fato é que este V40 atrai mais olhares pela cor do que pelas mudanças sofridas. Tudo se resume ao novo para-choque frontal sem leds diurnos, que foram incorporados pelos novos faróis (full led) com assinatura chamada Martelo de Thor, já vista nos XC90 e S90, e que se ilumina em laranja para fazer as vezes de seta (a maior luz de seta que você já viu).

    Os faróis são do tipo full led - o Martelo de Thor também é luz de seta
    Os faróis são do tipo full led – o Martelo de Thor também é luz de seta (Christian Castanho)

    As formas gerais não mudam. As janelas espias traseiras são pequenas para dar espaço para a coluna C e as clássicas lanternas verticais formam a identidade dos Volvo desde que eles ainda eram carros quadrados e cheios de cantos vivos.

    Traseira segue sem mudanças
    Traseira segue sem mudanças (Christian Castanho)

    Tirando os 6 cm a mais no comprimento (são 4,37 metros no total), o V40 tem praticamente as mesmas dimensões de um Audi A3 Sportback, seu principal rival entre os hatches premium.

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    Este Volvo V40 é um Momentum, versão intermediária que custa R$ 155.950. Tem motor 2.0 turbo com injeção direta da família Drive-E (diferente do cinco cilindros que usou até meados de 2015), com 193 cv e 30,6 mkgf, combinado ao câmbio automático de seis marchas.

    Além da Momentum, são oferecidas também as versões Kinetic (de entrada, com o mesmo motor, por R$ 137.950) e R-Design (mais esportiva, com 245 cv e 35 mkgf, a partir de R$ 175.950).

    Basta dizer que um Audi A3 Sportback Ambition, com motor 1.8 TFSI de 180 cv e 25,5 mkgf e câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, custa R$ 152.990 para perceber que o Volvo está dentro da realidade.

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    Motor 2.0 com turbo e injeção direta renre 190 cv e 30,6 mkgf
    Motor 2.0 com turbo e injeção direta rende 193 cv e 30,6 mkgf (Christian Castanho)

    Por incrível que pareça, a falta de monitor de pontos cegos (algo que a Volvo foi pioneira em ter), GPS, câmera de ré e teto solar em um automóvel desse nível também não é exclusividade do Volvo. Mas é triste.

    Um bom Volvo não esquece da segurança. O V40 Momentum tem sete airbags, Isofix, monitor de pressão dos pneus e City Safety, frenagem automática para reduzir ou evitar acidentes até 50 km/h.

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    Instrumentos digitais e acabamento em tons claros ainda causam boa impressão
    Instrumentos digitais e acabamento em tons claros ainda causam boa impressão (Christian Castanho)

    Na pista, o V40 não vai mal: cravou 8,5 segundos no 0 a 100 km/h (1 segundo abaixo do Golf 1.4 TSI). Só tome cuidado, pois em nossas medições a velocidade real quando o velocímetro indicava 100 km/h era de 102 km/h. De acordo com a Volvo, está na margem de erro de 2%.

    Duro, literalmente, é andar com o V40 nas ruas com sua suspensão exageradamente firme, a ponto de ser barulhenta mesmo ao passar por irregularidades. Por outro lado, é um devorador de curvas em potencial.

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    Console central flutuante já virou marca registrada
    Console central flutuante já virou marca registrada (Christian Castanho)
    Banco do motorista tem ajustes elétricos e memória
    Banco do motorista tem ajustes elétricos e memória (Christian Castanho)

    Veredicto

    A suspensão dura ainda atrapalha a relação. No geral, não surpreende em desempenho ou pelos itens de série, mas está na média do segmento.

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    Teste de pista (com gasolina)

    Ficha técnica – Volvo V40 Momentum

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