Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Teste: Porsche 718 Boxster GTS e 914 se encontram

O mais rápido de sua linhagem divide a pista com primeiro carro de entrada da marca com motor central, de quase 50 anos atrás

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 dez 2018, 10h52
Porsche
O 718 é 15 cm mais largo que o antigo 914, mas o entre-eixos é apenas 2 cm maior (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Por muito pouco o Porsche 911 não nasceu com motor central, como manda a cartilha da melhor distribuição de peso em um automóvel, em vez de traseiro.
O 911 é inspirado no 356, considerado o primeiro carro produzido pela Porsche.

Seu primeiro protótipo tinha motor central, mas, como reduzir custos era importante na Alemanha pós-guerra, os projetos seguintes já usavam chassi parecido com o do Fusca, com motor pendurado na traseira. E assim foi feito. A fórmula segue viva até hoje no Porsche 911, já na nona geração.

Porsche
O 914 tem teto rígido que cabe perfeitamente
no porta-malas (Leo Sposito/Quatro Rodas)

A Porsche não chegou a desistir do motor central. Ele retornaria em 1953 com o 550 Spyder, que só teve 90 unidades fabricadas. Depois, mais de uma dezena de modelos de corrida aproveitariam o motor instalado estrategicamente no meio do veículo.

Mas apenas o 914, o carro verde da foto, e o Boxster, azul, tornariam popular essa configuração mecânica tão divertida. Por isso eles estão aqui.

Porsche
O VW-Porsche 914 possui o charme dos faróis escamoteáveis (Leo Sposito/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O 718 Boxster GTS é o mais rápido da sua linhagem – pelo menos enquanto a nova versão Spyder não é apresentada. Ao trocar o motor 3.4 aspirado de seis cilindros pelo 2.5
turbo de quatro cilindros, ele ganhou 35 cv, chegando aos 365 cv.

Frente ao Boxster S, tem 15 cv a mais, além de para-choques diferentes e rodas aro 20. Os elementos em preto brilhante são opcionais: R$ 2.000 para o spoiler, R$ 2.931 para as barras anticapotagem e R$ 826 para os logotipos.

Porsche
Nos EUA, o 914 era vendido pela Volkswagen (Leo Sposito/Quatro Rodas)

O emblema na traseira do 914 também chama atenção. Não por ser dourado, mas por ter o logotipo da Volkswagen unido ao da Porsche.

Como a Porsche devia um projeto à Volks desde os anos 40, desenvolveu o 914 para substituir ao mesmo tempo o Karmann-Ghia e o 912 – um 911 com motor 2.0 de quatro cilindros.

Continua após a publicidade
Porsche
O câmbio fica colado ao motorista, que se senta rente ao assoalho (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Se o 914/4 (1.7 quatro cilindros de 80 cv) não emocionava muito, o 914/6 (2.0 seis cilindros de 110 cv) já fazia uma graça com seus parcos 940 kg, mas respondeu por apenas 3.332 dos 118.980 produzidos.

Pouquíssimos 914/6 vieram para o Brasil. O exemplar das fotos pertence ao advogado Sergio Magalhães, maior colecionador de Porsche da América Latina.

Porsche
O 914 já destacava o conta-giros 50 anos atrás (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Foi ele quem providenciou o sistema de freios a vácuo do 911 Turbo (930) e a troca do motor original pelo do 911 Carrera RS 1973/74, um 2.7 com injeção mecânica Bosch de 210 cv. Ficou bem arisco, principalmente por manter o câmbio manual de cinco marchas original.

Continua após a publicidade

Ao volante, Magalhães mostra que não é difícil fazer as rodas traseiras destracionarem mesmo em terceira marcha. Ele diz alguma coisa sobre a sensibilidade da embreagem, mas não ouço bem: o seis cilindros refrigerado a ar roncando atrás de mim não permite.

Porsche
Rádio é um dos poucos luxos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

No Boxster eu também me sento rente ao chão, o acelerador é preso ao assoalho e o volante está quase na vertical. Mas é tão sofisticado que posso escolher quando e quais dos meus sentidos serão incomodados. Um botão no console aciona um flap no escape só para deixar o ronco mais encorpado.

Outro comanda a suspensão ativa, que torna o GTS ainda mais firme e até 1 cm mais próximo do asfalto. Nos modos de condução Sport e Sport Plus, que seleciono em um comando giratório no volante, a suspensão passa a trabalhar com o controle dinâmico de chassi, limitando a inclinação da carroceria nas curvas.

Porsche
Faróis de led dinâmicos do 718 são opcionais que custam R$ 3.932 (Leo Sposito/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Até os coxins do motor se comportam diferente! Ativos, passam a transmitir mais vibração do motor conforme a rotação aumenta ou quando o modo Sport Plus está selecionado.

É bom que o 2.5 turbo se faça sentir, pois não pode ser visto. Se o motor do 914 fica por baixo de uma grade rente ao vidro traseiro, no 718 o quatro cilindros fica escondido entre o bagageiro de trás e o compartimento que acomoda o teto retrátil de tecido.

Porsche
Botões no console central ajustam ronco, suspensão e controle de tração (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Embora tenha variação apenas para as válvulas de admissão, este 2.5 tem turbo de geometria variável, comum em motores diesel, mas raro para os a gasolina. Ele ajusta as pás da carcaça do turbo para entregar máxima eficiência independentemente do fluxo dos gases de escape.

O resultado é o torque imediato, sem nenhum atraso de resposta, facilitando a vida do câmbio PDK, de dupla embreagem e sete marchas, extremamente preciso. Quer mais fôlego? Aperte o botão Sport Response no volante e o turbo será levado à pressão máxima de trabalho (1,3 bar) por 20 segundos.

Continua após a publicidade
Porsche
Volante tem poucos comando (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Testamos toda a parafernália eletrônica do 718 Boxster GTS no Autódromo de Interlagos. Mesmo no trecho mais sinuoso, entre a curva da ferradura e o mergulho, é difícil encontrar o limite do roadster. Quando aparece, é acompanhado de uma leve escapada de traseira, graças ao diferencial de deslizamento limitado.

Na reta, olho para o velocímetro antes de frear para entrar no S do Senna e vejo algo acima dos 210 km/h. Provável: em nosso teste (na pista de Limeira), foi de 0 a 100 km/h em 4,1 s e alcançou 238,2 km/h nos 1.000 metros. Mas ele bebe bem: 8,7 km/l na cidade.

Porsche
Porta-malas traseiro, de 125 litros, esconde o motor (Leo Sposito/Quatro Rodas)
Porsche
Compartimento dianteiro tem 150 litros, mas leva o estepe (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Pelo preço de R$ 480.000 – ou R$ 552.000 como o testado, com opcionais como faróis de led (R$ 3.932), acabamento Alcantara no interior (R$ 10.173) e sensores de estacionamento e câmera de ré (R$ 3.793) –, o 718 Boxster GTS é bem interessante.

Se os alemães tivessem considerado a relação entre custo e diversão 70 anos atrás, provavelmente o 911 atual teria motor central e os Boxster e o 914 não existiriam. Seria uma pena. Tomaram a decisão certa.

Veredicto

O 718 Boxster GTS não dá sensações tão puras como o 914, mas se esforça. Para os padrões atuais, o novato impressiona.

Ficha técnica – VW-Porsche 914/6 1971

  • Motor: gas., central, longit., 6 cil., 12V, aspirado, 2.687 cm3, 210 cv de 6.300 rpm, 26 mkgf de 5.100 (o motor é do 911 Carrera RS 1973)
  • Câmbio: manual, 5 marchas, tração traseira
  • Suspensão: McPherson (diant.) / braços arrastados (tras.)
  • Freios: disco vent. nas quatro rodas
  • Direção: mecânica
  • Dimensões: compr., 398,5 cm; largura, 165 cm; alt., 122 cm; entre-eixos, 245 cm; peso, 940 kg; tanque, 61,8 

Ficha técnica – Porsche 718 Boxter GTS

Teste – Porsche 718 Boxter GTS

  • Aceleração 0 a 100 km/h: 4,1 s
  • Aceleração 0 a 1.000 m: 22,2 s – 238,3 km/h
  • Velocidade máxima: 290 km/h (Dado de fábrica)
  • Retomada de 40 a 80 km/h: 1,9 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h: 2,4 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h: 2,6 s
  • Frenagens 60/80/120 km/h – 0 m: 15,1/24,3/53,9 m
  • Consumo Urbano: 8,7 km/l
  • Consumo Rodoviário: 13,5 km/l
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.