Mostrado no Salão do Automóvel, no final do ano passado, o novo motor 1.6 16V SCe da Renault está chegando às lojas à bordo de Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch. Nós tivemos a oportunidade de experimentar a novidade a bordo do Logan.
Na comparação com o antigo motor 1.6 Hi-Power a potência subiu de 106/98 cv para 118/115 cv, sempre com etanol/gasolina. O torque não subiu muito: foi de 15,5/14.5 mkgf para 16 mkgf (tanto com etanol quanto com gasolina). Mas, de acordo com a Renault, ele passou a chegar em rotações mais baixas: 90% já está disponível a 2.000 rpm.
O nome SCe, que vem de Smart Control Efficiency ou controle inteligente da eficiência, sintetiza bem o conceito que orientou a engenharia da fábrica, durante o desenvolvimento. O objetivo foi buscar desempenho e economia de combustível.
Para chegar lá, a Renault lançou mão de recursos que favorecem o funcionamento do motor (mistura e queima) como duplo comando de válvulas variável na admissão, bicos injetores posicionados no cabeçote e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
Além disso, a fábrica empregou novos materiais como alumínio para reduzir peso (na confecção de bloco, cabeçote e cárter) e revestimentos especiais para diminuir o atrito (no tratamento de anéis, pistões e tuchos). E, por fim, adotou tecnologias que aliviam o esforço do motor como sistema inteligente de gestão de energia (que recarrega as baterias durante as desacelerações) e direção eletro-hidráulica (com auxilio de motor elétrico).
No caso de Sandero e Logan, existe ainda mais recursos que contribuem para a eficiência energética, como o sistema Stop&Start, que desliga o motor sempre que o carro para no trânsito. O mesmo motor será empregado nas versões de entrada dos SUVs Captur e Duster, em uma configuração um pouco diferente, com mais potência (120 cv) e torque (16,2 mkgf).
Na prática, o Logan ficou mais gostoso de dirigir, ao apresentar reações mais rápidas e exigir menos esforço do motorista com o volante. Constatamos essa melhora no uso na cidade e também na pista de testes, onde os números de desempenho e consumo do carro confirmaram nossas sensações.
Nas acelerações de 0 a 100 km/h, sempre com gasolina, o tempo do Logan baixou de 13,6 segundos para 10,8 segundos. Nas retomadas de 60 a 100 km/h, em 4ª marcha, caiu de 12,4 segundos para 10,1 segundos. E as médias de consumo que eram de 11,1 km/l, na cidade, e 14,9 km/l, na estrada, ficaram em 11,8 km/h e 15,6 km/l, respectivamente.
Nos demais aspectos, não houve mudanças. O Logan continua espaçoso, com seu porta-malas de 510 litros; mantém o uso massivo de plástico no acabamento e, dinamicamente, se conserva privilegiando o conforto ao rodar (deixando a carroceria rolar nas curvas).
O novo motor deixou o Logan mais preparado para brigar no disputado segmento de sedãs compactos. Na versão Dynamique mostrada aqui (R$ 56.400), ele enfrenta com valentia rivais com preço mais em conta. É o caso do Nissan Versa SV 1.6 (R$ 54.990), que tem motor 1.6 flex de 111/111 cv.
E existe também o Prisma 1.4 LT (R$ 54.890), que é menor, menos equipado e tem 106/98 cv (a mesma potência do antigo motor Renault Hi-Power). O confronto mais duro fica por conta do confronto com o Hyundai HB20 S 1.6 16V Comfort (R$ 56.615). Este sedã está na mesma faixa de preço, mas vem com motor 1.6 de 128/122 cv e tem garantia de cinco anos (contra três), entre outras diferenças.
No ano passado, o Logan foi o sétimo sedã compacto mais vendido do mercado, com 8,35% de participação no segmento. O líder foi o Prisma, com 23,4% das vendas, seguido pelo HB20S, com 16,2% das unidades comercializadas.
As novidades não devem alterar esse panorama, mas servem de estímulo para quem aprecia o espaço interno e a robustez do Renault. A partir de agora, ele também oferece ótimo desempenho para a categoria e boas marcas de consumo.
Teste de pista (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,9 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 32,2 s – 161,64 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 7,0 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 10,1 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 19,1 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 17,1 / 28,3 / 66,2 m |
Consumo urbano | 11,8 km/l |
Consumo rodoviário | 15,6 km/l |
Aferição do velocímetro a 100 km/h | 98,0 km/h |
RPM a 100 km/h em 5ª marcha | 2.500 rpm |
Ficha Técnica – Logan Dynamique 1.6 16V SCe
Motor | Diant., transv., 4 cilindros, 1.597 cm3, 16V, duplo comando variável, 118 / 115 cv a 5.500 rpm, 16,0 mkgf a 4.000 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson na frente, eixo de torção atrás |
Freios | Discos ventilados na frente e tambor atrás |
Direção | Eletro-hidráulica |
Rodas e pneus | 185/65 R15 |
Dimensões | Comprimento, 434 cm; largura, 173 cm; altura, 152 cm; entre-eixos, 263 cm; peso, 1.062 kg; porta-malas, 510 litros; tanque, 50 litros |