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Teste: Chevrolet S10 Advantage, simples e sem concorrentes

Com preço inicial de R$ 91.590, ela perde alguns equipamentos importantes, mas mantém a qualidade

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 mar 2018, 17h09 - Publicado em 24 mar 2017, 19h54
Visual muda pouco, mas retrovisores (sem pintura) perderam os ajustes elétricos
Visual muda pouco, mas retrovisores (sem pintura) perderam os ajustes elétricos (João Mantovani/Quatro Rodas)

A General Motors tem motivos para comemorar no Brasil. Foi líder de vendas em 2016 e 2017, e o Onix é o modelo mais vendido do mercado há três anos. Recentemente a fabricante apresentou outro trunfo: uma versão mais acessível da S10, que passa a ser a picape média mais barata do país. Sem delongas, a S10 Advantage chega por R$ 92.990.

Com este valor, é a única das picapes médias a custar menos de R$ 100.000. A Ranger XLS 2.5 Flex começa em R$ 108.420, a Hilux SR 2.7 Flex custa R$ 108.990, a L200 3.2 diesel, R$ 114.990 e a Amarok S/SE 2.0 diesel, R$ 131.590 (mesmo com rodas de ferro).

Nem a Fiat Toro escapa da briga de preços. Com motor 2.4, a versão Freedom sai por R$ 101.690 – mas pertence a uma categoria de tamanho menor. Já a nova Frontier com a configuração de entrada SE, é vendida por R$ 150.990.

Para tirar um dígito do preço, a Chevrolet removeu equipamentos já considerados básicos no segmento, como a coluna de direção ajustável e até a regulagem elétrica dos retrovisores – temos que ajustá-los manualmente, empurrando os espelhos com os dedos, prática extinta até em carros populares. São apenas dois airbags e nada de controles de estabilidade e tração.

Porém, outros itens de conforto permanecem na lista de série, como ar-condicionado, faróis de neblina, alerta de pressão dos pneus, computador de bordo, direção elétrica, vidros elétricos com função um toque, assistência de frenagem de emergência, cinto de segurança central traseiro de três pontos e central multimídia MyLink com integração a smartphones Android e iOS, Bluetooth, USB, AUX e rádio AM/FM.

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Além disso, o tão falado sistema OnStar vem com o menor pacote disponível, o Safe, que custa R$ 50 mensais e não cobre os serviços de concierge (uma espécie de assistente pessoal), navegação, emergência e métodos de localização do veículo.

Há outros dois pacotes: Protect e Exclusive, que custam R$ 65 e R$ 80, respectivamente. No entanto, a S10 Advantage só pode chegar até o Protect. O Exclusive fica restrito às versões LTZ e High Country – as mais caras da gama.

Estribos e santantônio são acessórios vendidos nas concessionárias
Estribos e santantônio são acessórios vendidos nas concessionárias (João Mantovani/Quatro Rodas)

Na aparência, a S10 Advantage também não demonstra custar pouco mais de R$ 90.000. Ela tem rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, capota marítima e detalhes cromados na grade. Apesar disso, maçanetas e retrovisores são de plástico sem pintura e os leds diurnos nos faróis foram dispensados.

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Esqueça também estribos e santantônio – esses itens são disponibilizados como acessórios nas concessionárias, já que o modelo não tem pacotes de opcionais.

Por dentro, a simplicidade é (bem) maior. Há plásticos rígidos por todos os cantos e nada de superfícies brilhantes, como cromados ou piano black. O volante (de toque áspero) e o câmbio também têm aparência pobre.

Porém, o que incomoda mesmo é o vazio formado no painel pela ausência de comandos do ar-condicionado dual zone e da central multimídia mais completa das versões mais caras. O volante também carece de botões e acabamento mais caprichado.

Interior simples reflete a perda de equipamentos
Interior simples reflete a perda de equipamentos (João Mantovani/Quatro Rodas)
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Convivência pacífica

Felizmente, quando o assunto é o conjunto mecânico, nada mudou. O motor 2.5 Ecotec entrega 206/197 cv e 27,3/26,3 mkgf com etanol/gasolina. No caso da versão de entrada, o câmbio é sempre manual de seis marchas e a tração, 4×2.

Com esta configuração e gasolina no tanque, o modelo surpreendeu nos números – mesmo considerando que desempenho não é a prioridade em veículos desse tipo.

Foram 11,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h – mais rápido do que as versões topo de linha das concorrentes, equipadas com motorização turbodiesel. A Hilux SRX fez a prova em 13,9, a Ranger Limited em 11,3 e a L200 Triton Sport em 12,5.

Mesmo considerando o câmbio manual da S10, também é necessário levar em conta que os motores turbodiesel têm praticamente o dobro de torque do 2.5 Ecotec. A S10 High Country, turbodiesel, evidencia o fraco desempenho das rivais: ela foi de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

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Apesar da ausência de câmbio automático, a picape passa longe de ser desconfortável no dia a dia. Ela tem boas respostas em circuitos urbanos – na estrada, porém, o fôlego é menor e algumas reduções são necessárias para ultrapassagens.

Isso com trocas suaves da transmissão, que em nada lembra as antigas picapes manuais.  

O conforto também está na direção elétrica e na suspensão, que ignora as imperfeições do solo, quase não quica e garante uma estabilidade elogiável, inclusive na chuva. Em relação às concorrentes, a S10 é, sem dúvidas, a dona do melhor conjunto de rodagem.

Veredicto

A picape média mais barata do país quer passar longe do pejorativo termo “pé de boi”. Salvo algumas falhas graves, como os retrovisores manuais e a ausência de controle de estabilidade, a S10 Advantage é bem equipada de série e oferece um dos conjuntos mecânicos mais eficientes e confortáveis do segmento.

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Por R$ 92.990, não há concorrentes.

Teste de pista (com gasolina)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 32,9 s – 156,6 km/h
  • Velocidade máxima: n/d
  • Retomada de 40 a 80 km/h (em 3): 8,4 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h (em 4): 13,6 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h (em 5): 20,7 s
  • Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 19,2/33,8/77,8 m
  • Consumo urbano: 7,8 km/l
  • Consumo rodoviário: 10,6 km/l

Ficha técnica – Chevrolet S10 Advantage

  • Preço: R$ 92.990
  • Motor: flex, diant., longit., 4 cil., 2.457 cm3; 16V, 206 cv a 6.000 rpm (etanol)/197 cv a 6.300 rpm (gasolina), 27,3/26,3 mkgf a 4.400 rpm
    Câmbio: manual, 6 marchas, tração traseira
  • Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
  • Freios: discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 245/70 R16
  • Dimensões: comprimento, 536,1; altura, 178,7 cm; largura, 213,2 cm; entre-eixos, 309,6 cm; peso, 1.808 kg; tanque, 76 l; caçamba, 942 kg/1.061 l
  • Equipamentos de série: ar-condicionado, alarme, diferencial com deslizamento limitado, faróis de neblina, capota marítima, central multimídia MyLink, computador de bordo, dois airbags e sensor de pressão dos pneus
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