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Toro Flex: mais forte que o Renegade, mas ainda falta fôlego

Por R$ 77.800, picape tem motor 1.8 de 139 cv e câmbio automático; conforto e acabamento são pontos fortes

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 20h53 - Publicado em 8 abr 2016, 22h00
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  • Fiat Toro Freedom Flex 1
    Picape compartilha vários componentes com o Jeep Renegade ()

    Comprar uma picape flex nem sempre é um bom negócio. Esse tipo de motorização consome mais combustível e tende a ter desempenho inferior ao diesel – o que muitas vezes tornam as versões a diesel mais vantajosas, mesmo sendo bem mais caras. Mas será que essa escolha também se aplica ao caso da Toro?

    Não é só a plataforma e algumas peças que a Toro compartilha com o Jeep Renegade. As motorizações também são as mesmas do SUV. No caso da versão flex, porém, a Fiat fez algumas melhorias para melhorar o desempenho apenas razoável do Renegade, criticado pela falta de disposição nas retomadas e ultrapassagens e pelo alto consumo resultante. Sendo assim, o motor 1.8 16V agora rende 139 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 19,3 mkgf a 3.750 rpm quando abastecido com etanol – no Renegade, estes números são de 132 cv a 5.250 rpm e 19,1 mkgf a 3.750 rpm, respectivamente. A Fiat também encurtou as relações do diferencial, medida importante considerando que a Toro é 179 quilos mais pesada e ainda foi feita para transportar cargas na caçamba, embora a maioria dos proprietários sequer aproveitarão este espaço em sua totalidade.

    Fiat Toro Freedom Flex 2
    Cabine dupla e caçamba curta: a Toro é uma picape para lazer ()

    Na prática, o desempenho da Toro não é ruim, mas está longe de empolgar. Apesar das trocas suaves, o câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais (única opção disponível nas versões flex) ainda não fala a mesma língua do motor 1.8 e.TorQ. Falta disposição nas retomadas, exigindo do motorista trocas manuais ou que ele pise fundo no acelerador para o carro embalar – o que pode colocar tornar a rodagem desconfortável para os ocupantes.

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    Fiat Toro Freedom Flex 6
    Motor 1.8 flex ganhou 7 cv e mais torque comparado ao Renegade ()

    Em nossa pista de testes, a picape levou longos 16,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Nas provas de retomada, a Toro flex (sempre abastecida com gasolina) foi de 40 a 80 km/h em 7 s, precisando de 12,7 segundos para acelerar de 80 a 120 km/h. O Renegade foi um pouco mais ágil: foram necessários 15,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, com o melhor resultado das retomadas em 6,7 segundos na prova de 40 a 80 km/h. Quanto ao consumo de combustível, adotando nosso procedimento padrão com gasolina no tanque, a picape obteve 9,6 km/l em percurso urbano e 11,3 km/l no rodoviário, valores próximos aos obtidos pelo SUV da Jeep (9,9 km/l e 12 km/l) abastecido com o mesmo combustível.

    Fiat Toro Freedom Flex 3
    Traseira alta e linhas ousadas fazem a picape chamar atenção nas ruas ()

    Se a Toro não é tão esperta, sua dirigibilidade merece elogios. A direção precisa não é excessivamente leve, nem pesada demais, transmitindo segurança em todas as situações – algo raro em um veículo com características utilitárias. Dificilmente o motorista se sentirá a bordo de uma picape. A carroceria rola pouco e a suspensão traseira do tipo multilink proporciona conforto para todos os ocupantes, evitando o famoso comportamento instável da maioria das picapes, que “pulam” excessivamente tanto ao transpor obstáculos quanto ao passar por simples buracos. Há espaço de sobra para quatro adultos altos e o acabamento tem encaixes bem feitos e montagem cuidadosa, acima do padrão visto na maioria dos modelos da Fiat, mas ainda um degrau abaixo do padrão do Renegade. Entre os poucos defeitos, vale frisar apenas a moldura do console central, que, dependendo da situação, reflete a luz do sol diretamente no rosto do motorista.

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    Fiat Toro Freedom Flex 7
    Assento do banco do passageiro esconde um prático porta-objetos ()

    Fiat Toro Freedom Flex 5
    Acabamento de boa qualidade e conteúdo generoso de série ()

    A única versão da Toro oferecida com motorização bicombustível é a Freedom (R$ 77.800), que sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com entradas USB e auxiliar e rodas de aço de 16 polegadas com calotas.

    Fiat Toro Freedom Flex 4
    Tampa traseira bipartida é prática para embarcar cargas ()

    Opcionalmente, a picape pode vir com bancos revestidos parcialmente em couro (R$ 2.122),  teto solar elétrico (R$ 3.721), barras longitudinais no teto (R$ 425), rodas de aço de 16 polegadas com pneus 215/65 R16 (R$ 123), kit Safety (airbag de joelho para o motorista, airbags laterais dianteiros, sensor de pressão dos pneus e airbags do tipo cortina, por R$ 3.608), Kit Pleasure 1 (faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos e capota marítima, R$ 2.019), Kit Pleasure 2  (alarme antifurto, entrada USB adicional, tomada 12V adicional, apoios de braço dianteiro e traseiro, brake light, iluminação de caçamba, grade frontal cromada, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, parasol iluminado e porta-objetos do lado direito, por R$ 1.702) e Kit Techno 1 (central multimídia com tela sensível ao toque de cinco polegadas com seis alto-falantes, entrada auxiliar e leitura de arquivos em MP3, GPS, câmera de ré, Bluetooth e tapetes em carpete, R$ 4.777). 

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    Teste de Pista (com gasolina)
    ACELERAÇÃO
    de 0 a 100 km/h 16,1 s
    de 0 a 1.000 m 36,9 s – 144,2 km/h
    RETOMADAS
    de 40 a 80 km/h (em D) 7,1 s
    de 60 a 100 km/h (em D) 8,9 s
    de 80 a 120 km/h (em D) 12,7 s
    FRENAGENS
    60 / 80 / 120 km/h a 0 18,2 / 30,1 / 69,6 m
    CONSUMO
    Urbano 9,6 km/l
    Rodoviário 11,3 km/l
    Ficha Técnica
    Preço: R$ 76.500
    Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.747 cm3, 16V, 139/135 cv a 5.750 rpm, 19,3/18,8 mkgf a 3.750 rpm
    Câmbio: aut., seis marchas, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (diant.) / multilink (tras.)
    Freios: discos ventilados (diant.) / tambor (tras.)
    Direção: elétrica
    Dimensões: comp., 491,5 cm; larg., 184,4 cm; entre-eixos, 299 cm; tanque, 60 l
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