Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volvo S60 T6 R-Design

Vendido só na versão mais brava, ele incorpora alma e rou pa esportivas

Por Marcio Ishikawa | Fotos Christian Castanho
Atualizado em 8 nov 2016, 23h34 - Publicado em 12 dez 2013, 20h43
impressoes

A segurança sempre esteve ligada à Volvo – tanto quanto o arroz e feijão aos hábitos alimentares brasileiros. Há um tempo, porém, a marca percebeu que só isso não era mais suficiente para manter as vendas. Desde então, busca agregar outros conceitos à sua imagem. A linha R-Design é o ponto alto do trabalho de consolidação no segmento de luxo – e nem foi preciso entrar neste S60 (apresentado com os outros carros da linha 60, XC60 e V60, que trazem praticamente o mesmo pacote de mudanças) para tirar essa conclusão.

Na linha 2014, o sedã só será vendido na versão R-Design, com as opções T5 (240 cv) e T6 (304 cv). Ele, que já tinha design moderno, está agora discretamente agressivo, com capô mais inclinado e faróis alargados, além de ganhar luzes de led nas extremidades na dianteira e difusor de ar acompanhado de saídas cromadas de escape. Mas as mudanças no carro não são só cosméticas. “A linha oferece uma opção de luxo diferenciado”, diz Paulo Solti, presidente da Volvo Cars do Brasil. “Além do visual esportivo, trabalhamos em cima do refinamento e da performance.”

No interior, os diferenciais são acabamento de alumínio, novo volante multifuncional e bancos de couro com apoios laterais, além do painel digital configurável, que permite selecionar três modos de visualização – Elegance (azul), Eco (verde) e Performance (vermelho). Apesar dos nomes sugestivos, vale ressaltar que a mudança é apenas no painel, não nos ajustes do carro. O motor 3.0 turbo trabalha com um câmbio automático de seis marchas e tração integral, que trazem respostas muito rápidas – segundo a Volvo, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A suspensão é rebaixada em 15 mm e possui acerto bem firme. Se isso é bom ou ruim, depende do seu gosto. Em piso liso, ele agarra no chão e oferece boas doses de prazer para quem aprecia uma condução mais esportiva. Mas em pisos irregulares, a carroceria chacoalha e incomoda a quem busca conforto. Além disso, a menor distância em relação ao solo exige cautela com lombadas e valetas.

A segurança ainda é um grande destaque. O pacote contempla piloto automático adaptativo, City Safety (a até 50 km/h ele freia sozinho quando o carro da frente para) e o novo sistema de detecção de pedestres e ciclistas. O Sensus Connected Touch é o único opcional e, por 7 190 reais, tem tela sensível para acessar a internet, mas não para ajustar o som ou o ar-condicionado.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

É uma opção mais barata que BMW e Mercedes para quem busca um bonito sedã esportivo de luxo com ares de exclusividade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.