O atual Volvo XC60 chegou ao Brasil há um ano, só que as versões com motor turbodiesel (D5) desembarcaram agora: Momentum, de R$ 275.950, e Inscription, de R$ 289.950.
A mais cara inclui alertas de ponto cego e de colisão traseira, rodas aro 20, porta-malas com acionamento elétrico, grade e frisos cromados, além de banco com mais ajustes.
Como já adiantamos, essa é parte dos planos da marca para superar as vendas do rival Land Rover Discovery Sport no Brasil – e uma opção híbrida está prevista para este ano.
E boa sorte ao tentar reconhecer o SUV com o novo conjunto mecânico: apenas o emblema na tampa traseira entrega o propulsor com 235 cv de potência e 48,9 mkgf de torque.
Mas quem disse que isso é ruim? Aliás, quase tudo continua igual também na parte de dentro, com exceção do conta-giros com limite menor que nas configurações a gasolina.
Na cabine, há revestimento suave ao toque por todos os lados e bancos que, apesar do foco no conforto, têm ótimos apoios laterais que parecem emprestados de algum esportivo.
Dada a partida no botão, o motor a diesel desperta discreto como se fosse movido a gasolina (e, nesse quesito, o XC60 leva vantagem até do Discovery Sport, bem mais ruidoso).
A suspensão não é do tipo maniqueísta (dura como pedra ou macia como pudim). Na cidade, é capaz de absorver boa parte dos buracos e, no máximo, transmite uma batida seca.
Já a velocidades elevadas contém os 1.990 kg do SUV nas curvas e garante uma boa sensação de estabilidade, no que ajuda a direção elétrica leve em manobras e firme na estrada.
Além disso, o sistema de tração integral sob demanda – normalmente, 90% do torque vai às rodas dianteiras, mas até 50% pode ser enviado às traseiras – auxilia a boa dinâmica.
Há também um seletor com cinco modos de condução (Comfort, Efficiency, Dynamic, Off-road e Individual). Na prática, há pouca diferença entre as diferentes personalidades.
Durante nossos testes em pista, o XC60 precisou de 8,8 segundos para chegar aos 100 km/h, enquanto o consumo foi de 10,8 km/l na cidade e de 13,9 km/l na estrada.
Na opção Efficiency o quadro de instrumentos muda e o conta-giros dá lugar a um indicador de (pasmem) eficiência. Mas, independentemente do modo, o limite de giros é de 4.500 rpm.
No fim das contas, esse é apenas um detalhe e não deverá chamar a atenção o consumidor comum, diferentemente da ausência das borboletas atrás do volante para trocas de marchas.
E quem quiser controlar o câmbio de oito marchas deverá apelar à alavanca (e ver as trocas acontecerem sempre que o ponteiro do conta-giros toca a linha vermelha).
Nesse caso, há duas opções: se incomodar por não ter comprado um modelo esportivo ou aproveitar a lista de equipamentos bem recheada, com direito a teto panorâmico.
Ainda há câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis adaptativos com iluminação por leds e freio de estacionamento elétrico com função Brake Hold.
Some isso aos diversos recursos de segurança e você provavelmente nem se frustrará com a chave mais simples dessa versão – que precisa ser tirada do bolso para destravar as portas.
Se preferir tranquilidade, o XC60 oferece controle de velocidade adaptativo e condução semiautônoma capaz de controlar a direção a até 130 km/h de série em todas as versões.
Também há ar-condicionado digital com duas zonas e saídas de ventilação para quem viaja atrás. Na segunda fileira, só quem viajar no meio poderá reclamar falta de conforto.
Com bons 2.86 m de entre-eixos, passageiros de 1,80 m terão quase dois palmos de espaço para joelhos em relação aos bancos dianteiros (caso o motorista tenha a mesma altura).
O porta-malas tem capacidade para 505 litros – o compartimento é mais largo e não tão alto. Há ganchos para fixação na base, nicho com rede para objetos pequenos e saída 12V.
Teste
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m: 29,7 s – 178,8 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h: 3,8 s (em D)
Retomada de 60 a 100 km/h: 4,7 s (em D)
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,9 s (em D)
Frenagens de 60/80/120 km/h a 0: 14,1/23,9/54,8 m
Consumo urbano: 10,8 km/l
Consumo rodoviário: 13,9 km/l
Ficha técnica – Volvo XC60 D5 Momentum
Preço: R$ 275.950
Motor: diesel, diant., transv., 4 cil., 1.969 cm3; 82 x 93,2 cm3; DOHC, 16V, turbocompressor, injeção direta, 235 cv a 4.000 rpm, 48,9 mkgf de 1.750 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
Suspensão: duplo A (diant.) / multilink (tras.)
Freios: discos ventilados (diant.), sólidos (tras.)
Direção: elétrica; 3,1 voltas
Rodas e pneus: 235/55 R19
Dimensões: comprimento, 468,8 cm; altura, 165,8 cm; largura, 190,2 cm; entre-eixos, 286,5 cm; peso, 1.990 kg; tanque, 71 l; porta-malas, 505 l