Zeekr 001 FR revela os desafios técnicos de um carro elétrico com 1.265 cv
O Zeekr 001 FR tem 1.265 cv e acerto dinâmico assinado por piloto da F1. É extremamente rápido, mas só enquanto o calor e a carga permitirem
Não existe mais Super Trunfo de carros. Sim, aquele jogo de cartas que divertiu muitas gerações e que me fez saber de cor as especificações de muitos carros. Se a fabricante do jogo, a Grow, resolver lançar uma versão com carros elétricos, o Zeekr 001 FR seria, no mínimo, uma das cartas mais fortes do baralho. Este carro nos provou como é insano um elétrico com 1.265 cv.
A Zeekr estreia no Brasil neste mês justamente com o 001, um shooting brake de luxo, mas em uma versão mais mansa, com dois motores e 554 cv custando algo ao redor dos R$ 450.000. Este 001 FR foi feito para demonstrar a capacidade da engenharia da casa.
E é um carro para poucos: custa 769.000 yuan (R$ 590.000, o dobro do 001 convencional, na China) e sua produção é limitada a 99 unidades mensais. Vem para o Brasil? A marca evita falar. Não confirma. Não nega. E nem diz que pode vir, se o mercado sinalizar esse desejo, resposta evasiva comum nesses casos.
O Zeekr 001 FR tem quatro motores (1.265 cv e 130,5 kgfm). Realmente, só precisaram instalar um motor por roda, sendo dois de 211 cv na dianteira e dois de 421,5 cv na traseira. Um supercarro a combustão com tamanha potência costuma vir acompanhado de uma extensa lista de componentes e estratégias de engenharia que permitem alcançar tamanho rendimento.
Se parece fácil a um primeiro olhar, há enormes desafios para garantir que este carro elétrico chegue aos 100 km/h em 2,3 s e alcance os 280 km/h de máxima declarados pela Zeekr.
Começa pela bateria e vai além da sua capacidade. Tem 100 kWh e é de NMC (níquel, manganês e cobalto), capaz de entregar mais de 1 mW quando um pico de potência é necessário e é uma bateria 4C, ou seja, aceita recarga a uma potência quatro vezes maior que a sua capacidade, 400 kW.
Se um motor a combustão muito potente precisa de um sistema de injeção que dê conta do seu apetite voraz por combustível, um elétrico precisa de uma bateria que entregue energia suficiente.
Os motores elétricos também precisam estar preparados. Todos eles são síncronos, ou seja, acompanham o campo magnético, sem escorregamento, o que dá maior precisão e entrega de força imediata, e têm componentes de carbeto de silício (SiC), material que aumenta a eficiência térmica (que é de 98,5%, de acordo com a Zeekr) e os torna mais resistentes às altas temperatura, pressão e velocidade.
Os motores traseiros têm rotores enrolados com fibra de carbono (como nas versões Plaid dos Tesla) para poderem girar a até 20.620 rpm. Ainda demandam um sistema de arrefecimento que chamam de cascata de óleo para dissipar o calor.
Outro desafio grande está em gerenciar os quatro motores em curvas. A Zeekr adota um sistema proprietário que calcula a rotação, posição e força em cada roda, além do movimento da carroceria, em ciclos de 10 milissegundos, usando a força que chega a cada roda também para controlar a estabilidade e a velocidade de contorno.
Aliás, o acerto do carro é assinado pelo piloto Kimi Räikkönen, campeão de Fórmula 1 de 2007 e consultor-chefe da Zeekr. Existe, inclusive, o “Modo Räikkönen” nas telas para a exibição de informações.
Não dá para minimizar esse esforço. Afinal, um Zeekr 001 tem 4,95 m de comprimento, 3 m de entre-eixos, 2 m de largura e 1,56 m de altura. É um carro grande e que, nesta versão, pesa 2.350 kg (apenas 60 kg a menos que um Defender 110).
É um absurdo um carro como esse ser tão rápido e também ter reações tão rápidas, mesmo sem esterçamento das rodas traseiras. Dá para sentir nas tomadas e saídas de curva o esforço da vetorização e a confiança do sistema nos pneus Pirelli P Zero.
Sem querer, a Zeekr promoveu um teste extenuante para o 001 FR durante o test-drive do grupo de jornalistas brasileiros no Autódromo de Ningbo, em Zhejiang, na China. O esportivo foi submetido a uma condição de pista sob um calor de 37 oC. Passou uma tarde inteira dando o seu melhor para proporcionar o gostinho da sua aceleração absurda.
Mesmo com tamanha preparação técnica, o Zeekr 001 FR só despeja seu pico de potência por apenas 10 segundos por vez e somente quando tem mais de 50% de carga. É uma forma de proteger seus componentes.
Os sistemas que acompanham o status por meio de centenas de sensores também são sofisticados e têm poder para limitar o desempenho do carro. No final do dia, o 001 já estava com pique diferente. Os freios, com discos cerâmicos da Brembo e pinças da AP Racing, davam sinais de cansaço.
Tudo isso era esperado. É como colocar um corredor recordista nos 100 m rasos para disputar uma maratona. Supercarros elétricos ainda precisam evoluir para cumprir uma corrida de longa duração. Esportivos de grife também sofrem, principalmente com freio e diferenciais, mas com menos limitação do desempenho ao longo do tempo. E não precisam lidar com tanto peso.
Veredicto Quatro Rodas
O alto desempenho do 001 FR pode ser limitado, mas é um excelente meio de evoluir sistemas que podem ser usados em qualquer carro.
Ficha Técnica – Zeekr 001 FR
Preço: 769.000 yuan (R$ 590.000)
Motor: eletr., sincr., 2 diant. com 211 cv e 2 tras. com 421,5 cv; 1.265 cv e 130 kgfm (força total combinada)
Baterias: 100 kWh, recarga: 15 (DC, 20 a 80% a 300 kW), 4h30 (AC, 22 kW)
Câmbio: aut. 1marcha, 4×4
Suspensão: eletro-pneumática, duplo A (diant.), integralink (tras.)
Freios: discos ventilados
Direção: elétrica
Pneus: 265/40 R22 (diant.), 295/40 R22 (tras.)
Dimensões: comprimento, 495,5 cm; largura, 199,9 cm; altura, 156 cm; entre-eixos, 299,9 cm; peso, 2.350 kg; porta-malas, 539 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 2,3 s; veloc. máx., 280 km/h
*Dados de fábrica