Fiat 500e será testado com sistema de troca automática de baterias
Stellantis e Sample se juntam para criar programa de assinatura que troca sua bateria em 5 minutos por uma totalmente carregada
Encontrar um carregador público e ter que esperar o carro elétrico recarregar pode ser inconveniente. Ainda existe o fator “ansiedade” com carga e receio com a proteção das baterias, o que, muitas vezes, faz com que mantenham e carga em torno de 80%.
A Stellantis, está explorando a possibilidade de criar espécies de quiosques que possibilitam a troca da bateria dos carros elétricos em minutos, sem ter a necessidade de esperar o carro carregar.
Por meio de uma parceria com a Ample, empresa que foca na troca modular de baterias como uma solução rápida e acessível para fornecer energia aos veículos elétricos. A operação das duas empresas começa em 2024 com um programa piloto em Madrid, na Espanha, com uma frota de 100 carros elétricos Fiat 500e no serviço de compartilhamento de carros Free2move.
A tecnologia da Ample é baseada em uma estação de troca totalmente autônoma que remove módulos de bateria descarregados do veículo e os substitui por outra totalmente carregada. Eliminando a necessidade de ficar cerca de 40 minutos a 1 hora aguardando que o carro elétrico seja carregado.
O plano da Ample está na substituição imediata das baterias originais, permitindo que fabricantes como a Stellantis integrem essa tecnologia em suas plataformas de veículos existentes. Os clientes terão acesso à tecnologia Ample por meio de um serviço de assinatura e a estação reconhece automaticamente veículos habilitados.
Embora a tecnologia de troca de bateria em cinco minutos pareça promissora, o sucesso da iniciativa dependerá da capacidade de superar questões como a confiabilidade do sistema de quiosque, alocação e disponibilidade de baterias. Os custos de manutenção das baterias serão cruciais para saber se o projeto dará certo ou não.